Visita no ateliê / Documentário

Clarice Gonçalves

No Distrito Federal, a artista visual Clarice Gonçalves abriu as portas de seu ateliê. Sua produção aborda temas como socialização, sexualidade, maternidade, o corpo em comunhão com seu meio e suas respectivas performances dentro do contexto social.

Episódios

Temporada 1

Informações A série Visita no Ateliê convida os telespectadores da TV Brasil a conhecerem o ateliê de diversos artistas plásticos, com realidades e técnicas variadas.
  • Leoa, artista de 25 anos de Bangu, subúrbio carioca, espelha a força de seu cotidiano por meio dos atravessamentos, encantamentos e das subjetividades.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • O mineiro de Belo Horizonte, radicado no Rio de Janeiro, Afonso Tostes, abriu as portas de seu estúdio. Em seu trabalho com esculturas e instalações, o artista se dedica à investigação sobre estruturas. Feitas em madeiras recuperadas de demolições e canteiro de obras pela cidade, são colocadas estrategicamente nos espaços, provocando a cada montagem uma sensação diferente no que se refere ao apoio, escora, e interdependência entre as partes.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • No Distrito Federal, a artista visual Clarice Gonçalves abriu as portas de seu ateliê. Sua produção aborda temas como socialização, sexualidade, maternidade, o corpo em comunhão com seu meio e suas respectivas performances dentro do contexto social.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • O cenógrafo e artista plástico Sérgio Marimba foi um dos que abriram as portas para revelarem um pouco de seu trabalho. O autodidata mostrou um pouco do desenvolvimento de suas estruturas em ferro, movimentos e materiais alternativos que utiliza nas confecções das alegorias e esculturas.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • Em um cenário dominado por homens, a artista plástica Nenê Surreal se consagrou na arte urbana vivenciando a cultura hip hop desde a infância em Diadema. Suas artes podem ser facilmente encontradas em muros por todo o estado de São Paulo, com mais frequência em muros de escolas no município de Diadema, cidade onde mora e também na cidade de São Paulo, como por exemplo no Céu Caminho do Mar, localizado no bairro do Jabaquara, onde Nenê participou da restauração dos muros. Mulher preta, periférica, mãe, avó, lésbica, grafiteira, educadora social e artesã, Nenê Surreal é personagem de um dos episódios da série de interprogramas Visita no Ateliê. A série, veiculada nos intervalos da programação da TV Brasil, leva o telespectador para conhecer os espaços e técnicas de trabalho de diversos artistas plásticos brasileiros.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • O artista têxtil e bordador Pedro Luis é um dos artistas visitados. "Há pouco mais de cinco anos encontrei no bordado e na arte têxtil não só mais uma ferramenta de expressão artística, mas uma maneira de contar a minha história" afirma o artista.
    1m  Publicação: 05/10/2023
  • Desta vez, quem abre as portas de seu ateliê é a ceramista Fernanda Pompermayer.
    1m  Publicação: 09/11/2023
  • No Distrito Federal, a ceramista Nina Coimbra abriu as portas de seu ateliê.
    1m  Publicação: 09/11/2023
  • Gonçalo Borges, pintor desde os 9 anos de idade, é um dos artistas que abriu as portas de seu ateliê. Nascido no interior de São Paulo, em Novo Horizonte, há mais de 50 ele faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, que representa aproximadamente 800 artistas em 75 países ao redor do mundo. A vida e a natureza são fontes de inspiração para o artista que trabalha com cores fortes e vivas.
    1m  Publicação: 07/12/2023