Caminhos da Reportagem / Jornalismo

Doença de chagas e Leishmaniose: retrato do descaso

Leishmaniose e Doença de Chagas são doenças que têm muito em comum: são transmitidas por insetos, e são consideradas negligenciadas. As duas estão presentes em diversas regiões do Brasil. O Caminhos da Reportagem viaja a dois Estados no Brasil – Mato Grosso e Pernambuco - para contar histórias de quem convive com estas doenças. Em Recife, mostra a Casa de Chagas, a primeira totalmente dedicada ao tratamento dessa doença no mundo. Referência no país, oferece tratamento gratuito que vai desde consultas, exames até o controle para o marca-passo utilizado por muitas pessoas acometidas pela doença de chagas que é causada pelo barbeiro. Já a leishmaniose, causada pelo protozoário Leishmania e transmitida pela picada do mosquito palha pode causar lesões na pele, mucosa e acometer vísceras e órgãos internos. Nossa equipe ouviu, médicos, pacientes, pesquisadores e especialistas para falar das principais formas de tratamentos, cuidados e medicações no combate a essas doenças.

Episódios

Temporada 16

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • O 8 de janeiro de 2023 entrou para história do país: um dia em que ataques aos três poderes da República tentaram abalar a democracia. Prédios foram invadidos e depredados, cenas de ódio e comemoração de eleitores que não aceitavam o resultado das urnas. Um mês depois dessas cenas, o Caminhos da Reportagem ouviu histórias de quem presenciou aquele dia . O programa faz uma análise dos fatos que culminaram numa tentativa frustrada de abalar a democracia do país e do que aprendemos após essas ameaças. Renato Alves, do Jornal O Tempo, foi um dos 16 profissionais de imprensa que sofreram agressões no dia. Ao fugir dos agressores e pedir ajuda, ele viu de perto a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal. Naquela noite, Ricardo Cappelli assumiu como interventor na segurança pública do DF. Em relatório divulgado por ele e sua equipe, a constatação: houve erro e tolerância da PM, numa sequência de fatos que culminaram no vandalismo. “Coincidências? Não me parece”, questiona Cappeli.
    27m  Publicação: 14/02/2023
  • O programa Caminhos da Reportagem deste domingo ouviu indígenas, profissionais de saúde, juristas, professores e políticos para fazer uma radiografia da crise humanitária que atingiu o coração da Amazônia. Entenda o triste avanço da malária, a escassez de alimentos e a luta pela vida. Em um dos trechos mais emocionantes do programa, indígenas, médicos e enfermeiros salvam a vida de um bebê yanomami de apenas dois meses.
    26m  Publicação: 06/03/2023
  • Cinco anos depois, a principal pergunta do crime ainda não foi respondida e ecoa pelo mundo. Em 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados na região central do Rio de Janeiro. No dia seguinte, a população já cobrava por justiça. “O ativismo dela como mulher, o ativismo dela como coordenadora dos direitos humanos por mais de dez anos já dizia o quanto ela era importante na vida de cada um, passou a ser um ícone da história”, destaca a mãe de Marielle, Marinete da Silva.
    28m  Publicação: 19/03/2023
  • “Dia 11 de junho é dia de vacina? É, sim senhor. É dia de festa no posto de saúde? É, sim senhor.” Esse é o texto de uma campanha estrelada pelo carismático Zé Gotinha, em meados dos anos 1990. O personagem, batizado em um concurso que mobilizou milhares de crianças, é o grande símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completa 50 anos em 2023. O Brasil, no entanto, registra a pior taxa de cobertura vacinal em 30 anos: 3 em cada 10 crianças estão com as vacinas atrasadas. O diretor do PNI, Eder Gatti ,explica que as taxas de vacinação se consolidaram nos anos 1990. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de zona livre da Poliomielite. No entanto, a partir de 2015 “nós começamos a registrar queda de cobertura em diversas vacinas. E isso foi piorando progressivamente até nós chegarmos no ano de 2022 com todas as vacinas com níveis abaixo do desejado.”
    26m  Publicação: 09/04/2023
  • Encravado entre a Europa e a Ásia, o Azerbaijão foi dominado por alguns dos maiores impérios do mundo ao longo dos últimos séculos: do Romano ao Persa e do Otomano ao Russo. Já no século passado, o controle do território passou a ser soviético. Os azeris, como são conhecidos os habitantes do país, fazem questão de afirmar que têm identidade e origem definidas: são moradores do Cáucaso há milhares de anos. Apesar disso, a nação é jovem. Surgiu em 1991, logo após a desintegração da União Soviética. “É uma região importante e muito disputada”, define o professor Estevão Martins, que ensina História das Relações Internacionais na Universidade de Brasília. O país é cortado pela Cordilheira do Cáucaso e está à beira do Mar Cáspio. Rico em petróleo e gás natural, o Azerbaijão tenta “se fazer conhecido”, explica o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil em Baku, capital do país, Alexandre Silveira.
    26m  Publicação: 16/04/2023
  • O Caminhos da Reportagem percorre a Pequena África Carioca, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro. Batizada assim pelo compositor e artista plástico Heitor dos Prazeres, a região guarda a memória dos diferentes povos africanos que vieram para o Brasil e dos seus descendentes, que criaram espaços de resistência a partir da solidariedade, da religião e da música.
    28m  Publicação: 23/04/2023
  • O Brasil pode ter perdido cerca de 6.700 cientistas nos últimos anos, que foram continuar suas pesquisas no exterior, segundo estimativas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, veiculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Falta de investimentos, bolsas de pesquisa congeladas por 9 anos, corte de verba para manutenção de equipamentos. Os motivos são vários e complexos, mas tem causado a diáspora acadêmica ou a chamada fuga de cérebros do país. Este é o tema do próximo episódio do Caminhos da Reportagem. Uma das brasileiras que se destaca no cenário internacional é Duília de Mello, astrônoma e astrofísica. Em 1997, ela foi para os Estados Unidos, trabalhar no projeto do telescópio Hubble e nunca mais voltou. Hoje, é vice-reitora da Universidade Católica de Washington DC e colaboradora da Nasa. Saiu do Brasil após um corte nas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    25m  Publicação: 30/04/2023
  • Quando se fala de samba de roda da Bahia, muita gente se lembra daquele que é feito no Recôncavo baiano. Mas a verdade é que o samba de roda está presente em todo o estado. Apesar disso, foi Santo Amaro que virou referência nacional por causa de tia Ciata, apelido de Hilária Batista de Almeida, que nasceu na cidade e depois foi para o Rio de Janeiro, levando a tradição do samba de roda para lá e se tornando a grande mestra do samba brasileiro. Hoje, 120 grupos fazem parte da Associação dos Sambadores e das Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA). Mestre Bule-Bule, como é conhecido Antônio Ribeiro da Conceição, faz parte da associação e afirma que cada lugar traz consigo diferenças no samba de roda, que não se limitam a ritmos e instrumentos. A equipe da TV Feira, de Feira de Santana, parceira da TV Brasil, viajou para o interior da Bahia, para mostrar no Caminhos da Reportagem outros tipos de samba de roda, que carregam tradições e histórias que têm passado de geração para geração.
    26m  Publicação: 07/05/2023
  • Ilegal e imoral, o trabalho análogo à escravidão ainda é realidade no Brasil. Uma triste realidade. De 1995 a 2022, 60.251 pessoas nessa condição foram resgatadas pelo país, segundo os cálculos do Observatório da Erradicação do Trabalho e do Tráfico de Pessoas. Existem quatro hipóteses do artigo 149 do Código Penal que caracterizam o trabalho escravo: a primeira é o uso da força. A segunda é a servidão por dívida. A terceira é a jornada exaustiva e a última é o trabalho degradante. Água potável, comida saudável, alojamento digno. Tudo isso é negado a essas vítimas. Encontrar uma vítima desumanizada, sem nenhum dos seus direitos, é perder a cidadania. E isso é dramático”, conta o auditor fiscal do trabalho Marcelo Campos, que combate a servidão há 28 anos.
    26m  Publicação: 14/05/2023
  • Existe vida fora do manicômio. Depois de passar décadas internada na antiga Colônia Juliano Moreira, Patrícia Ruth conquistou a autonomia por meio da arte. A mudança de rumo na história da artista plástica e de tantas outras pessoas com sofrimento psíquico é resultado na Luta Antimanicomial. O movimento da sociedade civil contesta os métodos tradicionais da psiquiatria e defende o cuidado em liberdade. Este episódio do Caminhos da Reportagem mostra vidas e instituições que foram transformadas por essas ideias.
    27m  Publicação: 21/05/2023
  • No Brasil, uma a cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência de gênero em 2021, segundo a pesquisa Visível e Invisível, do Fórum Nacional de Segurança Pública. Mas em 2022, para 1,4 mil mulheres o destino foi além da agressão, chegando à morte: o feminicídio. Um crime que não faz apenas a vítima fatal, mas impacta a família e, principalmente, os filhos da mulher assassinada. A filha de Nicelia Vitor de Oliveira Pimenta, Jéssica, faz parte das estatísticas. Morta pelo marido, em novembro de 2022, ela deixou 2 filhos, um de 13 e outra de 7 anos. Dias antes do assassinato, o marido da vítima havia tomado o celular dela. Nicelia descobriu que a filha tentou pedir ajuda dias antes. “No mesmo dia (que o marido pegou o celular), ela foi na delegacia pedir uma medida protetiva, mas não sei porque ela não fez”, conta. A mãe se pergunta se a filha foi ouvida e tratada de uma forma que não se sentiu segura para prosseguir com a denúncia.
    27m  Publicação: 29/05/2023
  • A taxa de desemprego no Brasil é de 8,5%, segundo a pesquisa mais recente do IBGE. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, esse índice é de 18%. Esse intervalo (entre 18 e 24 anos) geralmente marca a transição dos estudos para o mercado de trabalho – motivo pelo qual essa faixa etária passou a ser usada na definição da chamada “geração nem-nem”: jovens que não estudam nem trabalham. “O Brasil tem um dos maiores índices do mundo: de 10 a 12 milhões de jovens nessa situação. É uma geração desassistida”, explica Ildo Lautharte, economista do Banco Mundial. Ao longo do programa, nossa equipe conversou com uma série de jovens que se encaixam nesse perfil, para entender os motivos de estar fora dos bancos escolares e sem emprego, ao mesmo tempo. “Vai fazer dois anos que eu estou sem estudar. Isso me deixa preocupado, porque eu penso: será que eu vou conseguir completar meus estudos e conseguir um trabalho?”, se pergunta Nathan Oliveira, de 19 anos.
    26m  Publicação: 04/06/2023
  • A luta dos povos indígenas passa também pela demarcação de territórios no mundo das artes. O momento que eles estão vivendo é inédito na cultura brasileira com o grande número de exposições nos principais museus de arte do Brasil. Um dos mais importantes, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), escolheu como centro de sua programação, para este ano, exposições e atividades relacionadas à cultura indígena
    27m  Publicação: 21/07/2023
  • A Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, situada a noroeste do Distrito Federal, é conhecida como a última fronteira verde da região. Criada em 1988, a APA se destaca pela beleza natural de suas chapadas, matas e campos, onde brotam nascentes que correm por rios e ribeirões, corredeiras e cachoeiras deslumbrantes. A Apa de Cafuringa está localizada no Cerrado brasileiro, segundo maior bioma e o mais ameaçado do Brasil. O Cerrado já perdeu mais de 50% de sua cobertura original e os grandes desafios desse bioma são: a criação de Unidades de Conservação (UC’s), o Uso Sustentável de Recursos Naturais, a Preservação das Bacias Hidrográficas, a Prevenção e o Combate aos Incêndios Florestais e o Monitoramento do Bioma.
    27m  Publicação: 18/06/2023
  • O Caminhos da Reportagem, com equipes das parceiras TV UFS (da Universidade Federal de Sergipe) e a UERN TV (da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), fez uma rota especial: percorreu várias cidades do Nordeste do país para mostrar o São João e os festejos mais tradicionais da região, passando por Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
    26m  Publicação: 25/06/2023
  • No início de julho deste ano, o planeta registrou o dia mais quente da história das medições, iniciada em 1979. Os termômetros marcaram a média mundial de 17,18°C, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Os cientistas afirmam que esse recorde pode ser quebrado em breve. Ondas de calor, chuvas que destroem cidades, aumento do nível dos oceanos são alguns dos efeitos das mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa. E especialistas são categóricos ao afirmar que o aumento da temperatura foi impulsionado pela ação humana: “algumas décadas atrás, a gente poderia falar que se observavam as mudanças climáticas, alterações da temperatura, eventos extremos e a gente não podia dizer que tinha um papel humano nisso; hoje em dia a gente já não tem mais como falar desse processo, é inequívoco”, destaca Marília Closs, pesquisadora da Plataforma Cipó, instituto de pesquisa dedicado a questões de clima, governança e relações internacionais.
    27m  Publicação: 23/07/2023
  • Em 2022, o mercado farmacêutico brasileiro movimentou R$ 106,64 bilhões, representando um aumento de 61% em relação a 2018. Cada dia que passa é maior a quantidade de farmácias pelo Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, já existem aproximadamente 90 mil estabelecimentos no país. Estamos mais saudáveis pois tomamos mais remédios? Ou estamos mais adoecidos? A opinião do psiquiatra e pesquisador da Fiocruz, Paulo Amarante, é de que estamos ficando cada vez mais doentes por efeito da própria medicina. E por isso precisamos discutir temas como a hipermedicalização, a automedicação.
    26m  Publicação: 25/09/2023
  • A história de um navio escravista que afundou em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, é bem viva na memória do Quilombo Santa Rita do Bracuí. 170 anos depois do naufrágio, a comunidade acompanha as buscas pelo brigue Camargo. O Caminhos da Reportagem mostra o trabalho dos pesquisadores do Instituto AfrOrigens para trazer à tona um dos casos mais emblemáticos do tráfico transatlântico de africanos escravizados no Brasil.
    27m  Publicação: 25/09/2023
  • Nos últimos dez anos, a maioria (51%) dos lares brasileiros passou a ser chefiado por mulheres, segundo um recorte da última PNAD Contínua, do IBGE. Em 2012, a liderança era dos homens, em 64% dos domicílios. A equipe do Caminhos da Reportagem entrevistou chefes de família, que revelaram várias situações - algumas a serem comemoradas, outras nem tanto. A empresária Siomara Damasceno, de Brasília, é a cabeça dos negócios e da família, formada também pelo marido e o filho. Ela é dona de uma loja de materiais de construção e se tornou consultora a partir de vídeos que faz sobre o assunto para a internet. “Eu acho que quando o homem é chefe da família, não passa pela cabeça dele se a escola do filho está ensinando o que realmente prometeu no dia da matrícula, essas preocupações menores não passam pela cabeça dele”, exemplifica.
    26m  Publicação: 25/09/2023
  • O trânsito brasileiro tem se tornado mais seguro, mas ainda tira dezenas de milhares de vidas todos os anos. O dado mais recente do Datasus, sistema de informação do SUS, o Sistema Único de Saúde, mostra que 33.813 pessoas perderam a vida no tráfego em 2021. Mas há soluções para o problema, e pontos do país têm tido sucesso em reduzir as perdas. No Distrito Federal, o grande exemplo é o respeito à faixa de pedestre. Já em Fortaleza, um conjunto de medidas – como a diminuição da velocidade das vias, o estreitamento de ruas e o incentivo ao uso da bicicleta – tornou a cidade referência nacional em trânsito seguro. Para mostrar de perto os desafios e contar, em detalhes, o que funciona nos dois locais, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, percorreu a capital do país e viajou ao Ceará. “Nós estamos no 8º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito de Fortaleza”, afirma com orgulho o Superintendente da Autarquia de Trânsito da cidade, Antônio Ferreira. Mas como? “Várias soluções já existiam.
    26m  Publicação: 22/08/2023
  • Em outubro de 2023, o Estatuto do Idoso completa vinte anos. Nessas duas décadas, o Brasil observou avanços em relação aos direitos dos idosos, como a prioridade no atendimento na fila do supermercado, do banco ou em transportes públicos, além das vagas prioritárias para estacionar. Foi a primeira legislação que de fato passou a regular os direitos dos idosos. No entanto, ainda há muito o que fazer. Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, alerta que o Brasil não está preparado para o rápido envelhecimento observado no país. Ele ressalta que, hoje em dia, o Brasil tem em torno de 15% da população com mais de 60 anos. Em 2050, serão mais de 30%. “Nós vamos sair de uma população de cerca de 33 milhões para, daqui 27 anos, nós termos 68 milhões de pessoas idosas”.
    26m  Publicação: 27/08/2023
  • Nem todos sabem, mas o contexto que marca o começo da guerra pela independência brasileira, que completa 201 anos em 2023, foi uma reação à Revolução do Porto, em Portugal. “O Brasil não era mais colônia, fazia parte do Reino Unido a Portugal e Algarves. E justamente por isso, havia, através da Revolução do Porto, que começa em 1820, uma tentativa de recolonização”, explica a historiadora Eliane Costa. Por todo país, voluntários eram convocados para engrossar as fileiras combatentes. Movimento natural em períodos de conflitos. A diferença estava na Bahia. Em Feira de Santana, que naquela época fazia parte de Cachoeira, uma voluntária se alistou. Maria Quitéria de Jesus desafiou as ordens do pai, assumiu a alcunha de “soldado Medeiros” e lutou contra os portugueses. “Já fazia algumas semanas que ela tinha saído de casa. O pai, muito preocupado, resolveu procurá-la em acampamentos militares. Ele chegou no acampamento em que ela estava, reconheceu a filha e foi falar com o comandante dela.
    25m  Publicação: 25/09/2023
  • São Paulo conta com mais de 11 milhões e 450 mil habitantes, de acordo com os últimos dados do Censo do IBGE. A megalópole hoje se apresenta como uma das cidades mais diversas do mundo. Apesar do discurso multicultural, histórias e vivências da população negra permanecem invisibilizadas na capital paulista. Pequenas placas, já desgastadas pelo tempo, dispostas em prédios e monumentos do centro da cidade, indicam os lugares de passagem, de convivência e de manifestação cultural do povo negro. Bairros como a Liberdade e o Bixiga, conhecidos popularmente pelas heranças japonesa e italiana, respectivamente, guardam territórios, rastros e histórias da negritude paulistana ainda pouco conhecidas. O Episódio mostra este apagamento mas que ainda resiste nas memórias de alguns pontos como na Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, na Liberdade, no Bairro do Bixiga que também tem origem negra e no samba de bumbo, criado por negros escravizados no interior paulista.
    26m  Publicação: 14/09/2023
  • O Caminhos da Reportagem mostra o trabalho de pesquisadores na Floresta da Tijuca. Ela é considerada a maior floresta urbana plantada do mundo. Um modelo emblemático de reflorestamento, empreendido pelo imperador de Dom Pedro II com o objetivo principal de solucionar a crise hídrica do Rio. A Floresta da Tijuca encantou os naturalistas estrangeiros do século 19 e encanta até hoje os visitantes. Um local que também atrai pesquisadores que buscam conhecer um pouco mais sobre essa floresta, reduto da Mata Atlântica, bem no coração do Rio.
    27m  Publicação: 22/09/2023
  • O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atualmente 29 práticas integrativas e complementares à população brasileira. Entre elas estão homeopatia, fitoterapia, yoga, imposição de mãos e shantala, entre outras. De um lado, profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS (Sistema Único de Saúde) por defender que não têm comprovação científica.
    27m  Publicação: 25/09/2023
  • “Esse manto vem para fortalecer e dizer que nós existimos, resistimos e permanecemos aqui na resistência, sempre”. É desta forma que Glicéria Tupinambá, liderança indígena da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, refere-se ao retorno do manto Tupinambá, que há quase quatro séculos está no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague.
    27m  Publicação: 01/10/2023
  • Cientificamente conhecida como Cannabis, a maconha é uma planta exótica, ou seja, não é nativa do Brasil. Pesquisadores apontam que ela chegou ao País já no século 16, trazida por africanos escravizados, e logo disseminou-se também entre indígenas. Tanto no Brasil como mundo afora, são diversos os tipos de usos. Há cerca de um século a maconha passou a ser alvo de criminalização. Mais recentemente, usos medicinais e terapêuticos têm demonstrado benefícios da maconha, ajudando a levantar um debate na sociedade sobre saúde e bem-estar, proibicionismo e a política de guerra às drogas. Levantamento da Fundação Oswaldo Cruz indica que 7,7% dos brasileiros assumiram já ter utilizado maconha alguma vez na vida. É a droga ilícita mais consumida no mundo. A proibição contribuiu para que o Brasil passasse a ter a terceira maior população carcerária do mundo. São cerca de 840 mil pessoas presas, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais - quase 30% delas devido ao tráfico de drogas.
    24m  Publicação: 18/10/2023
  • O dia a dia dentro e fora da sala de aula é algo já conhecido pela complexidade e também rotina exaustiva. O Caminhos da Reportagem foi atrás de histórias daqueles que colocam em prática a educação do país, mesmo que nem sempre tenham apoio, investimentos e atenção. Com quatro histórias, o programa apresenta alguns desafios que a educação brasileira precisa enfrentar para alcançar um patamar de qualidade mais alto. A escola acaba sendo uma das pontes mais próximas entre as comunidades e as políticas públicas. Na área rural do Distrito Federal, a Escola Classe Café Sem Troco se deparou com um desafio: acomodar e ensinar crianças e adolescentes indígenas, da etnia Warao Coromoto, que vieram refugiados da Venezuela para o Brasil. Muitos deles, além de não falarem o português, não estão alfabetizados. A professora brasileira Maria Janerrandra, que fala espanhol, topou o desafio. Ela ensina em uma mesma sala, alunos de 6 a 18 anos, separados em 3 grupos - pré-alfabetizados, alfabetizados e os que estão já no Ens
    27m  Publicação: 15/10/2023
  • O culto ao corpo faz do Brasil o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Em relação a procedimentos estéticos, como o botox, nós somos medalha de prata. Apenas os Estados Unidos estão na nossa frente. E para fechar o pódio, o brasileiro é bronze quando o assunto é tempo gasto nas redes sociais. O levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Comscore, empresa de análise de mídia, mostra também que plásticas, procedimentos e redes sociais têm se misturado cada vez mais e provocam, muitas vezes, resultados trágicos. O “Caminhos da Reportagem” deste domingo discute os limites das mudanças corporais e analisa riscos e exageros. Aos 29 anos, o analista financeiro Jhonnattas Santos já acumula uma série de procedimentos: de bichectomia à lipo de papada e de transplante capilar ao botox. Mas não está satisfeito. “Tem bastante coisa que eu ainda preciso fazer, né? O nariz, corrigir os olhos e levantar as sobrancelhas”, enumera Jhonnattas.
    25m  Publicação: 23/10/2023
  • Nas periferias das cidades grandes e nos rincões do país, há uma multidão que não existe no papel: a dos brasileiros que não têm certidão de nascimento. Seja porque nunca foram registradas ou porque não conseguem a segunda via do documento, essas pessoas têm acesso limitado aos direitos e à cidadania. O Caminhos da Reportagem mostra o drama dos indocumentados e algumas estratégias adotadas pelo país para enfrentar este problema.
    28m  Publicação: 30/10/2023
  • O hip hop é uma cultura de origem negra, que surgiu no bairro do Bronx - um gueto negro, caribenho e latino de Nova York. Foi numa festa de volta às aulas organizada pelos irmãos Kool Herc e Cindy Campbell em agosto de 1973 que o movimento nasceu. O hip hop costuma ser descrito em quatro elementos: o breaking (a dança), o DJ, o MC e o grafite. No ano em que se comemora os 50 anos do surgimento do hip hop, também se celebra os 40 anos desta cultura no Brasil. A chegada do hip hop no país está relacionada à dança que acontecia na esquina entre as ruas 24 de maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. Mas o hip hop não é uma cultura que se manifesta apenas em São Paulo.
    26m  Publicação: 13/11/2023
  • As Mães de Santo, como comumente ficaram conhecidas no Brasil, não só reconstruíram os cultos vivenciados por diferentes nações no continente Africano, como também formaram grupos que empoderaram outras mulheres, garantindo ainda a existência das religiões. Além de terem sido – e ainda são – fundamentais na luta contra o racismo, a intolerância religiosa e outras formas de preconceito e discriminação. Este episódio do Caminhos da Reportagem foi inspirado nas conclusões dos estudos da pesquisadora americana Ruth Landes e do folclorista Edison Carneiro, que, mesmo num tempo em que as culturas afro-brasileiras sofriam perseguições ainda maiores que as atuais, enxergaram potencialidades nas diversas formas de religiosidade e, principalmente, nas lideranças femininas.
    26m  Publicação: 21/11/2023
  • Quatro mulheres e tristes semelhanças: estão presas e são mães de crianças pequenas. O episódio Mães no cárcere, do programa Caminhos da Reportagem, aborda a maternidade atrás das grades e mostra a realidade dessas mulheres e como vivem seus filhos, longe das mães. Ana* tem 7 filhos e Joana*, 6, mas está grávida do sétimo. Cumprindo pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, as duas entraram para o tráfico de drogas por causa de Acompanhando essa realidade de perto, a psicóloga da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, Aline Xavier, confirma que a maioria das presas é formada por mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A grande maioria é preta ou parda. No DF, a gente tem cerca de 80% da população carcerária feminina composta por pessoas negras, presas por tráfico e a maioria é mãe”, afirma.
    25m  Publicação: 27/11/2023
  • O samba produzido no contexto urbano do Rio de Janeiro é patrimônio cultural do Brasil desde 2007. O registro feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, reconhece as modalidades samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo. Na semana em que se comemora o dia do samba, o Caminhos da Reportagem mostra que, mesmo diante da espetacularização do Carnaval, ainda há espaço para o samba na palma da mão, o toque ancestral, a espontaneidade e o improviso, que embalam as incontáveis rodas espalhadas pela cidade.
    23m  Publicação: 04/12/2023
  • O PROGRAMA CAMINHOS DA REPORTAGEM CELEBRA OS 75 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, DA ONU, E APRESENTA QUATRO DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. GENTE QUE SENTE NA CARNE, NA PELE, NA COR, NO GÊNERO E NA CLASSE A FALTA DE GARANTIAS FUNDAMENTAIS, E MOSTRA COMO A LUTA POR DIREITOS HUMANOS SEGUE SENDO UMA DAS GRANDES QUESTÕES DO BRASIL DE HOJE.
    26m  Publicação: 11/12/2023
  • Você já passou fome? A pergunta delicada tem como resposta um balançar afirmativo com a cabeça em muitas entrevistas feitas pela nossa equipe no interior do Maranhão, estado com a maior taxa de pobreza do Brasil, segundo um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas. “Era meio quilo de arroz para oito pessoas. E às vezes nem isso tinha”, conta a dona de casa Maria Sueli de Oliveira. A pescadora Elisângela Rodrigues lembra que “nem todo dia tinha comida. A gente almoçava e, às vezes, não jantava. Ou jantava, mas não almoçava no dia seguinte”. Já a agricultora Márcia Cristina Barros se emociona ao dizer que passou fome amamentando. “Quando a minha filha nasceu, a fase era muito difícil”, diz ela. Relatos fortes marcam o programa sobre os 20 anos do Bolsa Família. Além de percorrer cidades do Maranhão, nossa equipe conversou com especialistas em transferência de renda. Estudiosos que avaliaram elogios, críticas e desafios do benefício.
    26m  Publicação: 18/12/2023

Temporada 9

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • A equipe do Caminhos da Reportagem visitou algumas cidades do Recôncavo Baiano – Cachoeira, São Félix, Jaguaripe, Cruz das Almas, Cabaceiras do Paraguaçu e Santo Amaro – e conheceu pessoas que preservam a cultura, a culinária, a arte e as histórias da região. O programa explica porque Cachoeira se torna, todo dia 25 de junho, a capital do estado da Bahia. Você vai conhecer também uma das festas mais tradicionais da região: o Terno da Alvorada. A comemoração católica que homenageia Nossa Senhora D'Ajuda também traz elementos do candomblé, religião que veio para o Brasil com os africanos escravizados aqui.
    58m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem presta uma grande homenagem a um dos maiores nomes da música brasileira: Alfredo da Rocha Vina Filho, o Pixinguinha. Em 2017 se celebra os 120 anos de nascimento do compositor. Pixinguinha começou bem cedo na música: aos 14 anos de idade já se apresentava profissionalmente. Seu talento foi imediatamente reconhecido. Com o grupo “Os Oito Batutas” viajou a Paris e a Buenos Aires. Grande arranjador, criou melodias inesquecíveis para composições suas e de outros músicos da época, tanto para discos como para o rádio.
    52m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi ao Rio de Janeiro recuperar a história da primeira epidemia de dengue no país e conferir como estão hoje as localidades de Nova Iguaçu e Belford Roxo, onde tudo começou. A equipe do Caminhos também foi a Goiás, que registrou 149 mil casos de dengue em 2016 e ocupou o terceiro lugar no ranking nacional, atrás de Minas Gerais e São Paulo, estados muito mais populosos. No Distrito Federal, acompanhamos agentes da vigilância ambiental em cidades satélites e também em áreas nobres de Brasília.
    54m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem acompanha o recomeço da Associação Chapecoense de Futebol, clube marcado por uma das maiores tragédias do esporte mundial. Ainda se recuperando do trauma sofrido pela morte de quase todos os jogadores e dirigentes na queda do avião que os levava para a disputa da primeira partida das finais da Copa Sul Americana, na Colômbia, o time e os torcedores da equipe do interior catarinense começam a reescrever sua história.
    52m  Publicação: 28/03/2022
  • O Caminhos da Reportagem vai mostrar saber porque 20% das mortes por raios no Brasil acontecem dentro de casa. O que fazer quando uma tempestade nos surpreende em casa ou a céu aberto? Quando podemos estar seguros diante da possibilidade de queda de raios se eles só são percebidos depois que se conectam ao solo? Uma família perdeu quatro parentes numa tarde em Praia Grande - litoral paulista - e conta como as vítimas caíram na praia. O preparador físico Altair Ramos até hoje não se lembra de como acordou na UTI de um hospital atingido por um raio. O raio que lançou Fernando Rufinio, paratleta de canoagem, a um metro do solo, não deixou sequelas. A lesão medular que ele tem é por outros acidentes.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem discute a política de encarceramento em prática no país e as condições das unidades prisionais, que, segundo especialistas, não colaboram para a ressocialização dos presos. Nossos repórteres estiveram em cinco estados diferentes para mostrar as condições das penitenciárias nacionais, o dia a dia das famílias e a atuação das facções dentro e fora dos presídios. Eles também conversaram com especialistas no sistema carcerário. Em Pernambuco, estado com maior superlotação, acompanhamos a realização de audiências de custódia, mecanismo que pode diminuir a prisão sem a realização do julgamento. No Brasil, 40% da população carcerária está em prisão provisória. Já em Minas Gerais, mostramos como funciona a primeira parceria público-privada do Brasil e qual a diferença desse modelo para as demais unidades prisionais.
    58m  Publicação: 05/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o “lado B” dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Todos os anos, milhares de componentes de cerca de 60 escolas se apresentam na avenida Intendente Magalhães, no bairro de Campinho, subúrbio da cidade, mesmo assim pouquíssima gente, inclusive cariocas, sabe disso. São escolas bem menores do que aquelas que a gente se acostumou a ver na TV, mas muitas delas fazem parte da história do carnaval carioca, como a pioneira Vizinha Faladeira que, este ano, celebra 80 anos de seu primeiro título.
    53m  Publicação: 06/04/2022
  • Histórias de vida de jovens que crescem em serviços de acolhimento, os chamados abrigos, são contadas nesta edição do Caminhos da Reportagem. Mais de 45 mil crianças e adolescentes estão acolhidos no Brasil. Apenas 7 mil deles estão no Cadastro Nacional de Adoção. Existem cinco vezes mais pretendentes à adoção do que crianças e adolescentes cadastrados. Mas 60,89% das crianças disponíveis para adoção têm mais de 10 anos de idade e 82,20% das pessoas que querem adotar aceitam apenas crianças com menos de 5 anos. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção e refletem um cenário em que jovens crescem dentro dos abrigos e não têm para onde ir quando completam 18 anos de idade. Seria quando, de acordo com a legislação, eles deixariam de estar sob a tutela do Estado.
    57m  Publicação: 14/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem traz o tema da violência praticada dentro da escola pública e privada, a reflexão sobre a autoridade do professor e uma solução que a direção de uma escola pública municipal trouxe de Portugal. Na sala superlotada, o professor está diante do quadro-negro e de costas para os alunos. A gritaria se instala e ele tem que parar a aula para resolver conflitos e se defender de agressões, que podem ser tanto verbais como físicas. Ao sair da escola, recebe ameaças de traficantes de drogas. Ao chegar em casa, se depara com um salário baixo e o dilema: até que ponto vale a pena ser professor no Brasil?
    51m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem discute os medos e as fobias. Dos medos mais comuns, como o de altura e o de dentista, às fobias mais desconhecidas, como a hilofobia, que é o medo de florestas, passando pelo temor a insetos como baratas e lagartas. Para quem sofre não há medo maior ou menor. Todos merecem atenção e podem ser tratados.
    51m  Publicação: 05/04/2022
  • Uma doença que chegou a ser considerada do passado, mas que voltou com força em pleno século XXI: a sífilis. No final de 2016, o Ministério da Saúde admitiu que o Brasil vivia uma epidemia da doença. Em um ano (2014-2015), o número de casos entre adultos aumentou 32,7%. Esse crescimento, contudo, também pode ser observado em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento nesse mesmo período foi de 19%.
    52m  Publicação: 14/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem aborda a violência da torcidas organizadas do futebol brasileiro. Os crimes, cada vez mais bárbaros, como o do torcedor botafoguense assassinado com um espeto de churrasco em frente ao estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mostram que não é mais possível que as autoridades não ajam de forma severa em busca de soluções. De acordo com as estatísticas, nos últimos vinte anos foram quase duzentas mortes relacionadas a confrontos entre torcedores rivais. A infiltração de facções criminosas e da milícia nesses grupos também é alarmante.
    52m  Publicação: 05/04/2022
  • No território de fazendeiros e trabalhadores rurais, o consumo de crack só perde para o do álcool. E, mesmo assim, as pesquisas são incipientes e as políticas públicas para combater o vício entre os lavradores são praticamente inexistentes.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • Com árvores de raízes profundas, que absorvem a água da chuva e a deposita em reservas subterrâneas, os aquíferos, o cerrado brasileiro é considerado o berço das águas, onde elas nascem. O bioma, presente em 15 estados brasileiros, não conta com rios caudalosos, mas alimenta, com suas nascentes, oito das 12 grandes bacias hidrográficas do Brasil.
    54m  Publicação: 14/04/2022
  • Desafios perigosos, cyberbullying e superexposição: conteúdos cada vez mais comuns na internet e que, muitas vezes, colocam em risco a saúde e a vida de crianças e adolescentes. Nesta edição do Caminhos da Reportagem, pesquisadores, psicólogos, crianças e adolescentes falam como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar nos interesses e nos comportamentos de cada pessoa.
    57m  Publicação: 14/04/2022
  • O medo da violência que assombra os moradores das grandes cidades tem afetado, cada vez mais cedo, crianças e jovens. A sensação é de que não há mais lugar seguro. Até as escolas, refúgios de proteção mesmo em áreas consideradas de conflito, têm sido palco de crimes e tragédias. No fim de março, a morte da estudante Maria Eduarda, em Acari, na zona norte do Rio de Janeiro, expôs o cotidiano de violência vivido por muitos adolescentes moradores de regiões pobres.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem trata de um assunto importante que afeta União, estados e municípios: as obras inacabadas Brasil afora. Estima-se que há 22 mil delas espalhadas pelo país. A equipe de reportagem esteve em Mato Grosso, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal para mostrar algumas dessas obras que começaram a ser construídas e por diversos motivos ainda não foram concluídas. Fomos à cidade de Salgueiro, em Pernambuco, onde as obras da Transnordestina estão paralisadas, o que traz reflexos à economia local. A ferrovia teria 1.753 quilômetros e deveria ligar a cidade de Eliseu Martins, no interior do Piauí, ao porto de Pecém, no Ceará, e ao Porto de Suape, no litoral pernambucano.
    56m  Publicação: 29/04/2022
  • Uma estudante de 19 anos, branca, usando turbante na cabeça para esconder a careca, resultado do tratamento de câncer. Quatro jovens negras à espera, no final da escada rolante do metrô, para questionar por que ela, branca, está usando um turbante. O que parecia ser um incidente banal, gerou polêmica e reacendeu o debate sobre a cultura do oprimido, apropriação cultural, preconceito e racismo. Um debate que o Caminhos da Reportagem aborda com vários segmentos da sociedade.
    49m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi a China para lançar um olhar sobre o país que provoca fascínio e estranheza. Os números impressionam: são mais de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, ocupando o terceiro maior território entre os países do mundo. A história chinesa é milenar, com, pelo menos, 4 mil anos e, já no século II antes de Cristo, a China se firmava como grande império. O programa apresenta os aspectos econômicos, políticos e culturais do país que já viveu diferentes ciclos de desenvolvimento, passando pela pobreza extrema até os dias atuais, sendo a segunda potência mundial. A atuação do partido comunista, no poder desde 1949, os ensinamentos de Confúcio e as estratégias dos chineses para construir sua supremacia mundial são alguns dos temas em discussão.
    55m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra um retrato da dura realidade da violência no Rio de Janeiro e sai em busca de possíveis soluções. A reportagem ouve cidadãos que já passaram por experiências violentas, moradores de áreas de risco e estudiosos como Sérgio Besserman, Silvia Ramos e Jaqueline Muniz, além de uma entrevista especial como ex-secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que durante dez anos esteve à frente do combate à criminalidade no estado. A trégua dos últimos dez anos parece ter chegado ao fim e a cidade maravilhosa sofre, mais uma vez, com a violência urbana. Os grandes eventos – como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – são passado e a criminalidade é presente.
    52m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou a dispersão dos usuários e dos traficantes de drogas e o surgimento de mini cracolândias no centro de São Paulo. 21 de maio de 2017 vai ficar na memória de Kate, Luis Henrique, Lúcia e Magno Célio, mesmo que eles, dependentes químicos em recuperação, não se lembrem da data exata em que tiveram de fugir dos cachorros, das bombas de efeito moral e dos tiros de borracha da polícia de São Paulo.
    51m  Publicação: 29/04/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi até a fronteira do Brasil com a Venezuela para conhecer histórias de venezuelanos que estão vindo em busca de alimentos, empregos e melhores condições de vida. Dados do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça mostram que as solicitações de refúgio de venezuelanos no país passaram de 209 em 2014 para 3.971 neste ano. Há mais de oito mil solicitações de refúgio protocoladas e cerca de quatro mil agendadas na Polícia Federal de Boa Vista, em Roraima. A equipe de reportagem esteve em Pacaraima, pequeno município de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, e seguiu o mesmo percurso de muitos venezuelanos até Boa Vista, capital do estado.
    58m  Publicação: 29/04/2022
  • O alcoolismo é uma doença que afeta pessoas de diferentes classes sociais, independente do sexo, da raça, da classe social e até mesmo da idade. Este Caminhos da Reportagem mostra os efeitos que o álcool causa no corpo e como a sensação de prazer pode levar à dependência. Os entrevistados falam sobre os efeitos devastadores da bebida alcoólica: os prejuízos à saúde, à família e à vida daqueles que se tornam dependentes.
    52m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem traz depoimentos emocionantes de quem perdeu familiares no voo que saiu de Porto Alegre para São Paulo no dia 17 de julho de 2007. A equipe entrevistou parentes de cinco vítimas. Especialistas apontam vários fatores para a tragédia: uma pista sem ranhuras e, por isso mesmo, escorregadia pelas intensas chuvas, a falta de um computador a bordo para indicar a posição dos manetes, um reversor do motor direito quebrado, a pressão do “Apagão Aéreo” e da quantidade dos pilotos desempregados numa época de companhias falidas. Dez anos se passaram, ninguém foi responsabilizado.
    53m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem visita quatro das cidades mais afetadas pelo temporal que atingiu a região serrana do Rio em janeiro de 2011: Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. A constatação é de que, mesmo tantos anos depois, muitas feridas ainda estão abertas. E, apesar de tanto dinheiro investido pelos órgãos governamentais, problemas que até hoje ainda não foram sanados: obras por fazer, moradores vivendo em áreas de risco, pessoas sem ter casa para morar. As marcas da tragédia ainda são visíveis como cicatrizes e estão presentes nas encostas, nas casas, nas pessoas. A dor ainda é muito presente nos moradores do região. Não há um que não tenha perdido algum parente, algum amigo, algum conhecido. O programa mostra a superação dessas pessoas, bem como a luta de quem ainda tenta se recuperar da tragédia. A equipe visitou os locais mais atingidos para conversar com personagens que ficaram marcados por aquela tromba d' água.
    52m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem desembarca em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e mostra como é a vida da população do município, que faz fronteira com a Guiana Francesa. Oiapoque tem pouco mais de 24 mil habitantes e fica a 600 quilômetros de Macapá, capital do estado. Parte da estrada ainda não é asfaltada, o que dificulta ainda mais o acesso terrestre à cidade, cercada por águas e florestas. Os barcos são o principal meio de transporte e é por meio deles que muitas crianças atravessam o rio Oiapoque todos os dias em direção à escola, que fica em San George, na Guiana Francesa. Os moradores de Oiapoque relatam como é a rotina, os prazeres e os obstáculos da vida no extremo norte do país. Além da dificuldade de acesso aos grandes centros, a população enfrenta dificuldade de comunicação e escassez de energia elétrica. Há localidades que ainda não contam com serviços de telefonia e de internet e a eletricidade é disponibilizada por apenas algumas horas dos dias e das noites.
    56m  Publicação: 30/05/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o que faz com que Brasília esteja tão acima da média nacional quando o assunto é movimentar o corpo. Pesquisa do IBGE revelou que, de todos os estados do país, o Distrito Federal é o que tem o maior percentual de habitantes se exercitando: 50,4% da população que vive na capital do Brasil está em movimento. A geografia plana da cidade e a abundância de parques, aliados ao alto poder aquisitivo dos moradores são algumas características que podem ajudar a explicar a liderança do DF. A capital conta com 72 parques, 33 abertos ao público. A pesquisa também revelou que, quanto maior a renda, mais se pratica atividade física. O Distrito Federal é a unidade da federação de maior renda domiciliar per capta, com R$ 2.351. Em segundo lugar está São Paulo, com R$ 1.723.
    55m  Publicação: 30/05/2022
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem homenageia o jazz, som que atravessa um século de transformações, com duas guerras mundiais, o racismo nos Estados Unidos, a criação do Be Bop e variações mais intimistas da música, o cinema na era do jazz, o retorno ao Lindy Hop (dança de jazz) nas ruas de São Paulo. Mesmo cem anos depois, a reportagem mostra que é possível descobrir curiosidades sobre a música que veio do blues. Uma banda de músicos brancos foi a primeira a gravar um disco com o gênero musical criado pelos negros americanos, em 1917. Afinal, por que o trompestista Freddie Kepaard recusou o convite da Victor Talk Machine para gravar o que seria o primeiro disco? O programa levanta algumas questões, como: os músicos vivem de jazz? Como uma baterista e uma baixista enfrentaram o preconceito para substituir colegas numa banda? Julie Dexter canta e fala em Atlanta sobre as influências na carreira, e uma escola de "swing dance" dá uma aula de história e… dança.
    51m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem mergulha no universo da dublagem. Quem não se lembra da vinheta “Versão Brasileira Herbert Richers”, que durante muitos anos aparecia no início de filmes e desenhos animados exibidos na televisão brasileira? Herbert Richers foi um dos precursores deste mercado no país. Na década de 1970, oito em cada dez dublagens no Brasil eram feitas em seus estúdios, localizados na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Até hoje a dublagem no Brasil é considerada uma das melhores do mundo. São milhares de profissionais que emprestam suas vozes a personagens do cinema e da televisão. Anônimos que marcam nossa experiência como espectador.
    50m  Publicação: 30/05/2022
  • Preconceito, tabu, medo do chamado efeito “contágio”, transtorno mental. Estas são algumas das razões apontadas por especialistas ouvidos pelo Caminhos da Reportagem que impedem que o suicídio seja discutido pela sociedade. E sociedade, entendem os especialistas, é a mídia, são os profissionais da saúde, pesquisadores, e até parentes e amigos de quem cometeu ou tentou o suicídio. Produzido de acordo com as novas regras das OMS que norteiam os jornalistas a abordar o tema, o Caminhos da Reportagem se utiliza de ética, responsabilidade e informação para tratar o assunto, considerado de saúde pública por médicos e pesquisadores. Que sinais devemos ficar atentos quando uma pessoa, em geral com algum transtorno de humor, tem o que os especialistas chamam de “ideação suicida”? O que fazer e como encarar o problema?
    52m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem aborda um crime que, apesar de ainda muito frequente, não se tem estatísticas nacionais nem mundiais: o assédio sexual no trabalho. Nossa equipe conversou com vítimas que decidiram contar suas histórias. Elas narram situações constrangedoras vivenciadas durante o expediente e que geraram angústia, medo, traumas e adoecimento. A legislação brasileira prevê punições para quem comete assédio sexual, mas esse crime ainda é pouco denunciado. Segundo a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Peduzzi, entre os anos 2000 e 2017 foram julgados apenas 213 processos nesse âmbito.
    57m  Publicação: 30/05/2022
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem acompanha a jornada feita por peregrinos de todo o país. Numa caminhada de fé que dura quatro dias, uma multidão percorre 100km em busca de autoconhecimento, religiosidade e transformação. O percurso feito entre as cidades capixabas de Vitória e Anchieta refaz a trilha percorrida pelo jesuíta José de Anchieta. O padre que virou santo e tem muitos milagres atribuídos a ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II e canonizado pelo Papa Francisco. No cinema, teve sua vida e obra interpretadas por Ney Latorraca no filme “Anchieta, José do Brasil”. O caminho de Anchieta, que já dura 20 anos, recebe a cada ano um número maior de devotos. Nessa jornada cheia de histórias, os peregrinos passam por locais importantes, como o Convento da Penha, maior símbolo religioso do Espírito Santo. Deparam-se também com o Palácio Anchieta, antigo Colégio Santiago, onde São José deu aula. Ali está o túmulo simbólico do padre.
    51m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem vai percorrer uma das mais belas trilhas urbanas do mundo.Nos seus mais de 180 km de trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar a Cidade Maravilhosa por um outro ângulo, através de suas florestas e atrações naturais, como cachoeiras, grandes maciços e mirantes que oferecem visuais de tirar o fôlego. A Trilha Transcarioca, mais do que ser uma opção de lazer para cariocas e turistas, também tem uma enorme importância na preservação do meio ambiente. O trabalho de voluntários junto com a administração dos parques naturais e autoridades permite que haja um maior controle contra o desmatamento e contra agressões à fauna da região. A criação do percurso tomou como exemplo grandes trilhas internacionais das Américas e da Europa.
    52m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi às ruas para mostrar como paulistas e cariocas convivem com a violência e tentam superar o medo de perder a vida durante o roubo de um celular, de ser assaltado no ponto de ônibus ou de ter a moto ou o carro roubado. De um lado, as autoridades defendem que a polícia está fazendo o dever de casa. De outro, a população vai se armando de estratégias para poder ir e vir em determinados locais e horários. Nas duas capitais, o brasileiro demonstra que vive numa prisão invisível.
    48m  Publicação: 25/07/2022
  • Nas ruas de pedra de Ouro Preto, nas fachadas coloridas do Pelourinho, em igrejas e também em terreiros, no batuque do samba, no ofício dos sineiros de Minas Gerais e das baianas de Acarajé, há muita história. História que cabe ao Estado preservar. O Caminhos da Reportagem percorreu algumas cidades brasileiras para registrar exemplos de monumentos, tradições, culturas e saberes preservados e salvaguardados no Brasil. A política de preservação do patrimônio brasileiro mudou com o passar do tempo. Se nos primeiros anos, o foco estava em casarões antigos, monumentos ou templos religiosos, a partir do ano 2000 as atividades culturais passaram a ser valorizadas. Hoje, modos de fazer, maneiras de celebrar e ofícios tradicionais estão entre as preocupações de quem lida com patrimônio. São exemplos de bens culturais de natureza imaterial o Círio de Nazaré, em Belém; as bonecas Ritxókó, dos índios Karajás de Tocantins; o jongo do Sudeste; o frevo e a capoeira.
    56m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o poder da música para a saúde física e mental. Nossa equipe visita pessoas que encontraram na musicoterapia uma forma de garantir qualidade de vida aos seus familiares. Conhecemos profissionais que atuam nessa área para prevenir doenças e melhorar a saúde de seus pacientes. Por meio da música, os idosos que vivem no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, localizado em Sobradinho, região administrativa do Distrito Federal, revivem o passado. Conseguem se lembrar de familiares, de momentos marcantes e, assim, contar um pouco das suas histórias de vida.
    58m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou os últimos protestos da Terra Indígena do Jaraguá,em São Paulo, onde cinco aldeias ocupam o espaço na região periférica da capital. Nem boliviano nem índio, a nova geração de indígenas que luta por demarcação de terras quer ser reconhecida pela etnia, pela cultura da qual é originária. Este também é um modo de demarcar outro território, o do preconceito. Entre as aldeias está a menor do país, com menos de dois hectares e com 700 famílias que habitam um lugar sem infraestrutura: nem todas as casas têm banheiro e o rio que circunda o parque está poluído pelo lixo que vem dos não-indígenas vizinhos da aldeia.
    52m  Publicação: 25/07/2022
  • Símbolo de resistência e coragem, a Serra da Barriga, território alagoano que abrigou a República de Palmares, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Criado há 400 anos, o quilombo foi considerado a maior experiência de organização política e cultural dos descendentes de africanos nas Américas. Durante quase um século, milhares de negros e indígenas que viveram ali enfrentaram os exércitos coloniais e morreram em luta contra a escravidão. O Caminhos da Reportagem foi à Serra da Barriga para relembrar essa história, que é preservada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, criado em 2007. O parque reproduz as instalações e a organização palmarina, tendo como um dos seus pontos fortes a réplica de um palácio africano, onde o conselho dos quilombolas se reunia para tomar decisões estratégicas.
    57m  Publicação: 25/07/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra o espaço cada vez maior dos cães nas famílias brasileiras. Já são mais de 52 milhões de cães nos lares brasileiros, segundo dados do IBGE. Números que ultrapassam as 44 milhões de crianças de 0 a 14 anos no país. Não por acaso, somos o terceiro maior mercado pet no mundo, atrás somente do Reino Unido e dos Estados Unidos. Um negócio que não para de crescer e tem como principal motor a paixão. Considerados membros da família, os cães são cada vez mais paparicados por seus tutores, como são chamados os donos de bichos de estimação.
    49m  Publicação: 25/07/2022
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem traz filmes e vídeos que têm a natureza como protagonista. O programa discute como o cinema ambiental e a produção audiovisual podem ser importantes ferramentas de conscientização sobre as questões ambientais e de transformação e engajamento das pessoas. A equipe de reportagem esteve no Fica – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece há 19 anos na Cidade de Goiás e se consolidou como o maior festival com essa temática na América Latina.
    57m  Publicação: 25/07/2022
  • Rio de Janeiro, 7 de abril de 2011: um ex-aluno da escola municipal Tasso da Silveira invade a sala do oitavo ano e atira contra os estudantes - dez meninas e dois meninos morrem. Goiânia, 20 de outubro de 2017: um adolescente de 14 anos atira contra os colegas de classe, mata dois e fere quatro, no colégio particular Goyases. Alexânia, 6 de novembro de 2017: um jovem de 19 anos entra em uma escola e atira contra uma ex-colega de classe, de 16 anos. Esta edição do Caminhos da Reportagem relembra essas três tragédias que aconteceram em escolas para discutir as possíveis causas e soluções para esse tipo de violência. O programa também explica o que é o bullying e quando ele acontece, bem como discute como está a questão da segurança nas escolas e quais os desafios que precisamos superar.
    56m  Publicação: 25/07/2022
  • Desde a primeira exibição de uma animação nacional, há cem anos, muita coisa mudou. O Caminhos da Reportagem foi ao estúdio de sucessos, como o “Show da Luna”, “Galinha Pintadinha” e “Irmão do Jorel”, e conversou com criadores. Todos concordam que a animação brasileira vive “a época de ouro”.
    54m  Publicação: 25/07/2022

Temporada 15

Informações Em Paraty, seis empresas familiares produzem anualmente de 350 a 400 mil litros de cachaça artesanal. A maior parte é vendida para os turistas que passeiam pela cidade. O Caminhos da Reportagem, em parceria com o Sebrae, visitou cachaçarias que usam o selo da Indicação Geográfica (IG). A IG reconhece lugares que são famosos pela tradição e qualidade na oferta de um produto. O modo de fazer a cachaça passado de geração em geração desde os tempos coloniais fez da cidade histórica do Sul Fluminense a primeira do Brasil, em 2007, a ser reconhecida como Indicação Geográfica pela produção da mais brasileira das bebidas.
  • Em 2007, Paraty recebeu o registro de Indicação Geográfica pela produção de cachaça artesanal concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Neste Caminhos da Reportagem que inaugura a série "riquezas da nossa terra", a equipe do programa foi até a cidade conhecer a história por trás do produto e a forma de fazer a bebida, criada no Brasil nos idos de 1600.
    26m  Publicação: 09/10/2022
  • Nossa equipe foi conhecer a goiaba paranaense de Carlópolis (PR), que conquistou em 2016 o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido a produtos reconhecidos por tradição e qualidade, o que os torna únicos no mundo. O Caminhos da Reportagem vai mostrar quais são os diferenciais da goiaba, as histórias dos produtores e as belezas, aventuras e delícias gastronômicas da região produtora da fruta. A região denominada norte pioneiro do Paraná, inclui o reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes que ganhou o nome de 'Angra Doce’, em comparação à beleza da marítima Angra dos Reis (RJ). que oferece atividades de lazer, aventura e contemplação. A reportagem mostra também a Estância Pedra do Índio, em Ribeirão Claro que tem voo de parapente, passeio de escuna e a maior tirolesa do Paraná, com um quilômetro de extensão e 128 metros de altura.
    26m  Publicação: 16/10/2022
  • O Brasil é o maior produtor de café do mundo - a estimativa para 2022 é uma produção de 52,8 milhões de sacas do grão, de acordo com o IBGE. Cerca de metade dessa produção é feita em Minas Gerais, estado historicamente ligado à cultura cafeeira. Em terras mineiras, uma região vem se destacando na produção dos cafés especiais: a Mantiqueira de Minas, no sul do estado. Desde 2011, os produtores locais conseguiram o selo de indicação geográfica (IG), que reconhece a qualidade e tradição de um produto a partir das condições ambientais e modo de fazer local. Em parceria com o Sebrae, nossa equipe visitou a região para entender o que é um café especial e porque a Mantiqueira se tornou referência na produção da bebida.
    27m  Publicação: 23/10/2022
  • O mel que hoje é apelidado de “ouro negro”, pelo seu preço e cor, uma década atrás não tinha valor algum para os apicultores. O mel de melato de bracatinga - que não vem de flores, mas da seiva de uma árvore - hoje é visto como um produto brasileiro único no mundo e cobiçado no exterior. E ainda possui o selo de indicação geográfica, na modalidade denominação de origem. A região não tem apenas o mel como produto com indicação geográfica. Ali também é produzido o queijo artesanal serrano, o vinho de altitude e a maçã fuji - todos produtos que também possuem o selo de indicação geográfica, que valoriza e agrega valor a produtos tradicionais de um local.
    26m  Publicação: 30/10/2022
  • Impossível falar da história da Bahia sem contar a história do cacau, principalmente no sul do estado. A região viu o auge e a decadência da matéria-prima do chocolate e agora vive uma nova fase de preocupação com a qualidade das amêndoas e dos processos de produção e trabalho. No Caminhos da Reportagem desta semana, dentro da série Riquezas da Nossa Terra, nossa equipe passou pelas fazendas centenárias de cacau e conheceu as mudanças nos processos do fruto que conquistou o mundo. A fazenda Yrerê é uma das produtoras que decidiu investir nas amêndoas. O proprietário Gerson Marques focou no cacau fino e orgânico. “O caminho que nos resta é o da alta especialização, da alta qualidade, vender a um preço que vale a pena”, explica. O turismo de experiência foi outro caminho encontrado por Gerson para uma nova fonte de recursos, mas também para dividir o conhecimento do que é um chocolate de qualidade. Na fazenda, o visitante conhece todas as etapas do cacau e degusta um produto final único.
    26m  Publicação: 06/11/2022
  • A Ilha de Marajó, cercada pelas águas do Oceano Atlântico e do Rio Amazonas, guarda um universo de lendas, tradições, costumes e iguarias próprios. Um desses tesouros é o queijo do Marajó, feito de leite de búfala e reconhecido por sua suavidade. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até essa região do Pará descobrir seus encantos, a forma de fazer o queijo e a história por trás do produto, que ganhou em 2021 o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
    26m  Publicação: 13/11/2022
  • O Norte do Goiás, que no século 18 foi explorado por bandeirantes em busca do ouro, agora cultiva um outro tipo de riqueza. O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é a cultura predominante na região de Mara Rosa, que foi reconhecida pela produção da planta. O produto ganhou o selo de indicação geográfica (IG), que reconhece a qualidade e tradição de um produto a partir das condições ambientais e modo de fazer local. Em parceria com o Sebrae, nossa equipe visitou a região para conhecer como é feita essa produção e a versatilidade da planta, muito usada na culinária e até mesmo no setor têxtil.
    26m  Publicação: 20/11/2022
  • O Caminhos da Reportagem foi até as montanhas capixabas para conhecer o socol, um embutido que veio com os italianos, foi modificado no Brasil e conquistou os paladares mais sofisticados. A região de Venda Nova do Imigrante mantém tradições e histórias vivas dos antepassados que passam de geração em geração. O socol veio do ossocollo, um embutido feito a partir da carne do pescoço do porco, foi modificado para o gosto brasileiro e hoje é feito do lombo do porco, uma carne mais leve e menos gordurosa. Desde que o selo da IG foi conquistado pela região, produtores familiares têm visto seus negócios prosperarem. Com paisagens exuberantes, os turistas que visitam a região podem desfrutar de um roteiro gastronômico variado, ter experiências sensoriais com os produtos regionais feitos ali, além de fazer um piquenique no meio de um campo de lavanda e passeios de quadriciclo cercados pela ampla vista das serras capixabas.
    25m  Publicação: 27/11/2022
  • Entre linhas, agulhas e histórias, o Caminhos da Reportagem percorre as tramas coloridas da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba, em Alagoas, reconhecida como Indicação Geográfica do bordado filé. Ensinado pelos europeus no período colonial, o bordado filé foi incorporado pelas mulheres locais e se tornou um símbolo do estado. Se no velho continente o artesanato é monocromático, sendo mais comum em branco ou bege, no Brasil, ganhou todas as cores.
    26m  Publicação: 04/12/2022
  • A CIDADE DE CRUZEIRO DO SUL (AC), QUASE NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E O PERU, JÁ TEVE O EXTRATIVISMO DA BORRACHA COMO SUA PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA, ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO 20. HOJE, É A FARINHA DE MANDIOCA QUEM MOVIMENTA E TRAZ RENDA PARA AS COMUNIDADES LOCAIS. DESDE 201A cidade de Cruzeiro do Sul (AC), quase na fronteira entre o Brasil e o Peru, já teve o extrativismo da borracha como sua principal atividade econômica, até o início do século 20. Hoje, é a farinha de mandioca quem movimenta e traz renda para as comunidades locais. Desde 2017, a farinha de Cruzeiro do Sul conta com o selo de indicação geográfica (ig), que reconhece a qualidade e tradição de um produto a partir das condições ambientais e modo de fazer local.
    26m  Publicação: 12/12/2022
  • Dos pampas gaúchos, ressurge uma tradição que veio com os imigrantes para o sul do país: a produção de vinhos. A região da Campanha Gaúcha, na fronteira brasileira com o Uruguai e Argentina, tem se destacado por ser um local quente no verão e com menor volume de chuvas, o que beneficia as uvas viníferas, produzindo vinhos de qualidade. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até a região sudoeste do Rio Grande do Sul conhecer os vinhos, produtores e histórias por trás das vinícolas que se destacam no cenário nacional. Os vinhos tintos, brancos e rosé da Campanha Gaúcha receberam o selo de indicação geográfica em 2020, pela qualidade do produto feito na região.
    26m  Publicação: 17/12/2022
  • O guaraná de Maués tem a fama de ser o melhor do mundo - ou, pelo menos, é isso o que garante quem mora na cidade, no coração da Amazônia. A equipe do Caminhos da Reportagem viajou até a região para saber porque o produto de lá tem tanta notoriedade, a ponto de ter conquistado o selo de Indicação Geográfica, que destaca o local pela qualidade do guaraná produzido. O fruto vermelho que parece um olho é cultivado na região por pequenos produtores. O trabalho não é fácil: depois de colhido, o caroço é retirado, lavado, torrado e moído. Só a torragem leva até 8 horas. Maués chegou a ser o maior produtor de guaraná do país, mas hoje a Amazônia responde por apenas 18,4% da produção, perdendo para a Bahia, com 67,7% do guaraná do país, segundo dados de 2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O trabalho árduo antes não era recompensado: o quilo do produto já custou R$ 5/kg. Com as certificações, como a indicação geográfica e o selo de orgânico, conseguiram aumentar o preço em 9 vezes.
    26m  Publicação: 25/12/2022

Temporada 12

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • O Caminhos da Reportagem vai até a Antártica e mostra uma região isolada do restante do planeta, de difícil acesso e com um clima extremamente frio. A bordo do navio “Almirante Maximiano”, que funciona como uma espécie de laboratório flutuante, o repórter Maurício Almeida mostra que cerca de 40% das pesquisas brasileiras no continente são produzidas na embarcação, onde cientistas fazem levantamento oceanográfico, coletam amostras de espécies marinhas e estudam o clima da região. O episódio ainda mostra os estudos que estão sendo feitos sobre o impacto das correntes marítimas da Antártica no clima brasileiro, na área de paleontologia e pesquisas com micro-organismos antárticos, cujo o objetivo é descobrir novas substâncias para a produção de remédios e novos antibióticos para o tratamento para câncer.
    27m  Publicação: 23/03/2020
  • Nesta edição, nutricionistas, chefs de cozinha, agrônomos e consumidores que priorizam a alimentação saudável falam sobre a diversidade das Pancs, o valor nutricional que elas oferecem e ensinam como preparar pratos saborosos utilizando essas plantas. As Pancs são as Plantas Alimentícias Não Convencionais, que nascem espontaneamente e podem ser encontradas em quintais, lotes e jardins. Lepidium, caruru, beldroega, peixinho e azedinha são algumas das 351 espécies de Pancs catalogadas no país. Essas plantas também já são tema de aulas em cursos de gastronomia e usadas em pratos especiais servidos em restaurantes pelas suas propriedades nutritivas.
    27m  Publicação: 31/03/2020
  • O rádio de ondas curtas ainda é um dos meios mais eficientes para levar informação aos lugares mais distantes e nem sempre acessíveis. Nos povoados ribeirinhos, no meio da Floresta Amazônica, a horas e às vezes a dias de barco da cidade mais próxima, a única forma de se conectar com o mundo ainda é através do rádio. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até a Terra do Meio, no Pará, para conhecer essa realidade vivida por vários ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia, uma das poucas rádios de ondas curtas do país.
    24m  Publicação: 06/04/2020
  • Ao longo dos séculos a meditação foi empregada em diversas religiões, como budismo e hinduísmo. Mas nas últimas décadas, a prática de meditar deixou os templos e ganhou novos espaços. No Rio de Janeiro, crianças dos ensinos fundamental e médio têm encontros semanais que melhoram o campo atencional, o campo da concentração e o campo das sensações. A meditação também tem sido usada como uma aliada dos tratamentos convencionais de saúde. Em 2017, a prática começou a fazer parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde e, no mesmo ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Rio de Janeiro adotou a meditação em pacientes. Aliviar o estresse em um mundo cada vez mais competitivo, com pessoas demasiadamente atarefadas, é um dos motivos que levam cada vez mais pessoas a uma busca pela paz interior.
    27m  Publicação: 13/04/2020
  • Como era o Planalto Central antes da construção de Brasília? E como foi a escolha do local exato para a construção da nova capital do Brasil? Em comemoração aos 60 anos de Brasília, o programa conta a história do Distrito Federal – do território à inauguração. A ocupação na região não começou nos anos 1950, com a construção de Brasília. Pesquisas arqueológicas mostram que o ser humano vivia por ali há pelo menos oito mil anos. No Sítio Cachoeirinha, é possível encontrar vestígios, como pedras lascadas que eram usadas como ferramentas. A ideia de transferir a capital do litoral para o interior do país é antiga: começou no século 19 com o patriarca da Independência, José Bonifácio e há relatos também sobre o sonho de Dom Bosco. A mudança da capital foi fortalecida com a promulgação da primeira Constituição Republicana, em 1891, mas os planos para a transferência foram retomados durante o governo de JK. O episódio também ouve as histórias dos pioneiros que construíram a capital.
    27m  Publicação: 22/04/2020
  • O Caminhos da Reportagem faz algumas reflexões sobre a vida em quarentena nesses tempos de coronavírus. Com a pandemia, empresas, empregados e autônomos, quando possível, testam o trabalho remoto. Nossa equipe de produção e reportagem também experimentou esse formato para colocar no ar esta edição. As jornalistas Flavia Peixoto e Gracielly Bittencourt conduziram a reportagem, cada uma em sua casa. O programa mostra diversas histórias de pessoas que estão enfrentando o período de isolamento durante a pandemia. Brasileiros que tiveram que voltar ao Brasil por conta do coronavírus, pessoas que praticam a solidariedade e ajudam a população de rua, refugiados e desempregados, população mais vulnerável neste momento. O episódio também mostra como está a rotina das famílias dentro de casa, com filhos pequenos e adolescentes. A vida de uma taxista que por medo do Covid 19, deixou de trabalhar nas ruas e gente que pegou a doença e se recuperou.
    26m  Publicação: 27/04/2020
  • O Caminhos da Reportagem se inspirou na exposição “Vaivém”, que esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em quatro cidades pelo país, para tratar de um objeto que está presente na cultura brasileira: as redes de dormir. A nossa equipe de reportagem viajou ao Amazonas e ao Ceará, onde o costume da rede é mais arraigado, em busca de histórias de pessoas que usam as redes de dormir no cotidiano.
    25m  Publicação: 04/05/2020
  • Se a distância social era imposta pela renda, saneamento básico, acesso à saúde e à educação, com a pandemia as vielas das comunidades ficaram mais estreitas. De acordo com Instituto Locomotiva/Datafavela, 13,6 milhões de brasileiros moram em favelas. Brasileiros que dividem tetos inacabados onde quem tem uma laje para tomar sol se considera um privilegiado. As famílias acostumadas a habitar e a transitar em espaços contíguos, agora se veem obrigadas a conviver 24 horas, e já com o peso do desemprego. Não muito distante dos moradores de comunidades, estão os imigrantes e refugiados que saíram de seus países de origem para uma sobrevivência possível. Estavam se adaptando bem à nova vida até chegar a pandemia, as contas do aluguel, água, luz e, também, o desemprego.
    25m  Publicação: 11/05/2020
  • No mundo inteiro, o cuidado ainda tem rosto de mulher, já que 75% das pessoas que cuidam são meninas ou mulheres. A pesquisa Tempo de Cuidar, publicada pela Oxfam, mostrou que 42% delas têm dificuldade de encontrar trabalho porque se encarregam de alguém da família. A pandemia provocada pela Covid-19 tem exigido ainda mais cuidado e transformado as rotinas em casa. Esta reportagem é resultado de histórias de cuidadoras que mostram parte das suas atividades, falam sobre preocupações, dificuldades, medos e angústias. Elas também se abrem para contar dos vínculos, conquistas, afeto e amor.
    27m  Publicação: 19/05/2020
  • No mundo existem, hoje, 193 países, cerca de 7.75 bilhões de habitantes e um enorme problema em comum: um vírus. Em 20 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID, Corona Virus Disease) havia se transformado em pandemia. Brasil afora, vidas e sonhos foram interrompidos pela COVID-19, doença que teve origem na China, no final do ano de 2019, e em menos de três meses se espalhou por todo o mundo, obrigando vários países a adotar medidas de isolamento social e restrições de acesso às suas fronteiras, para conter o avanço da pandemia. Por todo o mundo, as pessoas têm sido forçadas a rever hábitos, mudar a rotina, abandonar sonhos em curso e traçar novos objetivos. Nesse Caminhos da Reportagem vamos conhecer a história de alguns brasileiros que estavam (ou continuam) fora do país durante a pandemia de COVID-19 e foram surpreendidos pela decretação da quarentena obrigatória, estando muito longe de casa.
    26m  Publicação: 25/05/2020
  • Em meio a saudades da escola, restrições e medo do coronavírus, o Caminhos da Reportagem mostra como crianças estão enfrentando o isolamento social, sob o ponto de vista delas. O programa foi feito de forma colaborativa: pais, famílias, as próprias crianças, coletivos de cinema e parceiros da TV Brasil registraram o que viram de perto em suas casas ou locais onde moram. Com isso, foi possível, em meio ao isolamento social, mostrar diversas realidades: crianças de classe média, da periferia, do interior do país e crianças indígenas.
    26m  Publicação: 01/06/2020
  • Este Caminhos da Reportagem aborda a realidade de profissionais de saúde durante a pandemia do Covid 19. O depoimento de médicos e enfermeiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Macapá, mostram que os profissionais saiam de casa para combater um inimigo invisível num campo minado. A falta de equipamentos de proteção individual, salários atrasados, suspeita de negligência no atendimento de um enfermeiro que morreu com a doença, são alguns dos temas reportados neste episódio.
    0s  Publicação: 08/06/2020
  • As mulheres são metade da população mundial mas elas ainda representam apenas 28% dos pesquisadores. A boa notícia é que no Brasil houve uma redução significativa dessa desigualdade de gênero. Nas últimas décadas, a parcela de pesquisadoras passou de 38% para 49%. Em ciências humanas, biologia e medicina a presença de mulheres é maior. Mas quando consideramos as chamadas STEM – abreviação em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática – as cientistas correspondem a somente um quarto dos pesquisadores. As mulheres já são a maioria na graduação e pós-graduação, representando 15% a mais no número de estudantes de mestrado e doutorado no Brasil. Por outro lado, somente 35% das bolsas de produtividade de pesquisa são para elas. Algumas pesquisas alertam também para a questão racial no país, ainda um dos principais entraves para a entrada da mulher no mundo científico. Nesse Caminhos da Reportagem, cientistas brasileiras de renome internacional falam sobre suas dificuldades pessoais, as barreiras
    26m  Publicação: 22/06/2020
  • Desde o início da segunda edição da Operação Verde Brasil em 11 de maio, 116 pessoas foram presas por crimes ambientais na Amazônia, mais de 175 milhões de reais em multas foram aplicadas e quase 20 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos. A força tarefa une as Forças Armadas, Polícia Federal, IBAMA, Força Nacional e secretarias estaduais de Meio Ambiente. O objetivo é desarticular quadrilhas de madeireiros e garimpeiros na área da Amazônia Legal. Este ano, a Operação Verde Brasil foi antecipada justamente para coibir os principais crimes ambientais que ocorrem nesta época do ano. Em 2019, o desmatamento e as queimadas na floresta foram notícia em todo o mundo. Em 2020, combatendo as ações ilegais no período chuvoso, a expectativa é que não haja madeiras cortadas para que os chamados “toreiros” realizem a queimada no período da seca.
    26m  Publicação: 06/07/2020
  • A equipe do Caminhos da Reportagem viajou até os estados da Bahia e do Maranhão para ouvir as histórias de quem convive com os dois tipos de leishmaniose. Causada por mais de 20 espécies de leishmania, um protozoário, a doença é transmitida pela picada de diferentes espécies de insetos vetores. O principal deles, no Brasil, é o mosquito-palha. Existem dois tipos de leishmaniose: a tegumentar ou cutânea, que se manifesta na pele, e a visceral, mais conhecida como calazar, que afeta órgãos internos. A doença não é contagiosa. O dermatologista da Universidade Federal da Bahia Paulo Roberto Lima Machado afirma que, apesar de desconhecida para muita gente e com pouco investimento em novas medicações, a doença não é negligenciada. “O paciente é negligenciado. Infelizmente, esses indivíduos, a maioria que tem essas doenças de Chagas, hanseníase, leishmaniose, são indivíduos que têm baixas condições socioeconômicas e com isso pouco poder de pressão”, reforça.
    27m  Publicação: 13/07/2020
  • Que o brasileiro é criativo, isso não é novidade. A característica conhecida por todos, inclusive fora do país, ficou patente neste período em que o mundo foi pego de surpresa. Como aumentar a renda se você é um maestro e teve os shows cancelados? Como usar o tempo para tratar da ansiedade que aumentou no meio do isolamento social? Como pagar as contas que não param de chegar quando o trabalho de tirar fotografias é essencialmente presencial? O Caminhos da Reportagem apresenta exemplos de brasileiros que deram a volta por cima num tempo em que sobreviver a um vírus é só o começo de um desafio. Vamos conhecer brasileiros que aprenderam a lidar com a tecnologia disponível para mudar o percurso de uma jornada antes inimaginável.
    26m  Publicação: 20/07/2020
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem mostra a situação dos trabalhadores informais em meio à pandemia de Covid-19. A população negra é a mais atingida pela informalidade e, quando há um recuo na economia, a primeira a perder os empregos formais. Clátia Vieira, do Comitê Mulheres Negras da ONU, explica que “sempre que tem corte, sempre que precisa arrochar a economia, isso vai refletir diretamente na vida das mulheres negras”. Quase metade dessas mulheres está na informalidade. “Num tempo de pandemia, falar de informalidade também é falar de fome”, complementa. As diaristas, que já tinham vínculos precários, estão entre os grupos mais atingidos. Nossa equipe conversou com três mulheres que tiveram a demanda de trabalho reduzida e recorreram ao auxílio emergencial do governo. Já os entregadores de aplicativos viram o trabalho aumentar durante a fase de isolamento social. Segundo o IBGE, quatro milhões de brasileiros tiram o sustento dessas entregas. Homens, em sua maioria.
    26m  Publicação: 27/07/2020
  • A Ilha do Marajó, no estado do Pará, já foi cantada em versos de carimbó e exaltada por suas belezas naturais. Mas o arquipélago de quase 50 mil quilômetros quadrados, na foz do rio Amazonas, também é cenário de pobreza, falta de saneamento e, agora, de dificuldades no enfrentamento da pandemia de Covid-19. De seus 16 municípios, metade está entre os 45 piores no Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, segundo o IBGE. Uma parceria entre a Associação Paulista de Atacadistas e Supermercadistas e a rede Carrefour, com o apoio do governo federal, enviou no mês de junho para Afuá e Chaves, dois municípios da ilha, cerca de 15 mil cestas básicas para amenizar a situação das famílias mais vulneráveis. O alimento foi levado pela Marinha. A equipe Caminhos da Reportagem viajou a bordo da maior embarcação militar do norte do país para acompanhar a entrega das doações.
    27m  Publicação: 03/08/2020
  • Durante as medidas de distanciamento social, as cidades brasileiras reduziram a oferta dos transportes coletivos e, com a flexibilização da quarentena, o retorno é gradual. O Caminhos da Reportagem ouviu pessoas que dependem de ônibus, metrô, trem e de barcas para se deslocar. Conversou também com motoristas, cobradores, pesquisadores e especialistas em mobilidade. Eles falam das preocupações, desafios e adaptações que têm surgido desde março. O programa também mostra o resultado de uma pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o potencial de contágio nos pontos de ônibus; as novas formas de higienização nas estações e nos vagões de trens e metrôs; e, ainda, a parceria entre uma fábrica de ônibus e uma universidade que traz soluções inovadoras para os transportes coletivos, entre elas, lâmpadas ultravioletas e tecidos para cortinas e poltronas com aditivos antimicrobianos.
    27m  Publicação: 10/08/2020
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem trata da saúde mental das pessoas durante a pandemia e fala da difícil arte de viver um cotidiano repetitivo sem poder sair de casa há meses. O episódio ouviu psicólogos e famílias de crianças com autismo que discutem o isolamento em tempos de covid-19 e mostra como o distanciamento social influenciou na rotina dessas pessoas. Psicólogos tem utilizado de conversas on-line para o tratamento de pacientes em busca de qualidade de vida durante a pandemia. E pais de adolescentes e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tentam voltar a rotina de tratamento atendimento terapêutico presencial, no intuito de reorganizar a rotina dos filhos. Esta edição do Caminhos da Reportagem também entrevistou a blogueira Larissa Stella e os escritores Andrew Oliveira e Fabrício Carpinejar sobre saúde mental e pandemia.
    26m  Publicação: 17/08/2020
  • Nossa equipe seguiu as batidas e passos do carimbó, dança típica do Pará, que desde 2014 é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. “A origem do carimbó vem dos negros que se mestiçaram com os indígenas e com os portugueses e depois se disseminou por todo o estado do Pará” – conta a musicóloga Laurenir Peniche. Já a origem do nome vem de “curimbó”, o tambor utilizado nas rodas da dança. Em Belém, conhecemos a família do mestre Verequete, que foi um expoente de um carimbó mais tradicional, chamado “pau e corda”, sem o uso de instrumentos eletrônicos. Atravessando a Baía do Guajará, desembarcamos na Ilha de Marajó, onde existem 16 comunidades quilombolas, de onde saíram grandes nomes como mestre Damasceno, criador do chamado “Búfalo-Bumbá”, e mestre Diquinho, um dos maiores representantes de um carimbó mais melódico que vem das fazendas de Soure, também no Marajó. De volta ao Rio de Janeiro, gravamos uma entrevista especial com a “Diva do Carimbó Chamegado”, a cantora dona Onete.
    24m  Publicação: 27/08/2020
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou uma missão do Ministério da Defesa a São Gabriel da Cachoeira, o município mais indígena do Brasil, para mostrar o atendimento aos povos indígenas em meio à pandemia de Covid-19.
    24m  Publicação: 31/08/2020
  • O Caminhos da Reportagem desta semana conversou com mulheres que conseguiram romper o ciclo da violência doméstica e criaram projetos para ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo. Em comum? O amparo da lei Maria da Penha, que completou 14 anos no dia 07 de agosto, e uma forte rede de apoio, formada pela família, por amigos e vizinhos. A importância dessa rede é tamanha que alguns estados, como Fortaleza e Distrito Federal, aprovaram leis obrigando os condomínios a denunciarem casos de violência contra a mulher.
    25m  Publicação: 14/09/2020
  • Existem hoje, no Brasil, cerca de 22 milhões de pessoas com mais de 65 anos. Os idosos fazem parte de uma parcela da população que cresceu 20% nos últimos seis anos. Para Marcelo Neri, coordenador da pesquisa “Onde estão os idosos – Conhecimento contra a Covid-19”, “a pandemia pega o Brasil num momento em que a população de idosos é grande, crescente, mas se fosse daqui a 50 ou 30 anos, o problema seria ainda mais relevante”. Desde o início da pandemia, especialistas têm alertado para a vulnerabilidade dos idosos. Porém, como explica o médico e gerontólogo Alexandre Silva, “se você tem um idoso que consegue chegar cheio de saúde, ele não está exposto aos riscos da Covid-19 da mesma forma que uma pessoa idosa que não tenha uma boa condição de saúde”. Muitos idosos estão descobrindo um mundo novo, como no caso da atriz Suely Franco, que recentemente abriu uma conta no Instagram para postar vídeos: “Uma amiga encheu a minha cabeça porque eu gosto muito de contar piada”.
    24m  Publicação: 13/09/2020
  • As formas de exercer a solidariedade precisaram passar por adaptações durante a pandemia do coronavírus. Vários projetos sociais espalhados pelo Brasil têm conseguido se reinventar e, por meio da internet, conseguem chegar aos destinatários levando o que cada um mais precisa naquele momento: alimentos, roupas, alegria e atendimento médico.
    25m  Publicação: 21/09/2020
  • Este programa aborda a falta de acessibilidade de brasileiros com deficiência, pessoas gordas, transexuais, alunos surdos e idosos na capital paulista.
    25m  Publicação: 28/09/2020
  • Que a Amazônia é enorme e cheia de biodiversidade, todos já sabem. Mas, na imensidão da floresta, sempre há lugares novos a serem descobertos. O Parque Nacional de Anavilhanas pode ser um desses lugares: o segundo maior arquipélago de águas fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas, ainda precisa ser conhecido por boa parte dos brasileiros. Pensando nisso, o Caminhos da Reportagem, antes da pandemia da covid-19, colocou a mochila nas costas, alugou um barco e foi conhecer toda a beleza do parque, que é administrado pelo ICMBio e tem 350 mil hectares, divididos entre o município de Novo Airão e a capital do estado amazonense, Manaus. Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, o parque tem, entre suas principais atrações, o projeto de visitação aos botos – animais míticos, cercados de lendas.
    25m  Publicação: 12/10/2020
  • Na semana em que comemora o dia do professor, o Caminhos da Reportagem mostra como a pandemia do novo coronavírus modificou a rotina de vários profissionais e educadores. Quase que de um dia para o outro a sala de aula foi substituída pelas telas do computador e professores se viram diante de um desafio inédito: o fechamento das escolas públicas e particulares, que afetou, só no Brasil, 44 milhões de crianças e adolescentes. Esse fechamento, no entanto, não representou o fim das atividades escolares. Pelo contrário. Levantamento feito pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, mostrou que 96% das redes municipais ofereceram atividades não presenciais, online e offline.
    25m  Publicação: 19/10/2020
  • Ela é conhecida como a “Diva do Carimbó Chamegado” e ele o “Rei do Carimbó Moderno”. Juntos, Dona Onete e Pinduca estão entre os maiores artistas na ativa de Carimbó - ritmo e dança que são marcas registradas do Pará. Mas numa versão contemporânea, com a utilização de instrumentos eletrônicos. Antes da pandemia de covid-19, nossa equipe conversou com os músicos responsáveis pela modernização do carimbó. A cantora Eliana Pittman, que regravou alguns dos Carimbós mais conhecidos de Pinduca, também participa do programa. Para mostrar as “outras batidas de Carimbó”, em contraponto ao ritmo mais tradicional chamado de Pau e Corda, o programa mostra ainda a história de um Carimbó que ganhou destaque nacional na voz de Fafá de Belém, em 1975. “Este rio é minha rua” é uma composição da dupla considerada uma das mais importantes na música popular paraense - Ruy Barata e Paulo André Barata.
    24m  Publicação: 25/10/2020
  • Universidades, farmacêuticas e institutos científicos de todo o mundo dedicados a um mesmo objetivo: desenvolver uma vacina eficaz contra a Covid-19. Uma corrida que envolve pesquisa e tecnologia de ponta, bilhões de dólares investidos e muita expectativa. O Brasil atraiu quatro das pesquisas mais avançadas: da Universidade de Oxford, no Reino Unido; da empresa chinesa Sinovac; da alemã Biontech, com a Pfizer; e da belga Janssen, braço da Johnson&Johnson. Dois desses estudos garantem a transferência de tecnologia para produção nacional da vacina, caso elas se mostrem eficazes. Mas por que o país tem atraído tantos estudos? Segundo Eduardo Vasconcellos, coordenador da pesquisa da Janssen no Distrito Federal, “o Brasil é, possivelmente, dos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o que tem maior qualidade de informações nos centros de pesquisa porque, apesar de todas as nossas desigualdades e problemas, nós somos um país com excelente qualidade técnica de profissionais na área de
    25m  Publicação: 01/11/2020
  • Este episódio faz uma reflexão sobre o espaço público durante a pandemia. Redesenho, novas configurações, a inclusão de novos - e antigos modelos para o uso diferente da rua tal como conhecíamos antes do coronavírus.
    25m  Publicação: 08/11/2020
  • Carolina morreu há mais de quarenta anos e ainda hoje influencia escritores como Rainha do Verso, poeta, atriz e camelô no Rio de Janeiro. E é essa Carolina que você vai ver no Caminhos da Reportagem dessa semana.
    0s  Publicação: 22/11/2020
  • Existem entre 6 mil e 8 mil doenças raras catalogadas pela ciência. Elas afetam em torno de 13 milhões de pessoas no Brasil. São histórias singulares, em diferentes cidades do país, mas que estão conectadas pelo diagnóstico de alguma condição rara. Cada história de vida é singular, mas muitas pessoas com condições raras vivem situações em comum, como o longo percurso em busca de diagnóstico e de tratamento. O Caminhos da Reportagem mostra algumas histórias de quem convive com o adoecimento raro e o que as condições raras têm em comum: são crônicas, estão fora da perspectiva de cura, são de difícil diagnóstico e tratamento, e no Brasil muitas delas são também doenças pediátricas.
    25m  Publicação: 30/11/2020
  • Um turismo de isolamento, que busca a natureza, o distanciamento de grandes centros urbanos, a valorização de áreas rurais e estar com a família. Tendências para um setor que tenta se reerguer em meio à pandemia que abalou o mundo. Para algumas pessoas, a saída encontrada para lidar com a pandemia foi aliar o home office com a possibilidade de ir para um local mais isolado.
    25m  Publicação: 07/12/2020
  • Se estivesse viva, Clarice Lispector teria completado 100 anos em dezembro. Muitos são os mistérios dessa escritora brasileira que fez com que o “estranho” na literatura nos parecesse tão “familiar”. Clarice nasceu na Ucrânia, mas chegou ainda bebê em Maceió e se naturalizou brasileira. “O romance dela não é um romance psicológico, que analisa a mente humana para chegar a determinados dados de comportamento, pelo contrário, ela quer escapar daquilo que chama de “pensamento” para atingir o que está “atrás do pensamento”, analisa a professora da USP Nádia Battella Gotlib. Clarice era ainda uma amante das artes plásticas e amiga de grandes pintores. A questão da “visualidade” também parecia ser uma busca presente para ela no contexto da sua própria literatura. “Muitas personagens de Clarice são artistas, como G.H. (do livro A Paixão segundo G.H.), que é escultora, e, também, a pintora de Água viva, lembrou Benjamin Moser, biógrafo norte-americano de Clarice Lispector.
    26m  Publicação: 20/12/2020
  • 2020 se despede como um ano triste para a humanidade. Uma pandemia fechou portas de casas e fronteiras. Impôs distanciamento entre pessoas, máscaras nos rostos e álcool em gel nas mãos. Levou quase 1,8 milhão de vidas pelo mundo. E deixou muitos planos em espera. A escola da vida mostrou que temos muito o que aprender.
    24m  Publicação: 27/12/2020

Temporada 13

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • Nove em cada dez animais vítimas do tráfico morrem antes de chegar às mãos do comprador. Um relatório da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) aponta que o comércio ilegal pode atingir mais de 38 milhões de animais todos os anos. Quase 80% são aves. Mas as dimensões exatas do crime são difíceis de serem estimadas porque falta no país uma maior estrutura de investigação e combate. Por sua grande riqueza ambiental, o Brasil sempre foi atrativo para os traficantes e nos últimos anos também passou a importar animais ilegalmente para alimentar a sanha dos colecionadores. Quando são resgatados, os animais vão para centros de reabilitação do Ibama ou de parceiros, mas, infelizmente, nem todos os bichos conseguem voltar à natureza. Fazer com que os responsáveis paguem pelo crime ainda é um desafio. Especialistas ouvidos pelo programa afirmam que a penalidade é baixa, de um a seis anos de prisão, e geralmente os juízes optam por aplicar penas alternativas.
    26m  Publicação: 14/02/2021
  • Nada é pequeno quando o assunto é Ceagesp. O Caminhos da Reportagem deste domingo (07-fev-2021) vai mostrar o maior entreposto da América Latina vem que há 51 anos, confirma a vocação de botar comida na mesa de São Paulo e de outros 1500 municípios brasileiros. Por isso, tudo por lá é superlativo: são mais de 3 milhões de toneladas de alimentos, flores e pescados comercializados ao ano; quase R$ 9 bilhões em volume financeiro e uma área de 637 mil metros quadrados, por onde circulam, diariamente, 50 mil pessoas. Isso sem falar nos outros 13 postos pelo interior paulista e dos 18 para armazenagem. Rosana Keuly tinha 22 anos quando se tornou uma das centenas de vendedoras de café na Ceagesp. Mais uma mulher no meio de um mundo prioritariamente masculino. Ela conta como aprendeu a se sentir menos incomodada com as cantadas e onde ela chegou como cafezeira.
    26m  Publicação: 21/02/2021
  • A equoterapia é uma prática terapêutica que tem mostrado, ao longo de décadas, o quanto a interação entre homem e animal pode oferecer benefícios para a saúde. O Caminhos da Reportagem mostra que a equoterapia regulamentada pela lei 13.830 de 2019, vai muito além de um passeio a cavalo. A prática pode melhorar a saúde de pessoas com comprometimentos físicos e mentais e já abrange várias áreas: crianças com problemas de aprendizagem e até adultos com dependência química. Dados da Associação Nacional de Equoterapia (Ande), responsável pela metodologia da prática terapêutica no país, indicam que atualmente mais de 30 mil pessoas se beneficiam do movimento ritmado dos cavalos. Esta edição mostra o treinamento e os cuidados com os animais utilizados nas sessões de equoterapia e ouve pessoas que contam com a ajuda de cavalos para superar o medo e a timidez. O programa mostra também a história de dois atletas paralímpicos brasileiros: Flamarion Pereira e Vera Lúcia Mazzili.
    24m  Publicação: 28/02/2021
  • Dar vida útil maior às peças tem um impacto grande na moda e no meio ambiente. O planeta já não comporta que cerca de 99% dos produtos no mundo sejam descartados após apenas 6 meses de uso, como mostra um levantamento feito pela ONU-Habitat em 2018. A indústria da moda é um dos setores altamente poluentes do planeta, perdendo apenas para setores de químicos, petróleo, plástico e gás. Marcas já começaram a entender que precisam se responsabilizar por produções mais sustentáveis e de quem compram matéria-prima. Além disso, nesse movimento de prolongar a vida útil de peças e acessórios, os brechós ganharam fôlego nos últimos anos: se tornaram mais convidativos ao se modernizar e selecionar peças com mais critérios. O programa mostra como os produtos de segunda mão caíram no gosto do consumidor. Como os brechós se aprimoraram e como a pandemia acabou sendo o empurrão para que pequenos negócios surgissem, principalmente no Instagram.
    25m  Publicação: 07/03/2021
  • O Caminhos da Reportagem conta a história de mulheres que se destacam nas artes, na ciência, nos esportes, na área social e na magistratura. A edição também mostra os diversos entraves para que a igualdade entre homens e mulheres seja realidade. Preconceito, dificuldade de acesso ao mercado de trabalho e de alcançar cargos mais elevados, sobrecarga de tarefas em casa, violência. Essas são algumas das inúmeras questões que as mulheres seguem enfrentando no século XXI. Apesar de conquistas e avanços ao longo dos anos, elas ainda batalham pela igualdade de gênero, pela igualdade de oportunidades.
    26m  Publicação: 15/03/2021
  • “Em algum momento eu consegui perceber que eu conseguia conhecer melhor os livros que eu lia se eu fosse conhecer os lugares onde eles tinham sido escritos. Foi mais ou menos o queeu fui fazer a Transiberiana com a Olívia com dois anos de idade.” Cada uma tem a sua motivação, mas assim como a professora Gabriela Antunes, o que muitas mulheres querem é ultrapassar as barreiras do lar e expandir seus horizontes viajando. A assistente social Jô Feitosa, depois de 30 anos dedicados ao trabalho no sistema penal e cuidando sozinha dos filhos, decidiu ganhar mundo. Já visitou 47 países e fez amigos por onde passou “ é maravilhoso você ter essa idade. Eu ganho muito respeito” Beatriz Caixeta também é uma mulher negra e gorda e que decidiu viajar após a morte do pai. Para ela, uma das fórmulas da viagem solo ser um sucesso é focar no planejamento e na segurança. O Caminhos da Reportagem ouviu também a historiadora Thaís Carneiro e psicóloga e pesquisadora da USP, Mariana Afonso.
    26m  Publicação: 23/03/2021
  • Há 100 anos nascia Maria Clara Machado. Autora de clássicos da dramaturgia, Maria Clara transformou o teatro infantil brasileiro: "A Clara veio com uma estrutura dramática como se fosse uma peça pra adulto. Como se fosse um Moliére. Eram peças mais curtas mas que tinha a apresentação dos personagens, tinha resolução de conflito. Ela não diminuía a percepção, a sensibilidade de criança", destaca Cacá Mourthé, sobrinha da dramaturga e atual diretora de O Tablado. Em 1951, Maria Clara fundou O Tablado, junto com um grupo de artistas e intelectuais do Rio de Janeiro. Com a montagem de peças para adultos no início e, posteriormente, peças infantis, "nos anos 60 Maria Clara está espalhada pelo Brasil. Ela é a referência, não há outras expectativas que possam competir com a Maria Clara", explica Cláudia de Arruda Campos, autora do livro "Artistas Brasileiros - Maria Clara Machado".
    26m  Publicação: 28/03/2021
  • O número de cibercrimes aumentou no Brasil durante a pandemia de covid-19, com mais pessoas conectadas à internet. Os golpes virtuais já existiam, mas pode-se dizer que os criminosos atualizaram as suas táticas de atuação. Histórias de pessoas que sofreram golpes e dicas de como não cair nessas armadilhas estão no Caminhos da Reportagem desta semana. O Brasil é o quarto país mais afetado por ciberataques no mundo. Para se ter uma ideia, mais de 5 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes de clonagem de WhatsApp em 2020, segundo levantamento da PSafe, empresa de segurança digital.
    25m  Publicação: 04/04/2021
  • Cólicas intestinais, desconfortos abdominais, inchaços, diarreias, dermatites, enxaquecas... sintomas comuns às pessoas que sofrem de alguma intolerância alimentar. Ao glúten, ao ovo, à lactose. Isso quer dizer que o pãozinho francês e o café com leite, companhia de tantos brasileiros logo pela manhã, podem fazer muito mal a algumas pessoas. O queijo também. Queridinho de muitos, pode ser o vilão em várias mesas. O Caminhos da Reportagem revela como vivem as pessoas que descobriram alguma restrição alimentar. E mostra como alternativas uma padaria especializada em alimentos para intolerantes e também uma fábrica de laticínios que produz uma linha zero lactose. Também mostra as dificuldades na hora de ir às compras e as diferenças entre as intolerâncias e as alergias.
    25m  Publicação: 12/04/2021
  • O Sítio Roberto Burle Marx é candidato a entrar para a lista do patrimônio mundial da Unesco este ano. O sítio abriga uma coleção de mais de três mil e quinhentas espécies de plantas de regiões tropicais e subtropicais. A antiga casa de Burle Marx é um laboratório para conhecer o comportamento da flora brasileira, até então pouco valorizada nos projetos paisagísticos. A partir dessas experiências, ele criou o jardim tropical moderno, que representou uma mudança de paradigma no paisagismo, uma grande contribuição para a humanidade. Lá também é possível apreciar como o paisagista aproveitou materiais de prédios demolidos em calçamentos, cascatas, portas e fachadas na propriedade. Também estão preservados seus objetos pessoais e um vasto acervo de obras do paisagista, que também foi pintor, escultor e designer de joias. As salas também abrigam a enorme coleção de arte popular que ele adquiriu ao longo da vida.
    26m  Publicação: 18/04/2021
  • Neste episódio o Caminhos da Reportagem mostra o país que o brasileiro vai encontrar nas Olimpíadas, remarcadas para julho de 2021. A pandemia da Covid-19 mudou os planos dos japoneses e do mundo, mas não o estilo de vida de quem nasceu na ilha de 126 milhões de habitantes. As diferenças no cotidiano entre lá e aqui são imensas, mesmo para os descendentes de japoneses no Brasil. Para começar ninguém diz bom dia ou tchau com aperto de mão, abraços ou beijinhos no rosto. Portas e corações se abriram para a reportagem em Tóquio, a capital e Sapporo, no norte do país. As cenas mostram a convivência entre o que é moderno e conservador, lento e veloz, numa cultura que hoje, em tempos de coronavírus, não abre mão de suas máscaras.
    26m  Publicação: 25/04/2021
  • A riqueza da flora brasileira atrai pesquisadores estrangeiros há muito tempo. Os naturalistas bávaros Martius e Spix viajaram pelo Brasil de 1817 a 1821 para coletar e catalogar plantas e seus estudos até hoje servem de referência para os botânicos. Para ter acesso às amostras depositadas em herbários no exterior por eles e outros cientistas, o Brasil criou o programa Reflora, que promove o repatriamento desse material e disponibiliza as informações na internet.
    26m  Publicação: 14/05/2021
  • Com o 5G, a quinta geração da internet, tudo estará conectado. Ela já é uma realidade em alguns países, como a China e a expectativa é que as capitais brasileiras recebam essa inovação até julho do ano que vem. E que essa nova forma de conexão se torne realidade para a maioria dos brasileiros até 2028. Na semana das Telecomunicações o programa discute as possibilidades dessa tecnologia que promete automatizar processos na indústria e na agricultura e possibilita cidades mais inteligentes. Além disso, vai impulsionar a telemedicina, que já teve um grande avanço com a pandemia da covid-19. O 5G promete conectividade e revolução econômica, social e na relação das pessoas com outras pessoas e com os aparelhos, a chamada Internet das Coisas. O programa também mostra como está o acesso à internet em localidades distantes como comunidades quilombolas e indígenas. Aplicações da tecnologia, dificuldades e possibilidades de inclusão social, bem como as reflexões sobre a segurança cibernética, estão em pauta no Caminhos
    25m  Publicação: 12/05/2021
  • De acordo com pais e mães ouvidos pelo Caminhos da Reportagem, o drama de quem tem um parente desaparecido começa no balcão da delegacia. Eles são orientados a voltar para casa e esperar de 24 a 48 horas, vai depender do policial de plantão. “Não temos conhecimento de nenhuma regra que tenha estabelecido prazo de espera para iniciar a busca de uma pessoa desaparecida. Ao contrário, a lei de 2009 estabelece que a busca é prioridade em caráter de urgência”, informa Larrisa Leite, coordenadora-adjunta de pessoas desaparecidas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV.
    26m  Publicação: 17/05/2021
  • No Brasil, uma grande parcela da população precisa se deslocar para buscar atendimento de saúde, principalmente aqueles serviços mais especializados e de mais complexidade. Em um cenário em que 35% da população brasileira não mora no município onde nasceu, um dos motivos para esses deslocamentos é a busca por saúde. Na pesquisa "Regiões de Influência das Cidades, o IBGE mapeou os deslocamentos da população brasileira em busca de serviços de saúde. O estudo listou, por exemplo, 30 cidades para onde um grande número de pessoas se deslocam quando precisam de atendimento especializado e de alta complexidade, como por exemplo, tratamentos especializados com alto custo envolvendo internação, cirurgias, ressonância magnética, tomografia e tratamentos de câncer. O programa conta histórias de famílias que tiveram que sair de suas cidades em busca de diagnóstico e tratamentos de saúde, como câncer, transplantes, insuficiências crônicas e mostra a rede de apoio que acolhe esses pacientes.
    26m  Publicação: 23/05/2021
  • Há pouco mais de um ano, antes do início da pandemia de coronavírus, poucos especialistas poderiam prever que o mercado de trabalho mudaria tanto num espaço de tempo tão curto. Tendências que já vinham despontado, como a flexibilização das jornadas, a transformação digital e o trabalho no exterior foram aceleradas pela pandemia, ampliando as fronteiras do mundo corporativo e transformando profundamente as relações de trabalho entre empresas e colaboradores. – As mudanças mais latentes estão todas associadas ao processo de digitalização, que acabou sendo acelerado em função da pandemia. A mais óbvia de todas é o teletrabalho, o trabalho remoto. Nesse momento é home office porque as pessoas estão ficando em casa, mas em breve vai ser algo como anywhere office. As pessoas vão trabalhar de qualquer lugar, mas vão trabalhar também dos seus escritórios – explica o pesquisador André Micelli, da FGV. O programa vai mostrar as transformações que devem se tornar tendência no mercado de trabalho do futuro.
    26m  Publicação: 30/05/2021
  • Muito do que vai parar no lixo não deveria estar ali. Materiais perigosos são descartados sem cuidado, como pilhas, baterias, lâmpadas e remédios, mesmo já existindo uma legislação que garanta o retorno deles aos fabricantes. Culpa de quem? Nesse processo, chamado logística reversa de resíduos, todos têm responsabilidades, que foram definidas há 10 anos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pela PNRS, é necessário ter uma coleta diferenciada de materiais mais contaminantes, como agrotóxicos e suas embalagens, baterias de chumbo ácido, eletroeletrônicos, óleo lubrificante e suas embalagens, embalagens de aço, lâmpadas, medicamentos, pilhas, baterias, pneus e latas de alumínio. A logística reversa garante que fabricantes, comerciantes e consumidores se responsabilizem, fazendo cada um a sua parte na devolução, recolhimento e reciclagem desses materiais.
    26m  Publicação: 06/06/2021
  • Segundo especialistas entrevistados neste Caminhos da Reportagem, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH é um dos transtornos mentais mais difíceis de ser diagnosticado. Quando não identificado e tratado na infância, o paciente leva os sintomas para a fase adulta e com eles, as consequências: dificuldade de concentração nos estudos e trabalho, procrastinação, baixa autoestima, problemas de relacionamento, só para citar alguns.
    26m  Publicação: 13/06/2021
  • No centenário da morte de João do Rio, o Caminhos da Reportagem relembra a obra do escritor e jornalista que retratou a alma das ruas cariocas. Por um lado, seus textos dão um testemunho das transformações pelas quais passava o Rio de Janeiro, na época a capital do Brasil. Por outro, os livros de João do Rio continuam atuais e ajudam a pensar a cidade que ele associou ao seu nome.
    26m  Publicação: 20/06/2021
  • Após mais de um ano de pandemia, a atenção à saúde mental ganhou espaço e a busca por alternativas aumentou, para minimizar sintomas como estresse, ansiedade, cansaço e solidão. O yoga entra em cena neste momento como uma prática não apenas para o corpo, mas para a mente, que pode ser feito em casa, com as orientações corretas.
    27m  Publicação: 27/06/2021
  • A Vila Maria Zélia inaugurada em 1917 é uma destas preciosidades que resistem ao progresso, às mudanças de hábito e de rotina em casas com pé direito de 4 metros de altura, e vizinhos que se conhecem numa cidade habitada por milhares de anônimos. Há vinte minutos dali, a Vila dos Ingleses nos leva a outra viagem ao tempo e, a céu aberto. O complexo de 28 casas foi construído em 1917 para receber as famílias de engenheiros ingleses que vieram para a reforma da Estação da Luz. O Caminhos da Reportagem revela este patrimônio tombado pelo governo paulista e localizado discretamente entre prédios imponentes – a própria Estação da Luz, a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra – e ruas degradas do centro onde a cracolândia também resiste ao tempo.
    3s  Publicação: 04/07/2021
  • O programa traz pesquisadores e pessoas que participaram de estudos científicos ou que foram beneficiadas de alguma forma pela ciência. Dentre as pesquisas mostradas está o estudo que detecta o câncer a partir da análise da cera de ouvido e também uma borracha capaz de tratar as feridas causadas pelo diabetes. O episódio também mostra o desenvolvimento de um soro a partir do plasma de cavalos para defender organismo afetado pela covid-19, que promete reduzir a carga viral de pacientes leves e moderados, para evitar que a doença evolua para quadros mais graves.
    26m  Publicação: 11/07/2021
  • Mil, setecentos e noventa e sete dias. Esse é o tempo que separa a última Olimpíada, no Rio, em 2016, dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam no próximo domingo, dia 25 de julho de 2021. A pandemia de COVID-19 não levou ao cancelamento imediato da Olimpíada de Tóquio, mas fez com que o evento fosse adiado por mais um ano e alterou, também, a rotina de treinos e expectativas de muitos atletas brasileiros, que viveram nesse período uma preparação fora do comum. O aspecto mental teve um peso significativo ao longo desse último ano e mereceu atenção especial do Comitê Olímpico do Brasil (COB). “Foi difícil, porque tem atleta que já se organiza pra aposentadoria, pra ter filho depois dos jogos, pra casar depois dos jogos. Mais um ano? Você imagina: já são quatro anos, você ter que organizar mais um ano, e ainda numa condição de adaptação” – explica a psicóloga Carla di Pierro. Apesar de toda adversidade, a expectativa de fazer o melhor em Tóquio é o que tem motivado os atletas brasileiros para essa Olimpíada.
    26m  Publicação: 18/07/2021
  • Comunicação e cidadania podem andar de mãos dadas. Com programação para todas as idades. Informação e prestação de serviço. Incentivo à cultura por meio de festivais de música e do cinema nacional. Valorização dos esportes. Programas educativos. Este é o modelo proposto quando o assunto é comunicação pública. Um modelo presente nas principais democracias do mundo. Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão e Austrália. No Brasil, o sistema público está previsto na Constituição Federal de 1988, que estabelece a complementariedade com os sistemas comercial e estatal. Operado pela Empresa Brasil de Comunicação conta com oito veículos, entre emissoras de rádio, agência de notícia e canal de televisão. O conteúdo produzido informa os brasileiros em todo o país e é distribuído de forma gratuita. A Radioagência Nacional tem 4.500 rádios cadastradas com acesso a 80 reportagens por dia, em média.
    26m  Publicação: 26/07/2021
  • O episódio mostra que o Brasil tem aumentado o uso da energia solar. Em 2017, o país ocupava a 26ª posição no ranking mundial de países que mais usam a tecnologia. Em 2019, pulou para a 16ª posição. Reino Unido, Alemanha e Japão são três países que estão no top 10. Eles têm na média a metade do recurso solar que o Brasil tem. O programa mostra que o uso da energia solar junto das residências, pequenos comércios e empresas de uma forma geral tem aumentado. Iniciativas como o Cine Solar, um cinema movido à luz do sol que percorre o Brasil levando arte às comunidades e do Aeroporto de Brasília, que criou uma usina fotovoltaica para abastecer parte do consumo do terminal aéreo também são mostrados. O episódio também mostra uma parceria com o ICMBio e parceiros locais, que instalou pequenos sistemas de energia solar fotovoltaica em comunidades extrativistas isoladas na Amazônia.
    25m  Publicação: 08/08/2021
  • O Brasil levou ao Japão a maior delegação em Jogos Paralímpicos fora de casa. De 24 de agosto a 5 de setembro, 260 atletas, sendo 194 homens e 96 mulheres, vão perseguir a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro de manter o país entre os dez primeiros no ranking de medalhas. Nesta edição do Caminhos da Reportagem atletas veteranos e estreantes de diversas modalidades contam suas trajetórias e sonhos paralímpicos para a repórter Carla Maia. Sem exceção, eles destacam o esporte como fator de inclusão e transformação. A Paralimpíada, criada em 1960, é o maior evento do mundo que reúne pessoas com deficiência. Elas representam 15% da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde.
    27m  Publicação: 23/08/2021
  • Todos os dias lemos que uma celebridade ou influenciador digital foi cancelado na internet. A lista cresce a cada dia. Campanhas propõem que essas pessoas sejam anuladas e percam fãs e seguidores. Mas afinal, o que é a cultura do cancelamento? O Caminhos da Reportagem vai discutir e explicar esse assunto que já foi tema até de prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. O programa mostra histórias de pessoas que tiveram suas vidas mudadas por essa prática de boicote nas redes sociais, como a cantora Carol Konká, a quadrinista Camila Padilha que perdeu emprego e projetos por críticas de racismo, a youtuber Viih Tube, a cantora Nanda Lores e a DJ Vivian Seixas, que além de ter sido quase cancelada, fala dos cancelamentos enfrentados por seu pai, o cantor Raul Seixas, antes mesmo da existência da internet.
    25m  Publicação: 06/09/2021
  • Moradia compartilhada sempre existiu e agora é uma tendência que está ganhando mais espaço. O programa mostra que da república de estudantes ao novo conceito de coliving, existem diversas maneiras de viver em ambientes compartilhados. As repúblicas em Ouro Preto, cidade histórica e universitária em Minas Gerais, são uma tradição. Nossa equipe de reportagem visitou uma delas, a República Aquarius, que, segundo os moradores é a maior república da América Latina e também é tombada pelo Patrimônio Histórico. No Distrito Federal, a Vila dos Abacaxis é um espaço para moradores, adultos, todos profissionais, onde é possível conviver com pessoas de diferentes idades, com diferentes histórias, diferentes trabalhos, diferentes profissões. E em Belo Horizonte, a Casa Circo Gamarra abriga artistas circenses e já recebeu nos últimos quatro anos cerca de 500 pessoas. O programa visitou as três experiências de moradias compartilhadas, e conversou com moradores para saber como é o cotidiano dentro desses espaços.
    26m  Publicação: 13/09/2021
  • O Caminhos da Reportagem, produzido pela TV Feira, afiliada da TV Brasil, leva o telespectador a uma viagem pelo interior da Bahia. O programa mostra o gigantesco reservatório de água doce localizado no coração do Recôncavo baiano, na cidade de Cachoeira. A barragem de Pedra do Cavalo, cria um lago que além de fornecer água potável e energia elétrica para 4 milhões de pessoas, ainda revela um enorme potencial ecológico e turístico, abrindo espaço para a pesca esportiva e a prática de esportes aquáticos como o jet ski, caiaque, vela e skysurf. A exploração de pescados para fins comerciais e a pesca artesanal ocorre em todo o lago. O programa também mostra a importância das cidades históricas do Recôncavo se desenvolveram em torno dessa barragem como Cachoeira e São Félix. Mostra as riquezas da Princesa do Sertão e o legado cultural dessa região, seja na culinária típica local, no turismo religioso, no samba de roda e até no Museu Parque Histórico Castro Alves, que preserva a memória do poeta dos escravos.
    26m  Publicação: 20/09/2021
  • No Brasil, há mais de 10 milhões de pessoas com algum problema auditivo. Destas, 2,7 milhões são surdos. A Língua Brasileira de Sinais - Libras - é o principal meio de comunicação e expressão dos surdos, com estimativas de que mais de 2 milhões de indivíduos usam a língua de sinais. Entre as escolas públicas, é obrigatória a oferta de meios para que alunos surdos possam estudar. O programa mostra uma escola inclusiva, com intérpretes e uma sala de recurso para os alunos surdos. Mostra também uma parceria entre o Grupo de Usuários Java do DF e o Instituto CTS que desenvolveu uma solução em Libras para sites, o Rybená - um avatar que interpreta em libras o conteúdo dos sites. O episódio também traz exemplos de inclusão como o desenvolvimento de um desenho animado em Libras e também o grupo musical Surdodum que é referência internacional de música feita por surdos.
    26m  Publicação: 27/09/2021
  • Em tempos de pandemia, histórias de pessoas que conseguiram transformar suas vidas ou a realidade em que vivem emocionam e viralizam nas redes sociais. O programa conta histórias de pessoas que enfrentaram grandes obstáculos, sejam sociais, físicos ou econômicos, e conseguiram romper barreiras. O episódio mostra a bailarina Vitória Bueno, que nasceu sem os braços e brilha nos palcos desde os 5 anos. A modelo Maju de Araújo, com síndrome de down que é uma estrela no mercado de beleza e o fotógrafo Ranimiro Lotufo, que não deixou de praticar esportes radicais mesmo depois de perder uma perna em um acidente com um parapente. O episódio também mostra três brasileiros que, por meio da educação e do esporte, conseguiram transpor cenários de pobreza e vulnerabilidade social.
    26m  Publicação: 07/10/2021
  • Imagem mais famosa do Brasil, o Cristo Redentor completa 90 anos e a história da sua construção ainda é pouco conhecida dos brasileiros. O Caminhos da Reportagem vai falar do projeto audacioso que foi erguer um monumento de 38 metros de altura, no alto do morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar. E com os braços abertos.
    27m  Publicação: 12/10/2021
  • As vacinas contra a covid-19, desenvolvidas por laboratórios e universidades, estão mudando o rumo da pandemia no mundo. Mas a importância da vacinação vai além do momento atual. O Caminhos da Reportagem desta semana trata da história da vacina, de como ela ajudou a deixar doenças no passado e de quais as perspectivas para o futuro.
    26m  Publicação: 18/10/2021
  • Uma síndrome específica do mundo do trabalho, que é resultado de níveis devastadores de estresse. É a Síndrome de Burnout. O termo, traduzido do inglês, significa queimar completamente. O Caminhos da Reportagem vai mostrar como o excesso de trabalho leva ao burnout, os sintomas e tratamentos da síndrome e exemplos de quem passou por isso e mudou de vida.
    26m  Publicação: 25/10/2021
  • Um super microscópio. É assim que a comunidade científica define o Sirius, laboratório desenvolvido no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, localizado em Campinas, São Paulo. Com cerca de 68 mil metros quadrados de área construída, o Sirius foi estrategicamente pensado e projetado para usar uma luz abundante no Universo em favor da ciência no planeta Terra: é a luz síncrotron. O Caminhos da Reportagem vai até Campinas para mostrar como esta radiação otimizada em aceleradores de partículas ajuda a enxergar, em meio digital, a estrutura de matérias, como proteínas e até átomos, como se fosse uma poderosa lupa. Algo tão tecnológico, mas que pode afetar diretamente o dia a dia das pessoas, especialmente, em áreas como meio ambiente, energia, agricultura, medicina e até astronomia. O episódio mostra porque o Sirius tem mostrado avanços científicos que levam o nome do Brasil à dianteira das pesquisas no mundo.
    26m  Publicação: 08/11/2021
  • Quase a metade dos empreendedores brasileiros são mulheres sendo que 4 em cada 10 dessas mulheres começam os seus negócios sem capital. O acesso ao crédito é um dos principais problemas e a solução encontrada por muitas delas, passa pela união e a solidariedade.O Caminhos da Reportagem deste domingo irá mostrar algumas das histórias dessas mulheres no estado do Rio de Janeiro. Em Madureira, zona norte do Rio, a Feira das Brecholeiras reúne mulheres que vendem roupas e brinquedos usados embaixo do viaduto do bairro, em frente à calçada da Cufa (Central Única das Favelas). Formada por 120 mulheres, a maioria microempreendedoras individuais, elas contam com o apoio da Cufa e lançaram até um cartão pré-pago com o nome “Brecholeiras”. Já em Atafona, distrito de São João da Barra, norte fluminense, o programa irá mostrar a cooperativa Arte Peixe, formada por mulheres esposas e filhas de pescadores, na sua maioria. A partir de cursos de capacitação e da ajuda de um engenheiro de alimentos, elas investiram em i
    27m  Publicação: 14/11/2021
  • O Caminhos da Reportagem vai mostrar como ter acesso ao planejamento financeiro pode mudar vidas. No Brasil, cerca de 74% das famílias estão endividadas. No entanto, mesmo em uma realidade de alto desemprego educadores e planejadores financeiros garantem que é possível se organizar, mesmo ganhando pouco. O programa ouviu histórias de pessoas que tiveram que priorizar gastos, cortar despesas e passaram a economizar e até investir. E isso pode começar desde cedo. Crianças de uma escola municipal em Jacareí, interior de São Paulo, têm usado a plataforma digital Tindin Escola que, por meio de simulação e brincadeiras ensina as crianças sobre indicadores financeiros, prioridades de consumo, empreendedorismo e investimento. A plataforma faz parte de uma startup de educação financeira.
    25m  Publicação: 09/12/2021

Temporada 17

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • Eram pouco mais de 8h30 do dia 1º de fevereiro de 1974, uma sexta-feira cinzenta em São Paulo, quando um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado do Edifício Joelma, no centro da capital, deu início àquela que foi, por décadas, a maior tragédia da cidade. As chamas avançaram rapidamente por carpetes, forros de espuma e divisórias de madeira do 12º andar. Quando o fogo chegou às escadas, não encontrou barreiras: em poucos minutos bloqueou a única saída e começou a se espalhar prédio acima, atingindo o 23º andar em cerca de meia hora. Cerca de 750 pessoas estavam no prédio. Mais de 300 ficaram feridas, e pelo menos 181 morreram. O programa Caminhos da Reportagem relembra o incêndio do Edifício Joelma a partir de entrevistas com sobreviventes, testemunhas, bombeiros, jornalistas e especialistas em segurança contra incêndios.
    26m  Publicação: 04/02/2024
  • Estimativas mostram que cerca de 20% das gestações não evoluem, resultando em perdas gestacionais. Este episódio de Caminhos da Reportagem conta histórias de mulheres que perderam bebês e como elas enfrentaram o luto.
    28m  Publicação: 18/02/2024
  • Um ano após a explosão da emergência humanitária na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, a equipe do Caminhos da Reportagem volta ao local para avaliar o que mudou nesse período. “A gente passava ali no sobrevoo e via as pessoas totalmente tranquilas dentro da terra indígena. Era como se fosse a casa delas. Hoje ainda tem garimpeiro lá dentro, mas você já percebe a mudança: eles não estão mais à vontade como estavam antes”, afirma a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Ainda segundo o governo, a operação federal para expulsar garimpeiros do território Yanomami, que teve início em janeiro de 2023, provocou uma queda de 80% na extração ilegal. Procurador da República em Roraima, Alisson Marugal avalia essa diminuição como “espetacular”, mas faz ressalvas: “essas operações contundentes perduraram até agosto, setembro, outubro, quando nós percebemos um enfraquecimento das ações. A partir daí, começaram a surgir denúncias de lideranças indígenas de que o garimpo estava retornando”, diz Marugal.
    25m  Publicação: 26/02/2024
  • O menino do interior de São Paulo que cresceu entre os cafezais, levou Brodowski para suas telas. E também retratou o Brasil para o mundo. O pintor, que hoje teria 120 anos, teve uma produção intensa, fez mais de cinco mil obras, que pincelaram a inocência e leveza infantil, mas também as mazelas e desigualdades do país. “Quando você olha para a obra do Portinari, você fica surpreendido pela vastidão da temática, ele denuncia a injustiça social, a desigualdade que sempre existiu no país e isso é uma das marcas fortes dele”, afirma João Candido Portinari, filho do pintor. Ele é o criador e diretor do Projeto Portinari, responsável pelo resgate da vida e obra do artista, assim como preservação de memória para as próximas gerações. Nascido em Brodowski, interior de São Paulo, Portinari deixou a cidade aos 15 anos para estudar no Rio de Janeiro. Mas sempre voltava e de lá surgiram suas inspirações para quadros, como a série Os Meninos de Brodowski.
    29m  Publicação: 03/03/2024
  • Uma grande parte da população brasileira coloca a mão na frente da boca ao sorrir. Esconde as mutilações que sofreu durante a vida: a retirada dos dentes. “A cada 4 pessoas no Brasil que têm 65 anos ou mais, 3 são desdentados”, afirma Gilberto Pucca, professor de Odontologia da Universidade de Brasília (UnB). A saúde bucal é o tema do deste episódio do Caminhos da Reportagem. A partir de maio de 2023, passou a ser obrigatória a garantia de atendimento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Gestores municipais, estaduais e federais não podem mais se negar a colocar a saúde bucal a serviço da população”, afirma Doralice Severo da Cruz, coordenadora-geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde. A equipe do Caminhos da Reportagem viajou pelo país para mostrar como tem sido, na prática, a garantia desse direito.
    28m  Publicação: 10/03/2024
  • A PRIMEIRA FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO FOI CUMPRIDA NO DIA 17 DE MARÇO DE 2014. EM UMA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA, A POLÍCIA FEDERAL FOI ÀS RUAS COM 81 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO E UM OBJETIVO: DESARTICULAR UM GRUPO SUSPEITO DE LAVAGEM DE DINHEIRO. A primeira fase da Operação Lava Jato foi cumprida no dia 17 de março de 2014. Em uma manhã de segunda-feira, a polícia federal foi às ruas com 81 mandados de busca e apreensão e um objetivo: desarticular um grupo suspeito de lavagem de dinheiro. Para transformar recursos com origem ilícita em dinheiro limpo, a quadrilha usava, segundo as investigações, a contabilidade de uma lavanderia instalada em um posto de combustíveis de brasília. Daí o nome da operação.
    27m  Publicação: 17/03/2024
  • O Caminhos da Reportagem percorreu padarias e confeitarias tradicionais e sustentáveis no Brasil. O Rio de Janeiro do artista plástico francês Debret contava com apenas seis padarias em 1816. A informação é do próprio Debret, considerado um dos primeiros cronistas da vida urbana brasileira. Práticas e cheias de charme, as padarias e confeitarias representam um setor que vem crescendo no Brasil desde 2018. E experimentar esses sabores pode ser uma deliciosa forma de se aproximar um pouco mais da nossa cultura. “O aparecimento das padarias no Brasil vai se dando por caminhos diversos. Onde começava ter a urbanização, a formação de vilas e freguesias, ali começava também comércios a se estabelecer no padrão de padarias, conta o historiador Augusto Cezar de Almeida Neto, autor do livro “A História da Panificação Brasileira”. “A confeitaria se tinha em vários locais maiores onde a elite da cidade ia se encontrar”, complementa.
    27m  Publicação: 12/04/2024
  • O Caminhos da Reportagem que vai ao ar neste domingo, 31 de março, discute os desdobramentos, ainda hoje presentes, do golpe militar que há 60 anos colocou fim ao governo de João Goulart. Uma após a outra, tropas do exército aderiram à sublevação iniciada em Juiz de Fora, na madrugada daquele 31 de março de 1964. O movimento teve apoio de setores conservadores da política e da sociedade, de empresários, da Igreja Católica e das Forças Armadas. Castello Branco assumiu a presidência em 15 de abril, tornando-se o primeiro dos cinco presidentes-generais. A ditadura civil-militar iniciada ali durou 21 anos. A atriz Dulce Muniz lembra bem daquele dia. Ela ouviu o anúncio pelo rádio: “Veio uma voz… a partir deste instante, a Rádio Nacional passa a fazer parte da cadeia da legalidade. Pronto. Estava dado o golpe. Eu tinha 16 anos.”
    25m  Publicação: 02/04/2024
  • O Caminhos da Reportagem dessa semana vai mostrar como as mudanças climáticas e a adaptação do mosquito têm contribuído para a epidemia da doença. O programa aborda desde a identificação dos sintomas e sinais de alerta, passando pela importância da vigilância ambiental e eliminação do mosquito, até novas iniciativas de combate à doença, como a vacinação e a liberação de insetos com uma bactéria que os impede de transmitir a dengue.
    27m  Publicação: 14/04/2024
  • O Caminhos da Reportagem dessa semana traz à tona questões históricas, raciais e sociais, que perpetuam a lógica de que o trabalho do cuidado deve ser exercido de forma gratuita, por mulheres, majoritariamente negras. Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada), realizado em 2014, estimou que o trabalho exercido gratuitamente de cuidados com idosos dependentes, caso fosse remunerado, geraria cerca de 1 bilhão de reais ao ano. Nessa mesma linha, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano passado, mostrou que o trabalho de cuidado, exercido majoritamente por mulheres, caso remunerado, somaria 13% ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
    25m  Publicação: 21/04/2024

Temporada 14

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • O transtorno da compulsão alimentar é caracterizado pela perda de controle da quantidade de alimentos que se ingere. São episódios recorrentes em que a pessoa come até se sentir muito cheia e depois sente culpa e tristeza. As causas podem ser biológicas, genéticas, psicológicas e socioculturais. A pressão estética é um dos fatores por trás do transtorno que, é mais comum entre mulheres, mais cobradas em relação ao corpo. E quanto mais faz dieta, mais tendência a pessoa tem de ter compulsão alimentar, alertam os especialistas no assunto. O problema se agravou na pandemia de Covid-19 porque os gatilhos estão mais presentes: mais tempo em casa, conflitos intrafamiliares, comida estocada, medo e ansiedade. O Caminhos da Reportagem entrevistou pessoas que convivem com o transtorno e especialistas para discutir causas e recursos para lidar com a compulsão alimentar.
    26m  Publicação: 16/01/2022
  • Quarenta anos depois do primeiro caso confirmado de Aids, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu metas para acabar com a epidemia de Aids até 2030. O programa conta histórias de quem vive com HIV, e mostra como está a situação no Brasil, quais as possibilidades de prevenção e tratamento - e as dificuldades para acessá-las, além da expectativa por uma vacina contra o vírus. No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento e, ao fazerem tratamento, 95% delas são consideradas indetectáveis e não transmitem o HIV por via sexual. O tratamento e as formas de prevenção também é outro tema tratado no programa. Eles evoluíram muito nos últimos 40 anos. Especialistas citam a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) como ferramentas de impacto no controle da transmissão do HIV.
    27m  Publicação: 23/01/2022
  • O programa mostra como a energia nuclear está presente na vida do brasileiro.Ainda incipiente no Brasil, a irradiação de alimentos é um tipo de uso da energia nuclear para prolongar a vida útil de produtos. a técnica elimina, nos alimentos, microrganismos e retarda o amadurecimento, prolongando o prazo de validade. Na área da saúde essa energia é muito conhecida. Além dos radiofármacos que são utilizados na oncologia para os exames de precisão na detecção do câncer, Outro caso recente de sucesso é na pesquisa do Coronavírus. O ipen, que já havia usado a irradiação para inativar o vírus da dengue, conseguiu, junto com o Instituto Butantan, usar a técnica contra o vírus da Covid-19. Outro exemplo do uso da energia está sendo empregado na construção do reator para o primeiro submarino nacional com propulsão nuclear. A tecnologia vai possibilitar que a embarcação fique submersa por meses, só vindo à superfície devido a tripulação ou abastecimento de alimentos.
    26m  Publicação: 31/01/2022
  • Identificar, catalogar, organizar, categorizar os objetos de desejo. Esses são alguns dos caminhos trilhados pelos colecionadores. Um mundo diferente e repleto de significados. O Caminhos da Reportagem mostra o universo dos colecionadores e de suas coleções. São apaixonadas pelos "action figures”- réplicas articuladas de grandes personagens de séries e filmes, colecionadores de vinis e até aqueles que colecionam tvs antigas. O programa mostra também a artista plástica Betty Bettiol que é uma grande colecionadora da arte popular brasileira. Por mais de 20 anos ela reuniu um acervo valioso com trabalhos de Tomie Ohtake, azulejos de Athos Bulcão, esculturas de Alfredo Ceschiatti, mobiliário de Sérgio Rodrigues, xilogravuras de J. Borges, bonecas de barro de Dona Isabel e muitas outras.
    27m  Publicação: 07/02/2022
  • Em um mundo que se fala cada vez mais de metaverso, nanorobôs e inteligência artificial, surge uma nova geração que terá um contato mais natural com esse tipo de tecnologia: a geração Alpha. Crianças nascidas entre 2010 e 2025 provavelmente terão um raciocínio mais voltado para a lógica digital, mas perdem o que a era analógica oferecia. Mas será que apenas a tecnologia vai importar daqui para frente para classificar uma geração?
    26m  Publicação: 14/02/2022
  • O programa Caminhos da Reportagem revisita a Semana de Arte Moderna ao completar100 anos e mostra a influência nas artes. Na música, mostra como a MPB e o Tropicalismo foram sacudidos pela descoberta de um Brasil profundo e as expressões artísticas populares, como os Reis do Congo, tambor de mina, o pastoril e o maracatu. Parte da memória imaterial do país está preservada graças às missões de pesquisas folclóricas que Mário de Andrade organizou. A partitura original da música Tropicália, que é um dos marcos do movimento liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, é mostrada pelo maestro Júlio Medaglia, que fez o arranjo e explica a ligação do movimento com Heitor Villa Lobos, expoente da Semana de Arte de 22. Na literatura, a atriz e slammer Luz Ribeiro recita trechos de Pauliceia Desvairada, considerado o primeiro livro de fato de poesia moderna publicado. Episódio ainda traz depoimentos da sobrinha neta de Tarsila do Amaral, de historiadores e pesquisadores ajudam a entender o que foi a Semana.
    27m  Publicação: 20/02/2022
  • Uma gastronomia que transforma a vida das comunidades. Sabores que trazem memórias culturais e ainda promovem o não desperdício dos alimentos. Tudo isso aliado à remuneração justa e capacitação dos trabalhadores. Essa é a proposta do movimento da gastronomia social que o Caminhos da Reportagem apresenta. Nossa equipe foi até a comunidade quilombola Cafundá Astrogilda, na Zona Oeste da cidade do Rio, para conhecer o restaurante que funciona lá, aberto ao público, sob o comando de duas mulheres quilombolas. Certificada em 2014 pela Fundação Cultural Palmares, a comunidade, localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, é composta por descendentes da matriarca Astrogilda, que dá nome ao local. Na comunidade quilombola, moradores lutam para manter as tradições, incluindo a culinária, e buscam a segurança alimentar por meio da utilização das chamadas “plantas alimentícias não convencionais”, como a ora-pro-nóbis e a taioba, que crescem naturalmente no local. “A nossa culinária, desde criança, era uma culinária em
    26m  Publicação: 13/03/2022
  • A malária é uma das doenças parasitárias mais antigas do mundo. Em 2021, o Brasil registrou 145 mil casos da doença. Considerada uma doença negligenciada, de acordo com classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária é tema deste episódio. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios e falta de apetite. A malária tem cura, mas pode evoluir para formas graves em poucos dias se não for diagnosticada e tratada corretamente. O Amazonas foi o estado que mais registrou casos de malária em 2021, quase 40% dos casos do país. Em Manaus e região, é comum encontrar quem já teve malária várias vezes. Por ser uma doença endêmica, ela infelizmente, é muitas vezes banalizada pela população. Mas especialistas explicam que quanto mais infecções a pessoa tem, a possibilidade de agravar é muito maior.
    26m  Publicação: 20/03/2022
  • A criação de clubes de leitura no Brasil já era uma tendência antes da pandemia, mas teve um reforço na onda das reuniões on-line. Existem clubes para todo tipo de público. Os estudantes da escola municipal Dom João VI, no Rio de Janeiro, são estimulados a ler no projeto Lê Comigo. Na Maré, a biblioteca Lima Barreto reúne crianças para compartilhar histórias. Em mais de 70 cidades de São Paulo leitores com mais de 60 anos têm acesso a uma biblioteca digital no Clube 6.0. A diversidade de autores é uma marca dos clubes como Leia Mulheres e Leituras Decoloniais. Influenciadores digitais, como Tatiany Leite e Pedro Pacífico, aproveitaram seus canais para criar clubes de leitura. Esta edição conta com o apoio de gravação do Observatório do Livro e da Leitura, Redes da Maré e Leia Mulheres em Nossa Senhora da Glória (SE) e Uberlândia (MG).
    27m  Publicação: 28/03/2022
  • Leishmaniose e Doença de Chagas são doenças que têm muito em comum: são transmitidas por insetos, e são consideradas negligenciadas. As duas estão presentes em diversas regiões do Brasil. O Caminhos da Reportagem viaja a dois Estados no Brasil – Mato Grosso e Pernambuco - para contar histórias de quem convive com estas doenças. Em Recife, mostra a Casa de Chagas, a primeira totalmente dedicada ao tratamento dessa doença no mundo. Referência no país, oferece tratamento gratuito que vai desde consultas, exames até o controle para o marca-passo utilizado por muitas pessoas acometidas pela doença de chagas que é causada pelo barbeiro. Já a leishmaniose, causada pelo protozoário Leishmania e transmitida pela picada do mosquito palha pode causar lesões na pele, mucosa e acometer vísceras e órgãos internos. Nossa equipe ouviu, médicos, pacientes, pesquisadores e especialistas para falar das principais formas de tratamentos, cuidados e medicações no combate a essas doenças.
    27m  Publicação: 13/04/2022
  • Criada há 3 décadas para assegurar a inclusão no mercado de trabalho brasileiro, a lei de cotas tem realmente dado oportunidades, mas ainda enfrenta desafios para ser amplamente cumprida. No país, as empresas com cem funcionários ou mais são obrigadas pela lei a destinar vagas para pessoas com deficiência. Atualmente, cerca de 372 mil profissionais com deficiência estão empregados na Administração Pública, em empresas públicas e sociedades de economia mista e nas empresas privadas, o que representa uma ocupação de apenas 53% das vagas reservadas. Em municípios menores, as chances de postos formais são mais reduzidas, porque os pequenos negócios da economia local não estão sujeitos à obrigatoriedade de reserva de vagas. O Caminhos da Reportagem foi conhecer pessoas com deficiência que vivem em Soure e Salvaterra, na ilha de Marajó, no Pará., e também na capital Belém. O programa ainda mostra iniciativas positivas em São Paulo e a parceria entre Brasil e União Europeia para aprimorar a inclusão.
    27m  Publicação: 18/04/2022
  • Ao declamar poemas ao som do instrumento da lira, os poetas gregos inauguraram a tradição do canto lírico, importada da Europa e hoje presente em todo o mundo. O Caminhos da Reportagem desta semana mostra os desafios da profissão no Brasil, uma escolha que envolve muito estudo, prática, dedicação e luta para se destacar nesta arte.
    26m  Publicação: 24/04/2022
  • O programa mostra histórias que se misturam com as de 717.947 venezuelanos que entraram no Brasil de janeiro de 2017 a março de 2022 fugindo da crise do país vizinho que resultou, até agora, na migração de mais de 6 milhões de venezuelanos. Quase metade (47%) desses imigrantes decidiram viver no Brasil. O país teve que pensar uma estratégia para abrigar essas pessoas. Criada em 2018, a operação acolhida desenvolveu um sistema para receber, orientar, acolher e interiorizar esses venezuelanos. O governo brasileiro flexibilizou regras para autorizar rapidamente os pedidos de residência e refúgio. E um plano para interiorizar essas pessoas foi criado para aliviar as cidades que são a primeira parada desses imigrantes. Muitos aguardam a oportunidade de reencontrar a família ou amigos que vieram antes.
    27m  Publicação: 01/05/2022
  • A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa cuja transmissão é respiratória. É uma das vinte doenças tropicais negligenciadas, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Acomete uma parcela mais pobre da população mas a doença tem cura, e o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa esteve no Mato Grosso e no Amazonas e vai contar histórias que quem vive com a doença e enfrenta preconceitos. Vai falar também dos desafios para o melhor cuidado dessas pessoas e os novos testes complementares para o diagnóstico da hanseníase que estão sendo fornecidos pelo Ministério da Saúde.
    27m  Publicação: 08/05/2022
  • Há 134 anos, a escravidão no Brasil era abolida. O país foi o local na América que mais recebeu negros cativos: 4,86 milhões de africanos escravizados, entre os séculos 16 e 19, segundo o Banco de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos, que contém informações de mais de 35 mil viagens de navios negreiros. Mas até hoje, a escravidão ainda ecoa na sociedade brasileira. Na semana em que se lembra esse período do país, o Caminhos da Reportagem traz um pouco da história e das consequências para o país, com o episódio A luta pela abolição, produzido pela TV Feira, parceira da TV Brasil.
    27m  Publicação: 15/05/2022
  • A xilogravura, arte de produzir gravuras a partir da madeira, é o tema do Caminhos da Reportagem. A técnica chinesa do século VI, difundida na Europa medieval, se tornou importante meio de impressão de livros. No Brasil, ganhou terreno no Nordeste, onde se aliou ao cordel. Fez escola no contexto do Modernismo brasileiro e tem lugar garantido na arte contemporânea. Nossa parceira TV Pernambuco foi a Bezerros para mostrar o ateliê de J. Borges, um dos maiores mestres da xilogravura e patrimônio vivo do estado. No bairro da Lapa, no Rio, conhecemos o paraibano Ciro Fernandes, que ilustrou livros de grandes escritores, como Rachel de Queiroz. Um dos maiores nomes das artes no Brasil, Maria Bonomi, abriu o seu ateliê para a nossa equipe. Ela inovou ao produzir gravuras em grandes dimensões, chegando à chamada arte pública.
    27m  Publicação: 22/05/2022
  • Para mostrar as alternativas oferecidas pela rede pública que estão ao alcance de toda a população, o programa revela Hospitais que oferecem atendimentos pelo SUS e que são referências em saúde no país. Entre eles, estão: O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, (o ICESP), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru (Centrinho), o Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, que é referência em tratamento oncológico e transplante de medula óssea e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Em todos esses centros médicos, o episódio mostra histórias emocionantes de quem luta contra limitações e doenças e recebe amparo, humanização nos cuidados, tecnologia de ponta nos tratamentos e gratuidade desses serviços.
    26m  Publicação: 29/05/2022
  • Impulsionado pela descoberta do petróleo e com quase 3 milhões de habitantes, sendo 80% deles estrangeiros, os Emirados Árabes Unidos têm atraído turistas do mundo inteiro. Ali também está o maior shopping do mundo, o maior arranha-céu e o hotel mais luxuoso. Outra grande atração é o Museu do Futuro, onde é possível fazer uma viagem no tempo e imaginar o mundo e a tecnologia daqui a 50 anos. Com o número crescente de turistas brasileiros que chegam aos Emirados, aumentou também a procura por guias que falem português. E a relação entre o Brasil e o mundo árabe vai além. O comércio bilateral já atingiu um nível expressivo. São 14 bilhões de dólares de exportações brasileiras para o mundo árabe, e nas importações são 10 bilhões de dólares, ficando somente atrás da China e dos EUA no comércio exterior. O programa também mostra brasileiros que apostam no comércio com o mundo árabe, empreendem na gastronomia e até nas artes, com a dança do ventre.
    27m  Publicação: 19/06/2022
  • O Caminhos da Reportagem mostra as histórias que marcaram a Independência do Brasil e os movimentos que nortearam esse processo. Além do grito do Ipiranga, o episódio evidencia a guerra na Bahia, que só aderiu ao império brasileiro em julho do ano seguinte. O programa ainda mostra os nomes que se destacaram na separação de Brasil e Portugal. Este é o caso da futura imperatriz do Brasil, a Princesa Leopoldina, considerada uma das arquitetas da independência. Mas a história do país também deve muito a ilustres desconhecidas como a baiana Maria Quitéria que chegou a se alistar no exército brasileiro se passando por homem. E pelo feito, ela chegou a receber uma condecoração de Dom Pedro. Histórias ainda como a faceta de músico de Dom Pedro I e a participação de personagens ingleses, como o Almirante Cochrane, no nosso processo de independência são outros destaques do programa.
    24m  Publicação: 04/09/2022
  • O que define se uma pessoa é velha ou não? Há um parâmetro cronológico, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que define o idoso como aquele acima dos 60 anos. Há ainda critérios biológicos de mobilidade e força que ajudam a delimitar a juventude e a velhice. Independentemente do marcador, essa população cresce em ritmo acelerado no Brasil e no mundo - e eles não querem mais ser enxergados como “os inativos”. Já são mais de 30 milhões de brasileiros acima dos 60 anos que estão construindo uma nova forma de envelhecer. Esse é o tema do episódio Envelhecer: meu tempo é hoje, do Caminhos da Reportagem.
    26m  Publicação: 11/09/2022
  • A Guiana é vizinha do Brasil, mas pouco conhecida por aqui. Apesar de compartilhar o clima tropical e a Floresta Amazônica, há muitas diferenças entre os dois países. A equipe do Caminhos da Reportagem foi até lá e conheceu pessoas, histórias, comportamentos e sonhos que nos revelaram um país alegre, com oportunidades e muitas expectativas de crescimento. A descoberta de petróleo em águas profundas deu à Guiana um novo fôlego para o futuro.
    26m  Publicação: 26/09/2022
  • A retomada do turismo no pós-pandemia passa pela busca pelos destinos rurais. A Organização Mundial do Turismo (OMT), entidade ligada à Organização das Nações Unidas, aponta como tendência o turismo próximo de casa, atividades ao ar livre e na natureza. Na zona rural da capital do país, o crescimento do turismo na região já é notado.
    27m  Publicação: 28/09/2022

Temporada 10

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • Nossa equipe de reportagem ouviu agricultores do Agronegócio se queixando da seca e partindo para uma iniciativa inédita no país: o monitoramento da água usada na lavoura, com todos de olho em quem desperdiça ou gasta mais para produzir. No belo cenário do norte do país, ambientalistas e indígenas mostram os efeitos de barragens, incêndios e poluição dos rios quando o manejo da água é mal feito.
    53m  Publicação: 01/08/2018
  • O Caminhos da Reportagem acompanhou os últimos meses de funcionamento do lixão da Estrutural, que foi fechado no dia 20 de janeiro de 2018. Considerado o segundo maior lixão do mundo, ficando atrás somente da Indonésia, durante 60 anos foi a única fonte de renda para milhares de famílias.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra que a internet pode ser um instrumento e tanto para fazer o bem, unir semelhantes, mobilizar pessoas, concretizar sonhos, tudo graças a seu enorme poder de mobilização. A reportagem registra, ainda, como a união de pessoas através do ambiente virtual transborda para a vida real e ajuda grupos carentes e discriminados, como jovens LGBT; revigora o jornalismo através de agências de notícias independentes.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem foi até o Cazaquistão, uma ex-república soviética, na Ásia Central, mostrar um país que surpreende pelas belezas naturais, pelo frio intenso e pela semelhança de sua novíssima capital, Astana, com a nossa Brasília. As duas são cidades planejadas. Independente desde 1991, o Cazaquistão tem uma história bem mais antiga, que remonta o tempo dos Cossacos que habitavam a região.
    55m  Publicação: 25/01/2019
  • A equipe do Caminhos da Reportagem esteve nos estados do Pará, Amapá, Distrito Federal, Alagoas e São Paulo para retratar as diferentes realidades do saneamento básico do país. O programa mostra que a falta de saneamento básico pode trazer uma série de doenças e causar vários impactos ao meio ambiente.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como vivem as refugiadas que vem para o Brasil em busca de uma nova vida. São mais de 80 nacionalidades, a maioria da África, Oriente Médio e Haiti. Até 2012, a Cáritas, que atende refugiados há 40 anos em São Paulo e no Rio, recebia no máximo 10% de mulheres solicitantes de refúgio. Nos últimos cinco anos, o cenário mudou: mais refugiadas chegam sozinhas ou com crianças, sem os companheiros, sem a família.
    54m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem trata de duas doenças que são velhas conhecidas dos brasileiros e que voltaram a assustar a população: o sarampo e a febre amarela. A ocupação maior de áreas silvestres e a grande circulação da população pelo país fizeram com que o número de casos da febre amarela aumentasse sensivelmente desde o ano passado. Para evitar que o vírus chegue a áreas urbanas de maior densidade habitacional, o Ministério da Saúde optou por uma campanha nacional de imunização. Desde 1942 não há casos de febre amarela urbana no Brasil e a intenção é evitar que o vírus chegue aos grandes centros, o que obrigaria uma vacinação em massa.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem traz a discussão sobre o aborto, feita com mulheres, especialistas, médicos e religiosos. O tema, considerado um tabu, mobiliza, além da sociedade civil, políticos e judiciário – desde março de 2017 corre uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, em todos os casos. O programa também mostra como funciona o serviço de aborto legal, para os casos permitidos por lei: gravidez resultante de violência sexual, risco de vida pra mulher e anencefalia. Além disso, correspondentes nos Estados Unidos, Portugal e Argentina explicam como funciona a legislação e como está o debate em cada um desses países.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra o processo criativo de Gal Oppido, fotógrafo que teve sua conta em redes sociais várias vezes bloqueada; a primeira entrevista do artista censurado no MAM, uma entrevista com a artista do corpo Lucilene Moreira, que trabalha como modelo nu há 30 anos; uma entrevista com Gaudêncio Fidellis, curador do Queermuseum; e entrevista especialistas e pais sobre as consequências e liberdade de expor crianças e adolescentes em contato com a nudez na arte.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem entrevistou idosos para mostrar como eles acompanharam ou não a transição da era analógica para a digital e para questionar o que a sociedade vem fazendo para permitir que eles e os jovens, os velhos de amanhã, sejam incluídos nesta vida cada vez mais tecnológica. Os idosos têm acompanhado o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo. Dos 207 milhões de brasileiros, 29,6 milhões têm mais de 60 anos. Entre 2013 e 2016, o número de brasileiros acima de 60 anos que usou a internet no mínimo uma vez na vida passou de 3 milhões para 6 milhões. Entretanto, apenas 19% das pessoas da terceira idade no país são usuárias da internet, segundo dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios.
    56m  Publicação: 25/01/2019
  • Este Caminhos da Reportagem volta no tempo e faz uma viagem às fazendas de café do século 19 na região do Vale do Paraíba. Foi lá que as famílias vindas de Minas Gerais por conta do declínio do ouro e comerciantes da cidade do Rio de Janeiro que queriam investir na região encontraram as condições ideais para a produção de café.
    50m  Publicação: 01/08/2018
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem aborda a automutilação, que acontece quando alguém agride/fere o próprio corpo sem intenção estética ou suicida. Apesar da ausência de dados específicos sobre o problema, profissionais da área de saúde afirmam que a prática tem aumentado no Brasil, principalmente entre os adolescentes.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem acompanha famílias venezuelanas no trajeto do avião da FAB (Força Aérea Brasileira) de Roraima a São Paulo e retrata a força de quem veio em busca de melhores condições de vida e trabalho. São muitas as lágrimas de quem "extraña" (sente saudade, em português) os parentes que ficaram e aguardam boas novas de quem veio para o Brasil: abrigo, emprego e ajuda financeira.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem esteve em Barcarena, na região metropolitana de Belém (PA), para conhecer a realidade das pessoas que vivem lá. Populações que pescam e ribeirinhos que usam a água para consumo humano nos contam as dificuldades que enfrentam em uma cidade onde há muitas indústrias, muitos tipos de contaminantes e tantos impactos ambientais. Em Barcarena, a população convive com os estragos causados por acidentes ambientais há anos. O último deles envolveu a Hydro Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo. Embargos da Justiça, do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará paralisaram metade da produção da mineradora.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como o Brasil é um país perigoso para os defensores de direitos humanos. Casos como o da líder sindicalista Margarida Alves e do extrativista Chico Mendes, ambos assassinados na década de 1980, ainda são uma realidade, principalmente para os que lutam pelo direito à terra. O programa mostra também que os conflitos agrários atingem pescadores em São Luís, moradores de um assentamento em Brasília e comunidades indígenas, mesmo em terras que já são demarcadas.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra a preparação do brasileiro para a Copa do Mundo na Rússia. Nossa equipe foi às ruas e encontrou torcedores menos otimistas do que nas outras edições. Mas ainda apaixonados. Muitos são os exemplos de uma paixão desmedida pela seleção. Um grupo de biólogos nomeou doze espécies de insetos recém-descobertos na Amazônia com o nome dos jogadores da seleção campeã de 1958. Esse amor sem tamanho, no entanto, parece abalado em 2018. Em janeiro deste ano, uma pesquisa mostrou que apenas 47% dos brasileiros acreditam numa vitória do Brasil.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem esteve em Pirenópolis nos dias que aconteceram a 200ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Religiosidade e tradição são marcas da Festa do Divino em Pirenópolis, pequena cidade do interior de Goiás. Na fala dos moradores, a celebração é um divisor temporal: existe o antes e o depois da festa, e a comunidade se prepara para vivê-la durante todo o ano.
    54m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem conta a história de Athos Bulcão, que nasceu no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1918 e faleceu em Brasília em 31 de julho de 2008, aos 90 anos, devido a complicações do Mal de Parkinson. Athos mudou-se para a capital federal durante a sua construção, em 1958. Foi ao lado de Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx e muitos outros que participaram da construção de Brasília, que Athos fez da nova cidade uma galeria de arte: são mais de 200 obras tombadas pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal e outras pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • No centenário de Nelson Mandela, o Caminhos da Reportagem conta mais do que a história desse homem capaz de materializar mudanças tão profundas na sociedade. O programa mostra como seu exemplo foi, e ainda é, fonte de esperança e inspiração em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que sofre com o racismo. Quando esteve aqui, em 1991, ele marcou uma geração.
    53m  Publicação: 25/01/2019
  • O desabamento de um prédio público no centro de São Paulo, que abrigava cerca de duzentas famílias, reacende a questão do déficit de moradia no país. Nesta edição o Caminhos da Reportagem mostra as razões que levam famílias a morar em prédios abandonados.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem, ao dar voz a pessoas que vivem com a enfermidade, mostra que a Doença de Chagas não ficou no passado. Ela não foi erradicada e ainda existem pessoas sendo infectadas. A transmissão da doença pode ocorrer de três formas: pela via oral, pelo vetor e de mãe para filho. A doença de Chagas é considerada uma das doenças negligenciadas, um grupo de doenças tropicais endêmicas, especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina.
    57m  Publicação: 25/01/2019
  • Um trajeto cercado de natureza e poesia. Assim é o Caminho de Cora Coralina, que atravessa o interior do estado de Goiás. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o trajeto ainda é recente, foi inaugurado em abril deste ano, e tem atraído turistas de diversas partes do Brasil e do exterior. O Caminho de Cora Coralina tem 300 quilômetros, passa por oito municípios e tem como pontos de partida e de chegada a Cidade de Goiás e Corumbá de Goiás. Os moradores das localidades que fazem parte do trajeto se prepararam para acolher os visitantes: oferecem refeição, pouso, café da manhã e uma boa conversa.
    58m  Publicação: 25/01/2019
  • Ele se destaca no aprendizado, nas provas, nas lições de casa. Quando o professor questiona a matéria, ele sempre responde primeiro, e certo. A partir daí, vai seguir dois caminhos: ou aprende a ficar quieto porque ouve dos professores que ele já sabe tudo ou é enviado para uma avalição de superdotação e altas habilidades. Pelo relato de especialistas ao Caminhos da Reportagem, a grande maioria dos alunos precoces e talentosos, trilham o caminho da indiferença. Sem desafios, a criança superdotada passa a chamar atenção na escola e em casa por deixar de se interessar pelas matérias.
    53m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem fala sobre o crescimento da gastronomia no Brasil. Cada vez mais gente tem se interessado em “esquentar a barriga” no fogão. E o pessoal não anda se contentando apenas como o feijão com arroz. Novas receitas são sempre bem-vindas. Um dos principais fatores é a enorme quantidade de programas e reality shows culinários. Todo mundo quer ser um chef, tarefa nada fácil e que exige dedicação e esforço.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem conta a história de venezuelanos que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida e os impactos que essa imigração em massa têm causado em municípios como Pacaraima e Boa Vista, em Roraima. Em 18 de agosto de 2018, um dia depois que o comerciante brasileiro Raimundo Nonato de Oliveira foi espancado e roubado ao chegar em sua casa, em Pacaraima (RR), a cidade se transformou em um cenário de guerra entre brasileiros e venezuelanos. O estopim foi a falsa notícia de que ele havia falecido.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como jovens assumidamente gordos usam atualmente as redes sociais para denunciar o preconceito e apoiar aqueles que lutam para recuperar autoestima e autoconfiança.
    52m  Publicação: 25/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem faz uma retrospectiva do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro e dos dias que sucederam a tragédia. Mostra o desespero das pessoas ao se depararem com o fogo, o trabalho dos bombeiros e o problema da falta d´água na região, além da emocionante ação dos funcionários para resgatar o que ainda não havia sido destruído.
    51m  Publicação: 25/01/2019
  • Especialmente neste período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação das chamadas fake news podem trazer riscos para liberdade de expressão. O Caminhos da Reportagem apresenta esse debate e discute por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso à informação está na palma das mãos.
    51m  Publicação: 07/12/2018
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem relembra esse momento histórico, por meio de entrevistas com os constituintes, com jornalistas que fizeram a cobertura política, especialistas e imagens da época, que demonstram a efervescência das discussões.
    51m  Publicação: 06/12/2018
  • Ao fazer o mapeamento das ocorrências, os pesquisadores dos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul sempre acabam numa lavoura de fumo, no galpão da propriedade rural onde o lavrador se recolhe para abreviar a vida em seu ato solitário. Os efeitos de agrotóxicos no sistema nervoso central, perdas na colheita causadas por desastres naturais, como chuvas de granizo e depressão não tratada, são em geral algumas das razões apontadas por médicos e pesquisadores.
    52m  Publicação: 11/12/2018
  • Uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu merecem, sem qualquer sombra de dúvida, esse título. São quase trezentas quedas d’ água que encantam brasileiros e turistas. E é nesse cenário que o Caminhos da Reportagem mostra as lendas, belezas e curiosidades desse local único no planeta.
    40m  Publicação: 14/12/2018
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem destaca a agricultura orgânica brasileira. Vamos conhecer o trabalho dos produtores rurais que apostam cada vez mais no cultivo de alimentos sem agrotóxicos, otimizam o uso de recursos naturais e priorizam a sustentabilidade. O programa apresenta as estratégias usadas para lidar com as pragas, as técnicas capazes de melhorar a produtividade e como obter a certificação de qualidade dos produtos.
    56m  Publicação: 14/12/2018
  • Com sete estados a região Norte representa cerca de 45% do território nacional. Uma área coberta por rios e florestas e por patrimônios históricos e culturais ainda desconhecidos por muitos brasileiros. Esta edição do Caminhos da Reportagem discute os desafios para a preservação de todo esse patrimônio histórico e cultural da região Norte.
    56m  Publicação: 14/12/2018
  • O chamado Transtorno do Espectro Autista atinge 1% da população global, segundo a Organização Mundial de Saúde, e o número de diagnósticos está crescendo. O último relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostrou um aumento de 15% no número de crianças autistas. Em 2016, uma a cada 68 crianças tinham o transtorno. Hoje, esse número caiu para a alarmante marca de uma a cada 59.
    54m  Publicação: 12/12/2018
  • O que leva um índio a tirar a sua própria vida? Nos últimos dois anos foram 15,2 casos em cada 100 mil habitantes, o triplo em relação à população não indígena. Metade dos casos ocorreu na faixa etária de 10 anos a 19 anos. As causas para os altos índices de suicídio passam por depressão não tratada, consumo de álcool e de drogas.
    54m  Publicação: 05/12/2018
  • Neste episódio, o Caminhos da Reportagem discute a arquitetura social. A equipe visitou cinco capitais: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Em Salvador, o projeto de urbanização de Novos Alagados, retirou famílias das palafitas. No Pelourinho, casarões antigos revitalizados abrigam funcionários públicos. No Rio de Janeiro, o Complexo Pedregulho, foi projetado para reunir moradia e serviços. Em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo, o conjunto projetado por Ruy Ohtake, permite aos moradores ver o mundo de outra forma: os apartamentos são redondos. Já no elevado João Goulart, o Minhocão, jardins verticais trazem ar puro e beleza numa área cinzenta. Em Brasília, Patrimônio Mundial pela Unesco, o episódio mostra o projeto de expansão e urbanização das áreas periféricas. E na capital mineira, o “Arquitetura na Periferia” ensina técnicas de construção e manutenção para mulheres que moram em ocupações.
    56m  Publicação: 15/01/2019
  • O Caminhos da Reportagem faz uma viagem pelo mundo dos Games. Um universo de números astronômicos, seja no investimento no setor, seja no número de praticantes ao redor do planeta. Só no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas jogam algum tipo de game. Somos o terceiro país com o maior número de jogadores em todo o mundo. Pesquisadores falam essa paixão pelos jogos eletrônicos e como isso tem influenciado na criação de mais eventos voltados para o setor.
    53m  Publicação: 20/12/2018
  • O Caminhos da Reportagem percorreu vários estados do país para mostrar como as creches, públicas ou privadas, têm trabalhado com os bebês e, também, como a falta delas ajuda a acentuar as diferenças sociais. De 0 a 3 anos é a fase em que o cérebro humano está a pleno vapor: é quando as informações, experiências, imagens, sons e texturas - tudo o que a criança vivencia - são usados para formar a arquitetura do cérebro, que é base para aprendizagem e comportamento durante toda a vida. A creche é um local de estímulos e experiências que contribui com essa etapa do desenvolvimento.
    54m  Publicação: 15/01/2019
  • No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem de rejeitos de mineração do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu e seguiu em direção ao Rio Paraopeba. No caminho, destruiu instalações da Vale, mineradora responsável pela barragem, casas, plantações, riachos e rodovias. Esta edição especial do Caminhos da Reportagem mostra a dor da cidade de Brumadinho, que se divide entre a tristeza de enterrar seus moradores e a angústia de não encontrar tantos outros. Nossa equipe passou uma semana na cidade, conversando com os atingidos, acompanhando as buscas dos Bombeiros e familiares, e o trabalho de voluntários, que se uniram para auxiliar nessa tragédia que, para muitos, já era anunciada. Em meio a tanta dor, a esperança de quem conseguiu sair com vida do mar de lama de rejeitos.
    27m  Publicação: 18/02/2019
  • O Caminhos da Reportagem ouviu homens de várias faixas econômicas e sociais, que fazem as mesmas queixas: foram educados para não chorar, para não jogar bola ou dirigir como mulher, para revidar com as agressões com a mesma moeda, para ser um homem “de verdade”. Rodas de conversa entre eles tem surgido em São Paulo, em grupos que discutem a mudança de paradigmas e atitudes em relação ao mundo que os condena com termos como masculinidade tóxica. Por que, afinal? Qual é o maior medo dos homens?
    26m  Publicação: 01/04/2019
  • Este episódio do Caminhos da Reportagem apresenta histórias como a de um jovem do Recife (PE), que aos 15 anos parece ter bem menos idade e passa os dias a limpar para-brisas e a usar drogas. Ou a da Jéssica, que saiu de casa aos 8 anos para usar drogas no centro da capital pernambucana e nunca mais voltou – hoje tem 27 anos. Há ainda relatos de adolescentes que vivem na Cracolândia, em São Paulo, ou que controlam o tráfico na região da Baixada do Glicério. E a saga de Adriana, que saiu de casa adolescente, de carona em um caminhão, sem saber o destino – e foi parar em Goiânia, onde teve três filhos na rua. Estas são apenas algumas das histórias dessa edição. Nossa reportagem percorreu Manaus, Recife, Brasília, Goiânia e São Paulo para saber o que sonham essas pessoas e como percebem suas vidas, os dramas de enfrentar a violência e o preconceito, a luta pela sobrevivência. Em comum, o desejo de um dia poderem se abrigar das variações do tempo entre quatro paredes e um teto, ainda que sem conforto.
    57m  Publicação: 18/04/2019

Temporada 11

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • O Caminhos da Reportagem mostra casais que se conheceram por meio de aplicativos, pessoas que ainda estão em busca de um par e, ainda, um casal tradicional, que está junto há mais de 40 anos. Cada um conta a sua forma de se relacionar, as dificuldades e os desafios das relações. A tecnologia tem ampliado cada vez mais as possibilidades de se realizar diferentes tarefas apenas por meio de toques no celular. Um exemplo são os aplicativos que possibilitam fazer compras, pagar contas, pedir comida e até encontrar alguém para se relacionar. E os aplicativos de paquera vieram para revolucionar costumes: os flertes e olhares que aconteciam num mesmo ambiente estão sendo substituídos por curtidas de fotos e perfis de pessoas que podem estar a quilômetros de distância.
    27m  Publicação: 18/04/2019
  • Em abril, mês do aniversário de Brasília e também do dia nacional do Choro, o Caminhos da Reportagem traz um programa em homenagem aos chorões que fizeram e ainda fazem história na capital. O choro se mantém vivo e se renova em Brasília. As novas gerações se dedicam ao gênero, mantendo-o sempre atual. O músico Ian Coury, de 17 anos, começou cedo. Se encantou pelo bandolim aos oito anos e desde então nunca parou de tocar. Sua carreira já é reconhecida internacionalmente. O mesmo acontece com o grupo Sai da Frente, composto por Junior Viegas, Nelsinho Serra, Victor Angeleas e Vinícius Viana. Em 2018, o grupo recebeu o maior prêmio da música independente musical, o Independent Music Award.
    27m  Publicação: 25/04/2019
  • O Caminhos da Reportagem aborda importância da agricultura nos centros urbanos. Com mais da metade da população mundial vivendo hoje em cidades, o fornecimento de alimentos tornou-se um desafio para garantir um futuro sustentável. O ritmo acelerado de consumo nos aproxima perigosamente dos limites planetários. Esta edição do Caminhos da Reportagem mostra que a agricultura urbana surge, nesse cenário, como estratégia para garantir o acesso de todos a um alimento saudável e de qualidade. Desenvolvida no interior das cidades e em seu entorno, a agricultura urbana acontece bem próxima aos centros consumidores, o que reduz emissões de poluentes, gastos com transporte e desperdício. Além disso, a prática tem como um de seus desdobramentos mais importantes a possibilidade de geração de renda.
    26m  Publicação: 01/05/2019
  • Quarta idade. Essa é a classificação etária de quem passou dos 80 anos, um número cada vez maior de pessoas. O Caminhos da Reportagem conta a história dessas pessoas e mostra o que elas estão fazendo para ter uma velhice segura, com qualidade de vida e saúde. A equipe de reportagem também conversou com a atriz Ruth de Souza, primeira mulher negra a pisar no palco do elitizado Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Às vésperas de completar 98 anos, Ruth nem pensa em parar de trabalhar. A arte também tem auxiliado Helio Haus a chegar aos 80. Ele começou a dançar balé há cinco anos e todo dia é um novo desafio.
    28m  Publicação: 13/05/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra que a inteligência artificial foi criada para executar tarefas comuns, como acender uma luz ou ligar para um amigo, mas também para obter dados de sua vida privada, escolhas pessoais de música a viagens, de pesquisa de preços de geladeira a livros. Basta fazer a busca, e um sistema de algoritmos estará a postos para entregar a solução.
    26m  Publicação: 16/05/2019
  • O crescimento populacional acelerado e a crescente concentração de pessoas nas cidades impõem grandes desafios à mobilidade urbana. Hoje, metade dos sete bilhões de habitantes do planeta já vivem em metrópoles e a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) é que esse índice cheque a 70% em 2050. Garantir que todas as pessoas consigam fazer seus deslocamentos diários de forma rápida, eficiente e sustentável ainda é um ideal longe de ser alcançado em muitos lugares do mundo. Na América Latina a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa são os meios de transporte. Por isso, não é possível dissociar os problemas de mobilidade das mudanças climáticas, explica Ilan Cuperstein, vice-diretor para América Latina da organização C40. A rede internacional é formada por mais de 90 cidades que se comprometeram a zerar as emissões até 2050.
    29m  Publicação: 22/05/2019
  • Os transtornos de ansiedade são tema desta edição do Caminhos da Reportagem. O Brasil é o país que tem o maior índice de transtornos de ansiedade do mundo: 9,3% da população sofre com a doença, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2017. Isso representa cerca de 18 milhões de brasileiros. Por trás de números, histórias de vida. A jornalista Ágatha Gonzaga, por exemplo, conta que começou a ter problema com transtorno de ansiedade na fase adulta, quando já estava trabalhando. Ela foi diagnosticada com transtorno de ansiedade, começou a fazer tratamento com psiquiatra e acompanhamento terapêutico.
    26m  Publicação: 29/05/2019
  • Na costa sudeste da África, Moçambique ostenta o posto de estar entre os 35 países com maior área territorial do planeta. Mas ainda vive de maneira precária na maior parte da zona rural. A seca é sempre uma ameaça para a agricultura de subsistência, feita com pouca ou nenhuma tecnologia. E um ciclone, que é um fenômeno capaz de mais destruições. Só no primeiro semestre de 2019, Moçambique foi alvo de duas tempestades que devastaram a região central – Ciclone Idai – e depois o norte do país – Ciclone Kenneth. A nação recebeu a ajuda humanitária de governos do exterior e das organizações internacionais para amenizar o sofrimento de milhares de famílias desabrigadas, sem estradas, sem alimentos, sem a colheita das pequenas hortas. O Caminhos da Reportagem acompanhou uma das missões do Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV, no período em que os moçambicanos choravam a morte de mais de mil pessoas.
    26m  Publicação: 05/06/2019
  • A cada sinal vermelho, a cada pedestre na calçada, está a oportunidade de mostrar arte e levar um pouco de felicidade para o dia a dia das pessoas. Assim são os artistas de rua, o assunto deste Caminhos da Reportagem. Muitos artistas enxergam as ruas como oportunidade para começar, até se aperfeiçoar. É o caso da cantora inglesa Jesuton, que começou no Brasil, em uma esquina de Ipanema, no Rio de Janeiro, a carreira como cantora. Ela conta que no começo pessoas achavam que ela era moradora de rua por estar cantando na calçada. Foi nas ruas também que o cantor contratenor Edson Cordeiro começou a carreira. Precisamente, na Rua Barão de Itapetininga, em São Paulo. Ali, ele descobriu que o seu canto agudo agradava as pessoas.
    26m  Publicação: 13/06/2019
  • O Caminhos da Reportagem vai mostrar as conquistas da medicina que afastam o diagnóstico do câncer de uma sentença de morte. Nos últimos anos, os avanços da oncologia revolucionaram a forma de tratar a doença. Em 2018, dois pesquisadores ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por seus estudos com a imunoterapia, um tratamento inovador que usa o próprio sistema imunológico do indivíduo para combater tumores. A aposta dos médicos é que a ciência caminha para descobrir novas formas de prevenção e tratamentos menos invasivos, que permitam ao paciente conviver com a doença.
    27m  Publicação: 19/06/2019
  • Em meio aos recordes de audiência e de venda de ingressos na Copa do Mundo de Futebol Feminino, na França, o Caminhos da Reportagem reprisa trechos do programa que mostra a busca das mulheres pelo reconhecimento no esporte.
    27m  Publicação: 26/06/2019
  • O Caminhos da Reportagem ouviu o que pensam os escritores veteranos e os escritores da nova geração sobre as novas formas de produção e divulgação literária no país. Seja nas plataformas digitais como o Kindle Direct Publishing, Whattpad e e-book eles acompanham as vendas por gráficos e podem, interagir com o leitor e ver em tempo real as transformações que o romance pode ter causado na vida dele.
    25m  Publicação: 03/07/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra o quanto os brasileiros ainda são fascinados pelo açúcar e como esse componente interfere na saúde de quem exagera na dose. Um acordo firmado em 2018 entre o Ministério da Saúde e presidentes de associações do setor produtivo de alimentos definiu que, até 2022, o Brasil deve reduzir 144 mil toneladas de açúcar em produtos industrializados como bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados.
    26m  Publicação: 10/07/2019
  • Uma corrida que terminou com um grande salto para a humanidade. Podemos resumir assim a viagem à lua, que completa 50 anos no dia 20 de julho de 2019. Estados Unidos e Rússia, no auge da Guerra Fria, disputavam os avanços tecnológicos, educacionais e sociais, na tentativa de mostrar a soberania do seu modelo de sociedade. A corrida espacial entra nesse contexto, possibilitando feitos comemorados até os dias atuais. Entre eles, a chegada ao espaço, com o russo Yuri Gagarin, autor da célebre frase “a terra é azul”; e a conquista da lua, com as missões Apollo, comandadas pelos Estados Unidos. Ao pisar em solo lunar, Neil Armstrong disse: “É um pequeno passo para um homem, e um salto gigante para a humanidade”.
    28m  Publicação: 17/07/2019
  • Na batida de seu violão e com o estilo de cantar à meia-voz, o músico João Gilberto inaugurou um novo som e criou a bossa nova. Com as letras poéticas de Vinicius de Moraes e a melodia sofisticada de Tom Jobim, a bossa ganhou o mundo, como um ritmo celebrado até hoje dentro e fora do país. No mês em que o pai do movimento saiu de cena, o Caminhos da Reportagem vai mostrar que a bossa nova vai muito além das criações de sua “santíssima trindade” e ainda se renova, a cada geração. Com os depoimentos de quem esteve ao lado de João Gilberto, Tom e Vinicius, como os músicos João Donato, Joyce Moreno e Wanda Sá o Caminhos da Reportagem vai mostrar que a bossa nova não envelhece e que, sobre ela, ainda há muito a se contar.
    27m  Publicação: 24/07/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra os diversos usos da bicicleta e como esse meio de transporte tão antigo é considerado hoje uma das principais alternativas para desafogar o trânsito das grandes cidades. O programa acompanhou pessoas que fizeram da bike seu instrumento de trabalho: entregadores que pedalam cerca de 12 horas por dia e se arriscam entre carros e ônibus para atender pedidos feitos por aplicativos e, ainda, o jornalista Afonso Morais, o bike repórter, que percorre as ruas de Brasília em busca de notícias para os ouvintes de uma rádio local.
    28m  Publicação: 31/07/2019
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem dá voz a adolescentes que querem fazer cirurgia plástica e aos que já passaram por algum tipo de procedimento. Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) apontou que o Brasil é o país que mais faz cirurgia plástica em adolescentes.
    27m  Publicação: 07/08/2019
  • No princípio era o verbo e o verbo estava com os homens - e o verbo eram os homens. Para uma mulher publicar um folheto com rimas e versos de cordel, teria de assinar com um nome masculino. Caso contrário, nenhum leitor levaria a sério um folheto feito por uma mulher. Oitenta anos se passaram desde a publicação do primeiro folheto escrito por Maria das Neves Baptista Pimentel. Com o sugestivo título “O Violino do Diabo ou o Valor da Honestidade”, o trabalho só foi publicado em 1938 na Paraíba, depois de emprestar o nome do marido Altino Alagoano. Para muitas mulheres, o espaço na literatura de cordel ainda é conquistado na raça e na rima. O Caminhos da Reportagem mostra como Auritha Tabajara, primeira indígena cordelista, consegue respeito e convite para participar de rodas de cordelistas dominadas por autores masculinos. E Dalinha Catunda, uma das cinco mulheres a ocupar uma das 40 vagas na Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC – no Rio de Janeiro.
    26m  Publicação: 15/08/2019
  • Um dos cantores de rock mais populares do Brasil, Raul Seixas teve uma trajetória de ascensão e queda que o levou à morte no dia 21 de agosto de 1989. Para lembrar as três décadas de sua ausência, o Caminhos da Reportagem faz uma homenagem ao artista neste episódio que é uma reedição do programa com duração de uma hora exibido em 2015: “Raul – esse caminho que eu mesmo escolhi".
    27m  Publicação: 21/08/2019
  • Todos os anos, 8 milhões de toneladas de lixo plástico vão parar nos oceanos, mostra o relatório da organização WWF, publicado em 2019, com dados do Banco Mundial. São materiais descartados de forma incorreta, que, com a água da chuva, chegam ao mar e estão atingindo os locais mais remotos do planeta. Segundo previsões da Organização das Nações Unidas, se nada for feito, em 2050 teremos um volume maior de plástico do que de peixes nos oceanos. O Caminhos da Reportagem mostra a gravidade do problema, responsável por um impacto ambiental sem precedentes e diretamente conectado ao modo de vida de nossa sociedade. Segundo a WWF, 50% do total de lixo plástico foi produzido dos anos 2000 em diante.
    27m  Publicação: 28/08/2019
  • Esta edição do Caminhos da Reportagem mostra a atuação de equipes no Projeto Rondon em dois estados: Acre e Piauí. Durante duas semanas, estudantes e professores de instituições de ensino superior percorreram cidades selecionadas pelo projeto e em cada localidade foram desenvolvidas atividades junto à população, sempre considerando as necessidades de cada comunidade.
    27m  Publicação: 04/09/2019
  • No Brasil um tipo de terapia alternativa tem chamado a atenção por estar ajudando na resolução de conflitos, na solução de problemas e também no tratamento de doenças: a Constelação Familiar. Já autorizada no Sistema Único de Saúde – SUS – e também usada em vários tribunais de justiça do país, a Constelação Familiar é o assunto desta edição do Caminhos da Reportagem.
    27m  Publicação: 11/09/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra como imigrantes, os que escolheram e os que se surpreenderam ao descer no porto de Santos (SP), estão adaptados no Brasil. A família de Salim Alnazer ganhou mais qualidade de vida depois que o refugiado sírio obteve o diploma de farmacêutico revalidado. A oferta de trabalho aumentou para Rawa Alsagheer, refugiada palestina de 23 anos, depois que aprendeu português. Ela faz contação de histórias árabes para crianças, oficinas de danças e outros trabalhos relacionados à cultura dos palestinos.
    26m  Publicação: 18/09/2019
  • Conversar é sempre melhor, dizem os especialistas que trabalham com prevenção do suicídio. Neste Setembro Amarelo, mês que marca a campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio, o Caminhos da Reportagem reexibe o programa “Precisamos falar sobre isso” num cenário não muito diferente de setembro de 2017, quando foi exibido pela primeira vez. Os jovens de 15 a 29 anos ainda têm o suicídio como a principal causa de morte, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
    27m  Publicação: 25/09/2019
  • O Caminhos da Reportagem aborda a segurança e a privacidade na Internet. Especialistas recomendam precaução na hora de compartilhar informações. Recentemente o lançamento do FaceApp, um aplicativo que promove envelhecimento facial nas fotos, veio cercado de polêmica. Especialistas em segurança na rede alertaram para o fato de os usuários estarem voluntariamente compartilhando seus dados com uma empresa desconhecida.
    25m  Publicação: 03/10/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra Alter do Chão, um vilarejo banhado pelas águas transparentes do rio Tapajós. Para chegar ao destino, de praias cristalinas no meio da Amazônia, é preciso percorrer 38 km pela estrada que liga Santarém ao vilarejo, no oeste do Pará. A comunidade tem hoje pouco mais de 6 mil habitantes. A paisagem se transforma durante o ano. Nossa equipe de reportagem esteve em Alter do Chão em julho, quando as águas do Tapajós ainda estavam altas e várias praias, submersas. Como explica a professora da Universidade Federal do Oeste do Pará, na região há o período chuvoso e o período de estiagem.
    28m  Publicação: 09/10/2019
  • Paisagens exuberantes, araucárias centenárias, aventura: assim é a região sul do Brasil. Além de cidades charmosas e acolhedoras, a região também abriga unidades de conservação da natureza e o maior conjunto de cânions da América Latina. Nesta viagem a equipe do Caminhos da Reportagem conversa com moradores e turistas, pratica atividades ao ar livre e mostra os encantos da natureza desse pedacinho do país.
    28m  Publicação: 16/10/2019
  • O Caminhos da Reportagem fala sobre o sarampo e como mortes e falta de informação marcaram um novo surto da doença em São Paulo. Só este ano, até o fechamento desta edição do Caminhos da Reportagem, mais de 7.600 casos de sarampo foram confirmados no estado de São Paulo, além de 12 mortes decorrentes da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Desde 1997 o estado não registrava mortes por sarampo. Com isso, o Brasil perde o certificado de país livre da doença e começa a importar a vacina da Índia para repor o estoque.
    26m  Publicação: 23/10/2019
  • O Caminhos da Reportagem trata da medicalização infantil. Por que tantas crianças, que não foram diagnosticadas com transtornos cognitivos, estão sendo medicadas com remédios de tarja preta? Drogas que, além dos efeitos colaterais e das contraindicações, podem causar dependência? Alguns especialistas apontam que é preciso repensar o modo de vida atual, em especial, a família. Pais mais ausentes pela intensa rotina de trabalho e o uso intensivo da tecnologia por crianças e adolescentes podem estar ligados ao aumento do uso de substâncias psicotrópicas, que alteram o sistema nervoso central do paciente .
    27m  Publicação: 30/10/2019
  • Apesar de ser a menor região em extensão territorial no Brasil, o Sul oferece uma diversidade de bens culturais a moradores e turistas. O programa jornalístico Caminhos da Reportagem visitou conjuntos urbanos tombados em cidades do Sul, que apresentam um patrimônio histórico, arquitetônico e artístico que manifesta a diversidade cultural dos fundadores e habitantes.
    27m  Publicação: 08/11/2019
  • O Caminhos da Reportagem fez uma rota de turismo ecológico entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, percorrendo paisagens típicas do cerrado. Nossa equipe acompanhou a turismóloga Karina Galvão e a filha dela, Alice, em uma viagem de Brasília até o Balneário das Lajes, em Cristalina (GO), passando pela Pedra Chapéu do Sol, considerada uma das maravilhas de Goiás.
    28m  Publicação: 14/11/2019
  • O que você acharia se tivesse um retrato para a posteridade com a cor de sua pele alterada? A Faculdade Zumbi dos Palmares/SP promove uma campanha para substituir o retrato embranquecido do escritor Machado de Assis por outro que realce os traços de ascendência africana do maior autor brasileiro. Este é o ponto de partida do Caminhos da Reportagem.
    27m  Publicação: 20/11/2019
  • O Caminhos da Reportagem homenageia o compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista Villa-Lobos, que produziu cerca de mil obras ao longo de sua vida. Hoje, grande parte do seu trabalho está no museu que leva seu nome, no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e viveu grande parte de sua vida. No Museu Villa-Lobos também estão as primeiras partituras originais, manuscritas. Grande parte é de difícil leitura e nunca foi revisada. Uma parte delas está no acervo da Academia Brasileira de Música e, até pouco tempo, ainda eram desconhecidas do grande público, como as sinfonias.
    27m  Publicação: 27/11/2019
  • O drama de pessoas que fogem da miséria e da fome e atravessam fronteiras está mais perto do que se imagina. Desde 2017, mais de 200 mil venezuelanos vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Entre os imigrantes, chegaram cerca de 10 mil crianças e adolescentes, segundo estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A equipe do Caminhos da Reportagem esteve em Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, para acompanhar a situação desses meninos e meninas ao chegar e se adaptar na vida no Brasil.
    27m  Publicação: 06/12/2019
  • O Caminhos da Reportagem mostra um pedacinho da Terra do Meio, localizada entre os rios Xingu e Iriri, no estado do Pará. Nossa equipe conheceu a vida dos beiradeiros, população que vive às margens dos rios e tira todo o sustento da natureza. Para chegar às comunidades visitadas, os percursos foram feitos de barco, e os longos trajetos eram compensados pelas belezas das águas e da floresta.
    28m  Publicação: 13/12/2019
  • O Caminhos da Reportagem questiona: quantas vezes você pensou em se desconectar do mundo digital? Um abismo separa o mundo antes e depois da internet. Os usuários das redes sociais vivem entre a realidade que supera a ficção e a ficção que se apresenta como realidade. Em busca de likes e seguidores, os usuários das redes sociais estão na mira dos psicólogos com um novo tipo de dependência: a tecnológica.
    26m  Publicação: 20/12/2019
  • O Caminhos da Reportagem percorre cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para mostrar as marcas que diferentes povos deixaram na cultura, na arquitetura e na língua na região Sul do Brasil. A Região Sul foi, por muitos anos, ignorada pela Coroa portuguesa. Quando os lusos perceberam que poderiam perder tantas terras para os espanhóis, começaram a se preocupar com essa imensa área pouco habitada do território. No século XVIII, os primeiros açorianos chegaram ao litoral de Santa Catarina.
    0s  Publicação: 27/12/2019
  • Há um ano o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), deixou 270 pessoas mortas e uma cidade inteira abalada. Há pouco mais de quatro anos, Mariana, também em Minas Gerais, viveu outra tragédia ambiental de grandes proporções, quando a barragem da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton, se rompeu e matou 19 pessoas. O Caminhos da Reportagem esteve em Brumadinho e em Mariana para mostrar como está a vida das pessoas que foram afetadas pelo rompimento das barragens da mineração. Além disso, o programa também mostra como está a saúde mental da população atingida pela tragédia. A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), a pedido do Ministério da Saúde, vai monitorar as alterações nas condições de saúde dessa população a curto, médio e longo prazos. O secretário de Saúde de Brumadinho aponta que quase um ano depois
    27m  Publicação: 27/01/2020