Tainá e os Guardiões da Amazônia / Animação

Urubuzada!

Tainá e seus amigos partem apressados para atender o cru-cru, quando descobrem que eram somente os primos do Pepe, querendo brincar. Os amigos resolvem brincar com eles, mas os dois urubus-reis se acham melhores que todo mundo e sempre querem ganhar todos os jogos, inventando as regras na hora. Os amigos se enchem e vão embora, deixando os dois urubus se chateando mutuamente. Mas Tainá e seus amigos são generosos, e acabam convidando os primos do Pepe para brincar com eles, de igual para igual. Afinal, ninguém é melhor do que ninguém.

Episódios

Temporada 1

Informações Quando a floresta está em perigo, o chamado "cru-cru" ecoa até a grande árvore, onde Tainá e os Guardiões da Amazônia estão sempre prontos para ajudar. Tainá, o macaco Catu, o urubu-rei Pepe e a pequena ouriça Suri, vão viver divertidas aventuras enquanto exploram e aprendem mais sobre a maior floresta tropical do mundo e sua extraordinária diversidade.
  • Quando a floresta está em perigo, o chamado "cru-cru" ecoa até a grande árvore, onde Tainá e os Guardiões da Amazônia estão sempre prontos para ajudar. Tainá, o macaco Catu, o urubu-rei Pepe e a pequena ouriça Suri, vão viver divertidas aventuras enquanto exploram e aprendem mais sobre a maior floresta tropical do mundo e sua extraordinária diversidade.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Um terrível monstro ronda a toca da família cachorro-vinagre. Ninguém viu, mas sua sombra e sua voz terrível assombram o filhotinho cachorro-vinagre, que não consegue dormir. Tainá e sua turma são chamados para ajudar, e descobrem que era somente um galinho-da-serra, com uma dor de garganta que o deixava rouco, e a luz da lua, que projetava a sombra de sua crina. Nada que coragem de Tainá para investigar não resolva!
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Era uma vez uma jacarezinha que tinha vergonha de sua cauda poderosa, de sua boca enorme e de seus dentes amedrontadores. Nervosa, a mamãe jacaré chamou Tainá e sua turma. Tainá tenta de toda forma convencer a jacarezinha de que é legal ser jacaré, mas é o macaquinho catu que resolve o problema, caindo sem querer no rio e sendo salvo por Tainá, com a ajuda da jacarezinha! Ela finalmente se convence de que ter uma boca enorme e uma cauda poderosa pode ser muito útil para todo mundo! É legal gostar de si mesmo.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Dona cotia tem a mania de guardar qualquer cacareco que encontra, e agora está presa no seu tronco de árvore. Ela chama o cru-cru, para ser libertada por Tainá e sua turma. Mas a acumuladora não se mostrou muito agradecida e tocou todo mundo para fora, por mexerem em suas coisas. Cotia, aliás, não tem amigos justamente por conta disso; é muito ciumenta com suas tralhas. Os guardiões da Amazônia voltam aos seus afazeres, mas são chamados novamente. Dessa vez, a árvore da dona cotia explodiu, deixando-a na beira de um abismo. Por sorte Tainá e sua turma conseguiram salvá-la, e dona cotia aprendeu que ter amigos é muito melhor do que ter coisas.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • O seu cururu não sabe mais o que fazer e chama Tainá e sua turma para ajudar! A dona cururu era sua melhor amiga, os dois cantavam, conversavam e comiam mosquinhas juntos, e agora a sapinha evita o seu cururu de todo jeito! Depois de muito investigar, Tainá descobre que a dona cururu estava muito impressionada com a lenda do sapo que vira humano depois de ganhar um beijo, e ficou com medo de dar um beijinho e perder o seu amigo sapo para sempre. Mas Tainá cria uma situação em que dona cururu acaba estalando um beijinho na bochecha de seu amigo e vendo que fantasia é uma coisa e a realidade outra.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • A preguicinha não consegue dormir; só quer saber de fazer bagunça e brincar. Seus pais, o senhor preguiça e a dona preguiça, não conseguem descansar. Eles não aguentam mais! Tainá e sua turma chegam para resolver a parada, mas a preguicinha é duro na queda e começa uma perseguição maluca pela árvore dos preguiças. Por sorte, nada mais cansativo que o pega-pega, e o preguicinha vai dormir no colo da mamãe antes mesmo que ela acorde do cochilo.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Dessa vez, quem precisa de ajuda é beto, um jovem boto cor-de-rosa, que resolveu, antes da idade, enfrentar a pororoca, o dramático e perigoso encontro das água do rio e do mar. Só que a pororoca só pode ser navegada por botos adultos que já ficaram rosinhas, enquanto beto é um boto-rosa filhote, ainda cinzento. Tainá e seus amigos salvam o jovem e impetuoso boto da encrenca, bem a tempo do filhote notar que sua barbatana já está ficando rosa. Beto aprende que crescer demora um pouco, e vale a pena esperar!
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá e os guardiões da Amazônia atendem mais um chamado; dona arara está desesperada, porque sumiu Juju, a ararinha azul! Tainá e sua turma descobrem que um moleque aprisionou, não somente a ararinha, como vários bichos da floresta. Depois de muitas tentativas, Tainá finalmente faz o menino enxergar que lugar de bicho é solto, no mato. O menino liberta Juju e todos os bichinhos, e Tainá e sua turma fazem um novo amigo; o garoto do cabelo vermelho. A natureza agradece.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Belmiro se escondeu de todo mundo. O peixinho-elétrico não quer mais machucar seus amigos, com choques involuntários. Acontece que os amigos adoram o Belmiro e não ligam para os choques, e chamam Tainá e sua turma para encontrar o amiguinho fujão. Depois de muito choques e de arrumar confusão até com uma onça, Tainá consegue devolver Belmiro para os amigos que ficam supercontentes. E acesos como lâmpadas, cada vez que abraçam Belmiro. Belmiro é mesmo chocante!
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Os queixadas são um tipo de porco da Amazônia, que anda sempre em bando e faz uma bagunça danada! Tainá e seus amigos são chamados para interferir, já que os queixadas estão destruindo a floresta no seu “festival anual da bagunça”. Para fazê-los desistir, só mesmo vencendo os queixadas nos desafios do festival. E para isso, não somente Tainá, mas Pepe, Catu e Suri precisam participar.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Uru, o filho do seu uirapuru, não quer cantar na árvore dos uirapurus. Primeiro porque ele acha que a árvore está caindo, depois de séculos de existência, e depois porque ele quer mostrar o seu canto moderno e cheio de ginga, e não a canção tradicional dos uirapurus. Mas seu uriapuru é um sujeito tradicional e não quer saber de invencionices, e nem se mudar da árvore dos uirapurus. Tainá e seus amigos chegam bem a tempo de salvar os uirapurus da queda da árvore condenada e ainda fazer seu uirapuru aceitar o canto moderno de seu filho uru, em um genial show de rap dos pássaros.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá e seus amigos partem apressados para atender o cru-cru, quando descobrem que eram somente os primos do Pepe, querendo brincar. Os amigos resolvem brincar com eles, mas os dois urubus-reis se acham melhores que todo mundo e sempre querem ganhar todos os jogos, inventando as regras na hora. Os amigos se enchem e vão embora, deixando os dois urubus se chateando mutuamente. Mas Tainá e seus amigos são generosos, e acabam convidando os primos do Pepe para brincar com eles, de igual para igual. Afinal, ninguém é melhor do que ninguém.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá não quer comer, só quer brincar, e mal consegue atender o novo chamado do cru-cru; Sofia, a sucuri comilona, ficou presa em uma árvore de tão estufada que ela está. Os amigos tentam de todo jeito, mas a sucuri está muito barriguda e não sai de jeito nenhum até que, acidentalmente, Suri a esperta e a sucuri sai. Só que aí que começa a aventura! A sucuri sai rolando, levando Pepe e Catu com ela, e não fosse Tainá recuperar suas forças comendo frutas, todo mundo ia cair no abismo. Comer é bom, mas não é legal exagerar.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Seu Pedroangelo, o pica-pau escultor, não deixa ninguém mais dormir na floresta. A avezinha metida prefere trabalhar à luz da lua e dormir de dia, deixando todo mundo com olheiras e cabelo em pé. Tainá e sua turma são chamados para interferir, mas nada convence o seu Pedroangelo, até que Tainá tem uma ideia genial; não deixar o pica-pau dormir de dia, pra ele aprender como é ruim ficar sem sono. O plano dá certo e seu Pedroangelo hoje é a ave mais querida da floresta, com suas belas esculturas de animais.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Dois macaquinhos querem beber água, mas uma oncinha filhote furiosa não deixa os dois chegarem perto do rio. Os dois ficam ilhados em uma árvore, e chamam o cru-cru. Tainá, que está com um baita mal humor, por conta de seu dente de leite, que está incomodando, chega com seus amigos. Ela e a oncinha disputam no grito quem está mais mal-humorado, mas nem Tainá pode com mal humor de onça pintada e começa uma terrível perseguição na floresta. Tainá escapa, mas acaba perdendo o seu dente de leite que estava doendo. Agora sem o incômodo, Tainá tenta de novo enfrentar a oncinha, e descobre que ela tinha um espinho machucando sua pata, o que a deixava furiosa. Sem o espinho, a oncinha pede desculpas e deixa os macaquinhos beberem água. Tainá pede desculpas para os seus amigos, também. Afinal, ninguém precisa aguentar o mal humor do outro.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá quer fazer tudo sozinha e acaba machucando o pé, que está todo enfaixado. Mas não é um pé quebrado que vai impedir nossa heroína de ajudar a floresta, e ela e seus amigos atendem o chamado de Gustavo, o gambá. Gustavo quer que Tainá cuide de seu sobrinho, para ele. Gustavo não faz nada sozinho. Está sempre querendo ajuda de todo mundo para tudo! O bebezinho gambá apronta mil confusões até a chegada de sua mãe. A aventura ensinou para Tainá que ela precisa confiar nos outros e para Gustavo que é legal se virar sozinho, para variar.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • O tamanduá Teodoro é fã número 1 de Tainá e quer se tornar um guardião da Amazônia! Só que o tamanduazinho só arruma confusão, bancando o herói, e toda hora Tainá e os verdadeiros guardiões da Amazônia tem que intervir. O cru-cru chama mais uma vez, e um desmoronamento ameaça alguns animais. Tainá salva todos, mas ouve alguém ainda na área de perigo, e vai ajudar. No meio do desmoronamento, lá está Teodoro, tentando bancar o herói! Por sorte, por ser um tamanduá, Teodoro consegue cavar uma saída segura da área do desabamento, seguindo um cupinzeiro desativado, salvando a si mesmo, Tainá e os guardiões da Amazônia. Lá fora os amigos descobrem que Teodoro estava lá para salvar um passarinho, e ele ganha o título de guardião da Amazônia honorário.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Antônio, o filhote de anta, não quer tomar banho de jeito nenhum, e Tainá e seus amigos são chamados para ajudar. Só que Antônio é um porcalhão nato e adora brincar na lama, dando um baile em Tainá e seus amigos, que ficam tão elameados quanto Antônio. Depois de muito fugir de Tainá, Antônio acaba preso em um lamaçal profundo, e começa a afundar, assim como Catu e Pepe. Tainá precisa usar de toda a sua força e inteligência para tirar todo mundo do atoleiro e salvar o dia. Antônio, depois do susto, resolve que nunca mais vai fugir do banho.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Opidê é um peixe-boi de 300 quilos que não precisa mais que a dona peixe-boi cuide dele. Acontece que a dona peixe-boi é super-protetora, e agora fica atazanando os outros filhotes, não deixando eles fazerem nada. Não pode nadar em tal lugar porque é fundo, em outro porque é raso demais e assim por diante. Tainá e seus amigos passam o dia tentando evitar que a dona peixe boi atrapalhe as brincadeiras dos filhotes, até que todos ficam presos em um rodamoinho de rio, por conta de mais uma trapalhada da dona peixe-boi. Opidê ajuda Tainá, seus amigos e a sua mãe a saírem da encrenca e dona peixe-boi aprende a lição; é legal cuidar de quem ama, mas não é legal exagerar.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Jair é um filhote de jaguatirica que é perseguido por dois filhotes de onça valentões, que caçoam do tamanho dele. Mas Jair é corajoso e enfrenta os filhotes como pode. Tainá e os guardiões da Amazônia são chamados para intervir, e a situação descamba para uma perseguição desenfreada das onças atrás do Jair e dos guardiões da Amazônia atrás do Jair e das onças, tentando proteger o pequenino. Os valentões finalmente encurralam Jair, mas Tonho, uma enorme jaguatirica, intervém, ameaçando bater nos folgados. Só que Jairo, graças a Tainá, deixa as duas onças em paz, e todos percebem que é muito chato caçoar do corpo dos outros.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá e seus amigos estão entediados, porque não para de chover na Amazônia. Mas não são somente eles. As duas capivarinhas, capivari e capinejar, que detestam chuva, vão brincar dentro das cavernas terríveis, onde nunca chove. Só que as cavernas terríveis não tem esse nome à toa, e Tainá e sua turma são chamados para salvar os dois encrenqueiros. Depois de muitas aventuras nas cavernas, Tainá e seus amigos conseguem sair, levando as duas capivarinhas com eles. Ainda chove na Amazônia. Mas tomar chuva é bem melhor do que ficar preso em uma caverna terrível.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • As harpias são os maiores gaviões do mundo. São super bravas e tem um grito assustador. Agora imagina duas dessas harpias como vizinhas, em um dos picos mais altos da Amazônia, brigando e gritando uma com a outra o dia inteiro? Pois é. Foi por isso que os filhotes das duas sumiram, e agora Tainá e sua turma tem que encontrar os dois, em uma eletrizante aventura nas alturas! Felizmente tudo dá certo no final, e as harpias, que eram amigas, fazem as pazes. Amizade é para se divertir junto, não para brigar o tempo inteiro!
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Mais um chamado para Tainá e seus amigos. Dessa vez, mauro, o misterioso morcego, que mora na tenebrosa caverna da caveira, precisa de ajuda. Parece que uma das paredes da sua casa ruiu, e Tainá, com sua força, pode ajudar a consertar. Só que os amigos de Tainá morrem de medo das esquisitices do Mauro e Catu acaba gerando pânico e uma corrida desesperada pelos corredores da caverna da caveira. Tainá não consegue acalmar seus amigos, e Catu quase cai da caverna, no alto da montanha, não fosse a intervenção de mauro, que no final das contas, é um cara muito legal. O que não é legal é julgar os outros pelas aparências.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá e seus amigos são chamados para atender a mais um chamado. Dessa vez um nenê-piranha, muito guloso, está perdido de seus pais. Só que é difícil ajudar alguém que morde todo mundo. Só Suri escapa das dentadas do bichinho e o entende, já que o nenê-piranha só fala “piranha! Piranha! Piranha!”. Depois de uma longa jornada, a turma é cercada por piranhas! Os amigos estão quase para serem devorados quando o piranha-nenê reconhece os seus pais, liderando o bando de piranhas famintas. Os amigos são salvos, o piranha-nenê retorna para casa e tudo termina bem.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Pepe tem uma surpresa para os amigos; ele e Pedroangelo, o pica-pau marceneiro, fizeram instrumentos para Catu, Suri e Tainá. Pepe já tem a sua bateria. Os amigos estão muito felizes com os instrumentos e começam a tocar, mas ninguém quer saber de tocar junto e acabam brigando. Tainá abandona o ensaio chateada e canta uma bela música sobre a amizade. Os amigos ouvem, param de brigar e cada um canta a sua homenagem aos amigos. Todos voltam a se entender, e o primeiro ensaio da banda da mata agora pode acontecer.
    11m  Publicação: 21/07/2023
  • Tainá retorna com seus amigos para a casa da árvore depois de mais uma aventura. Seus amigos estão chateados, porque Tainá é uma heroína completa – corajosa, inteligente e forte - e eles não se sentem tão úteis nas missões. Tainá recorda com cada um deles aventuras em que eles foram importantes para que tudo acabasse bem. Todos estão confiantes e alegres de novo, quando o cru-cru chama, mais uma vez. Eles partem novamente para a aventura, amigos inseparáveis, como sempre foram.
    11m  Publicação: 21/07/2023