Caminhos da Reportagem / Jornalismo

Repatriação: Memória e Identidade dos Povos Originárioa

“Esse manto vem para fortalecer e dizer que nós existimos, resistimos e permanecemos aqui na resistência, sempre”. É desta forma que Glicéria Tupinambá, liderança indígena da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, refere-se ao retorno do manto Tupinambá, que há quase quatro séculos está no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague.

Episódios

Temporada 16

Informações Jornalistas viajam pelo Brasil e pelo mundo atrás de grandes histórias, trazendo ao telespectador uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
  • O 8 de janeiro de 2023 entrou para história do país: um dia em que ataques aos três poderes da República tentaram abalar a democracia. Prédios foram invadidos e depredados, cenas de ódio e comemoração de eleitores que não aceitavam o resultado das urnas. Um mês depois dessas cenas, o Caminhos da Reportagem ouviu histórias de quem presenciou aquele dia . O programa faz uma análise dos fatos que culminaram numa tentativa frustrada de abalar a democracia do país e do que aprendemos após essas ameaças. Renato Alves, do Jornal O Tempo, foi um dos 16 profissionais de imprensa que sofreram agressões no dia. Ao fugir dos agressores e pedir ajuda, ele viu de perto a conivência da Polícia Militar do Distrito Federal. Naquela noite, Ricardo Cappelli assumiu como interventor na segurança pública do DF. Em relatório divulgado por ele e sua equipe, a constatação: houve erro e tolerância da PM, numa sequência de fatos que culminaram no vandalismo. “Coincidências? Não me parece”, questiona Cappeli.
    27m  Publicação: 14/02/2023
  • O programa Caminhos da Reportagem deste domingo ouviu indígenas, profissionais de saúde, juristas, professores e políticos para fazer uma radiografia da crise humanitária que atingiu o coração da Amazônia. Entenda o triste avanço da malária, a escassez de alimentos e a luta pela vida. Em um dos trechos mais emocionantes do programa, indígenas, médicos e enfermeiros salvam a vida de um bebê yanomami de apenas dois meses.
    26m  Publicação: 06/03/2023
  • Cinco anos depois, a principal pergunta do crime ainda não foi respondida e ecoa pelo mundo. Em 14 de março de 2018 a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados na região central do Rio de Janeiro. No dia seguinte, a população já cobrava por justiça. “O ativismo dela como mulher, o ativismo dela como coordenadora dos direitos humanos por mais de dez anos já dizia o quanto ela era importante na vida de cada um, passou a ser um ícone da história”, destaca a mãe de Marielle, Marinete da Silva.
    28m  Publicação: 19/03/2023
  • “Dia 11 de junho é dia de vacina? É, sim senhor. É dia de festa no posto de saúde? É, sim senhor.” Esse é o texto de uma campanha estrelada pelo carismático Zé Gotinha, em meados dos anos 1990. O personagem, batizado em um concurso que mobilizou milhares de crianças, é o grande símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completa 50 anos em 2023. O Brasil, no entanto, registra a pior taxa de cobertura vacinal em 30 anos: 3 em cada 10 crianças estão com as vacinas atrasadas. O diretor do PNI, Eder Gatti ,explica que as taxas de vacinação se consolidaram nos anos 1990. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de zona livre da Poliomielite. No entanto, a partir de 2015 “nós começamos a registrar queda de cobertura em diversas vacinas. E isso foi piorando progressivamente até nós chegarmos no ano de 2022 com todas as vacinas com níveis abaixo do desejado.”
    26m  Publicação: 09/04/2023
  • Encravado entre a Europa e a Ásia, o Azerbaijão foi dominado por alguns dos maiores impérios do mundo ao longo dos últimos séculos: do Romano ao Persa e do Otomano ao Russo. Já no século passado, o controle do território passou a ser soviético. Os azeris, como são conhecidos os habitantes do país, fazem questão de afirmar que têm identidade e origem definidas: são moradores do Cáucaso há milhares de anos. Apesar disso, a nação é jovem. Surgiu em 1991, logo após a desintegração da União Soviética. “É uma região importante e muito disputada”, define o professor Estevão Martins, que ensina História das Relações Internacionais na Universidade de Brasília. O país é cortado pela Cordilheira do Cáucaso e está à beira do Mar Cáspio. Rico em petróleo e gás natural, o Azerbaijão tenta “se fazer conhecido”, explica o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil em Baku, capital do país, Alexandre Silveira.
    26m  Publicação: 16/04/2023
  • O Caminhos da Reportagem percorre a Pequena África Carioca, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro. Batizada assim pelo compositor e artista plástico Heitor dos Prazeres, a região guarda a memória dos diferentes povos africanos que vieram para o Brasil e dos seus descendentes, que criaram espaços de resistência a partir da solidariedade, da religião e da música.
    28m  Publicação: 23/04/2023
  • O Brasil pode ter perdido cerca de 6.700 cientistas nos últimos anos, que foram continuar suas pesquisas no exterior, segundo estimativas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, veiculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Falta de investimentos, bolsas de pesquisa congeladas por 9 anos, corte de verba para manutenção de equipamentos. Os motivos são vários e complexos, mas tem causado a diáspora acadêmica ou a chamada fuga de cérebros do país. Este é o tema do próximo episódio do Caminhos da Reportagem. Uma das brasileiras que se destaca no cenário internacional é Duília de Mello, astrônoma e astrofísica. Em 1997, ela foi para os Estados Unidos, trabalhar no projeto do telescópio Hubble e nunca mais voltou. Hoje, é vice-reitora da Universidade Católica de Washington DC e colaboradora da Nasa. Saiu do Brasil após um corte nas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    25m  Publicação: 30/04/2023
  • Quando se fala de samba de roda da Bahia, muita gente se lembra daquele que é feito no Recôncavo baiano. Mas a verdade é que o samba de roda está presente em todo o estado. Apesar disso, foi Santo Amaro que virou referência nacional por causa de tia Ciata, apelido de Hilária Batista de Almeida, que nasceu na cidade e depois foi para o Rio de Janeiro, levando a tradição do samba de roda para lá e se tornando a grande mestra do samba brasileiro. Hoje, 120 grupos fazem parte da Associação dos Sambadores e das Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA). Mestre Bule-Bule, como é conhecido Antônio Ribeiro da Conceição, faz parte da associação e afirma que cada lugar traz consigo diferenças no samba de roda, que não se limitam a ritmos e instrumentos. A equipe da TV Feira, de Feira de Santana, parceira da TV Brasil, viajou para o interior da Bahia, para mostrar no Caminhos da Reportagem outros tipos de samba de roda, que carregam tradições e histórias que têm passado de geração para geração.
    26m  Publicação: 07/05/2023
  • Ilegal e imoral, o trabalho análogo à escravidão ainda é realidade no Brasil. Uma triste realidade. De 1995 a 2022, 60.251 pessoas nessa condição foram resgatadas pelo país, segundo os cálculos do Observatório da Erradicação do Trabalho e do Tráfico de Pessoas. Existem quatro hipóteses do artigo 149 do Código Penal que caracterizam o trabalho escravo: a primeira é o uso da força. A segunda é a servidão por dívida. A terceira é a jornada exaustiva e a última é o trabalho degradante. Água potável, comida saudável, alojamento digno. Tudo isso é negado a essas vítimas. Encontrar uma vítima desumanizada, sem nenhum dos seus direitos, é perder a cidadania. E isso é dramático”, conta o auditor fiscal do trabalho Marcelo Campos, que combate a servidão há 28 anos.
    26m  Publicação: 14/05/2023
  • Existe vida fora do manicômio. Depois de passar décadas internada na antiga Colônia Juliano Moreira, Patrícia Ruth conquistou a autonomia por meio da arte. A mudança de rumo na história da artista plástica e de tantas outras pessoas com sofrimento psíquico é resultado na Luta Antimanicomial. O movimento da sociedade civil contesta os métodos tradicionais da psiquiatria e defende o cuidado em liberdade. Este episódio do Caminhos da Reportagem mostra vidas e instituições que foram transformadas por essas ideias.
    27m  Publicação: 21/05/2023
  • No Brasil, uma a cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência de gênero em 2021, segundo a pesquisa Visível e Invisível, do Fórum Nacional de Segurança Pública. Mas em 2022, para 1,4 mil mulheres o destino foi além da agressão, chegando à morte: o feminicídio. Um crime que não faz apenas a vítima fatal, mas impacta a família e, principalmente, os filhos da mulher assassinada. A filha de Nicelia Vitor de Oliveira Pimenta, Jéssica, faz parte das estatísticas. Morta pelo marido, em novembro de 2022, ela deixou 2 filhos, um de 13 e outra de 7 anos. Dias antes do assassinato, o marido da vítima havia tomado o celular dela. Nicelia descobriu que a filha tentou pedir ajuda dias antes. “No mesmo dia (que o marido pegou o celular), ela foi na delegacia pedir uma medida protetiva, mas não sei porque ela não fez”, conta. A mãe se pergunta se a filha foi ouvida e tratada de uma forma que não se sentiu segura para prosseguir com a denúncia.
    27m  Publicação: 29/05/2023
  • A taxa de desemprego no Brasil é de 8,5%, segundo a pesquisa mais recente do IBGE. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, esse índice é de 18%. Esse intervalo (entre 18 e 24 anos) geralmente marca a transição dos estudos para o mercado de trabalho – motivo pelo qual essa faixa etária passou a ser usada na definição da chamada “geração nem-nem”: jovens que não estudam nem trabalham. “O Brasil tem um dos maiores índices do mundo: de 10 a 12 milhões de jovens nessa situação. É uma geração desassistida”, explica Ildo Lautharte, economista do Banco Mundial. Ao longo do programa, nossa equipe conversou com uma série de jovens que se encaixam nesse perfil, para entender os motivos de estar fora dos bancos escolares e sem emprego, ao mesmo tempo. “Vai fazer dois anos que eu estou sem estudar. Isso me deixa preocupado, porque eu penso: será que eu vou conseguir completar meus estudos e conseguir um trabalho?”, se pergunta Nathan Oliveira, de 19 anos.
    26m  Publicação: 04/06/2023
  • A luta dos povos indígenas passa também pela demarcação de territórios no mundo das artes. O momento que eles estão vivendo é inédito na cultura brasileira com o grande número de exposições nos principais museus de arte do Brasil. Um dos mais importantes, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), escolheu como centro de sua programação, para este ano, exposições e atividades relacionadas à cultura indígena
    27m  Publicação: 21/07/2023
  • A Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, situada a noroeste do Distrito Federal, é conhecida como a última fronteira verde da região. Criada em 1988, a APA se destaca pela beleza natural de suas chapadas, matas e campos, onde brotam nascentes que correm por rios e ribeirões, corredeiras e cachoeiras deslumbrantes. A Apa de Cafuringa está localizada no Cerrado brasileiro, segundo maior bioma e o mais ameaçado do Brasil. O Cerrado já perdeu mais de 50% de sua cobertura original e os grandes desafios desse bioma são: a criação de Unidades de Conservação (UC’s), o Uso Sustentável de Recursos Naturais, a Preservação das Bacias Hidrográficas, a Prevenção e o Combate aos Incêndios Florestais e o Monitoramento do Bioma.
    27m  Publicação: 18/06/2023
  • O Caminhos da Reportagem, com equipes das parceiras TV UFS (da Universidade Federal de Sergipe) e a UERN TV (da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), fez uma rota especial: percorreu várias cidades do Nordeste do país para mostrar o São João e os festejos mais tradicionais da região, passando por Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
    26m  Publicação: 25/06/2023
  • No início de julho deste ano, o planeta registrou o dia mais quente da história das medições, iniciada em 1979. Os termômetros marcaram a média mundial de 17,18°C, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Os cientistas afirmam que esse recorde pode ser quebrado em breve. Ondas de calor, chuvas que destroem cidades, aumento do nível dos oceanos são alguns dos efeitos das mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa. E especialistas são categóricos ao afirmar que o aumento da temperatura foi impulsionado pela ação humana: “algumas décadas atrás, a gente poderia falar que se observavam as mudanças climáticas, alterações da temperatura, eventos extremos e a gente não podia dizer que tinha um papel humano nisso; hoje em dia a gente já não tem mais como falar desse processo, é inequívoco”, destaca Marília Closs, pesquisadora da Plataforma Cipó, instituto de pesquisa dedicado a questões de clima, governança e relações internacionais.
    27m  Publicação: 23/07/2023
  • Em 2022, o mercado farmacêutico brasileiro movimentou R$ 106,64 bilhões, representando um aumento de 61% em relação a 2018. Cada dia que passa é maior a quantidade de farmácias pelo Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, já existem aproximadamente 90 mil estabelecimentos no país. Estamos mais saudáveis pois tomamos mais remédios? Ou estamos mais adoecidos? A opinião do psiquiatra e pesquisador da Fiocruz, Paulo Amarante, é de que estamos ficando cada vez mais doentes por efeito da própria medicina. E por isso precisamos discutir temas como a hipermedicalização, a automedicação.
    26m  Publicação: 25/09/2023
  • A história de um navio escravista que afundou em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, é bem viva na memória do Quilombo Santa Rita do Bracuí. 170 anos depois do naufrágio, a comunidade acompanha as buscas pelo brigue Camargo. O Caminhos da Reportagem mostra o trabalho dos pesquisadores do Instituto AfrOrigens para trazer à tona um dos casos mais emblemáticos do tráfico transatlântico de africanos escravizados no Brasil.
    27m  Publicação: 25/09/2023
  • Nos últimos dez anos, a maioria (51%) dos lares brasileiros passou a ser chefiado por mulheres, segundo um recorte da última PNAD Contínua, do IBGE. Em 2012, a liderança era dos homens, em 64% dos domicílios. A equipe do Caminhos da Reportagem entrevistou chefes de família, que revelaram várias situações - algumas a serem comemoradas, outras nem tanto. A empresária Siomara Damasceno, de Brasília, é a cabeça dos negócios e da família, formada também pelo marido e o filho. Ela é dona de uma loja de materiais de construção e se tornou consultora a partir de vídeos que faz sobre o assunto para a internet. “Eu acho que quando o homem é chefe da família, não passa pela cabeça dele se a escola do filho está ensinando o que realmente prometeu no dia da matrícula, essas preocupações menores não passam pela cabeça dele”, exemplifica.
    26m  Publicação: 25/09/2023
  • O trânsito brasileiro tem se tornado mais seguro, mas ainda tira dezenas de milhares de vidas todos os anos. O dado mais recente do Datasus, sistema de informação do SUS, o Sistema Único de Saúde, mostra que 33.813 pessoas perderam a vida no tráfego em 2021. Mas há soluções para o problema, e pontos do país têm tido sucesso em reduzir as perdas. No Distrito Federal, o grande exemplo é o respeito à faixa de pedestre. Já em Fortaleza, um conjunto de medidas – como a diminuição da velocidade das vias, o estreitamento de ruas e o incentivo ao uso da bicicleta – tornou a cidade referência nacional em trânsito seguro. Para mostrar de perto os desafios e contar, em detalhes, o que funciona nos dois locais, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, percorreu a capital do país e viajou ao Ceará. “Nós estamos no 8º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito de Fortaleza”, afirma com orgulho o Superintendente da Autarquia de Trânsito da cidade, Antônio Ferreira. Mas como? “Várias soluções já existiam.
    26m  Publicação: 22/08/2023
  • Em outubro de 2023, o Estatuto do Idoso completa vinte anos. Nessas duas décadas, o Brasil observou avanços em relação aos direitos dos idosos, como a prioridade no atendimento na fila do supermercado, do banco ou em transportes públicos, além das vagas prioritárias para estacionar. Foi a primeira legislação que de fato passou a regular os direitos dos idosos. No entanto, ainda há muito o que fazer. Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, alerta que o Brasil não está preparado para o rápido envelhecimento observado no país. Ele ressalta que, hoje em dia, o Brasil tem em torno de 15% da população com mais de 60 anos. Em 2050, serão mais de 30%. “Nós vamos sair de uma população de cerca de 33 milhões para, daqui 27 anos, nós termos 68 milhões de pessoas idosas”.
    26m  Publicação: 27/08/2023
  • Nem todos sabem, mas o contexto que marca o começo da guerra pela independência brasileira, que completa 201 anos em 2023, foi uma reação à Revolução do Porto, em Portugal. “O Brasil não era mais colônia, fazia parte do Reino Unido a Portugal e Algarves. E justamente por isso, havia, através da Revolução do Porto, que começa em 1820, uma tentativa de recolonização”, explica a historiadora Eliane Costa. Por todo país, voluntários eram convocados para engrossar as fileiras combatentes. Movimento natural em períodos de conflitos. A diferença estava na Bahia. Em Feira de Santana, que naquela época fazia parte de Cachoeira, uma voluntária se alistou. Maria Quitéria de Jesus desafiou as ordens do pai, assumiu a alcunha de “soldado Medeiros” e lutou contra os portugueses. “Já fazia algumas semanas que ela tinha saído de casa. O pai, muito preocupado, resolveu procurá-la em acampamentos militares. Ele chegou no acampamento em que ela estava, reconheceu a filha e foi falar com o comandante dela.
    25m  Publicação: 25/09/2023
  • São Paulo conta com mais de 11 milhões e 450 mil habitantes, de acordo com os últimos dados do Censo do IBGE. A megalópole hoje se apresenta como uma das cidades mais diversas do mundo. Apesar do discurso multicultural, histórias e vivências da população negra permanecem invisibilizadas na capital paulista. Pequenas placas, já desgastadas pelo tempo, dispostas em prédios e monumentos do centro da cidade, indicam os lugares de passagem, de convivência e de manifestação cultural do povo negro. Bairros como a Liberdade e o Bixiga, conhecidos popularmente pelas heranças japonesa e italiana, respectivamente, guardam territórios, rastros e histórias da negritude paulistana ainda pouco conhecidas. O Episódio mostra este apagamento mas que ainda resiste nas memórias de alguns pontos como na Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, na Liberdade, no Bairro do Bixiga que também tem origem negra e no samba de bumbo, criado por negros escravizados no interior paulista.
    26m  Publicação: 14/09/2023
  • O Caminhos da Reportagem mostra o trabalho de pesquisadores na Floresta da Tijuca. Ela é considerada a maior floresta urbana plantada do mundo. Um modelo emblemático de reflorestamento, empreendido pelo imperador de Dom Pedro II com o objetivo principal de solucionar a crise hídrica do Rio. A Floresta da Tijuca encantou os naturalistas estrangeiros do século 19 e encanta até hoje os visitantes. Um local que também atrai pesquisadores que buscam conhecer um pouco mais sobre essa floresta, reduto da Mata Atlântica, bem no coração do Rio.
    27m  Publicação: 22/09/2023
  • O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atualmente 29 práticas integrativas e complementares à população brasileira. Entre elas estão homeopatia, fitoterapia, yoga, imposição de mãos e shantala, entre outras. De um lado, profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS (Sistema Único de Saúde) por defender que não têm comprovação científica.
    27m  Publicação: 25/09/2023
  • “Esse manto vem para fortalecer e dizer que nós existimos, resistimos e permanecemos aqui na resistência, sempre”. É desta forma que Glicéria Tupinambá, liderança indígena da Serra do Padeiro, no sul da Bahia, refere-se ao retorno do manto Tupinambá, que há quase quatro séculos está no Museu Nacional da Dinamarca, em Copenhague.
    27m  Publicação: 01/10/2023
  • Cientificamente conhecida como Cannabis, a maconha é uma planta exótica, ou seja, não é nativa do Brasil. Pesquisadores apontam que ela chegou ao País já no século 16, trazida por africanos escravizados, e logo disseminou-se também entre indígenas. Tanto no Brasil como mundo afora, são diversos os tipos de usos. Há cerca de um século a maconha passou a ser alvo de criminalização. Mais recentemente, usos medicinais e terapêuticos têm demonstrado benefícios da maconha, ajudando a levantar um debate na sociedade sobre saúde e bem-estar, proibicionismo e a política de guerra às drogas. Levantamento da Fundação Oswaldo Cruz indica que 7,7% dos brasileiros assumiram já ter utilizado maconha alguma vez na vida. É a droga ilícita mais consumida no mundo. A proibição contribuiu para que o Brasil passasse a ter a terceira maior população carcerária do mundo. São cerca de 840 mil pessoas presas, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais - quase 30% delas devido ao tráfico de drogas.
    24m  Publicação: 18/10/2023
  • O dia a dia dentro e fora da sala de aula é algo já conhecido pela complexidade e também rotina exaustiva. O Caminhos da Reportagem foi atrás de histórias daqueles que colocam em prática a educação do país, mesmo que nem sempre tenham apoio, investimentos e atenção. Com quatro histórias, o programa apresenta alguns desafios que a educação brasileira precisa enfrentar para alcançar um patamar de qualidade mais alto. A escola acaba sendo uma das pontes mais próximas entre as comunidades e as políticas públicas. Na área rural do Distrito Federal, a Escola Classe Café Sem Troco se deparou com um desafio: acomodar e ensinar crianças e adolescentes indígenas, da etnia Warao Coromoto, que vieram refugiados da Venezuela para o Brasil. Muitos deles, além de não falarem o português, não estão alfabetizados. A professora brasileira Maria Janerrandra, que fala espanhol, topou o desafio. Ela ensina em uma mesma sala, alunos de 6 a 18 anos, separados em 3 grupos - pré-alfabetizados, alfabetizados e os que estão já no Ens
    27m  Publicação: 15/10/2023
  • O culto ao corpo faz do Brasil o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Em relação a procedimentos estéticos, como o botox, nós somos medalha de prata. Apenas os Estados Unidos estão na nossa frente. E para fechar o pódio, o brasileiro é bronze quando o assunto é tempo gasto nas redes sociais. O levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Comscore, empresa de análise de mídia, mostra também que plásticas, procedimentos e redes sociais têm se misturado cada vez mais e provocam, muitas vezes, resultados trágicos. O “Caminhos da Reportagem” deste domingo discute os limites das mudanças corporais e analisa riscos e exageros. Aos 29 anos, o analista financeiro Jhonnattas Santos já acumula uma série de procedimentos: de bichectomia à lipo de papada e de transplante capilar ao botox. Mas não está satisfeito. “Tem bastante coisa que eu ainda preciso fazer, né? O nariz, corrigir os olhos e levantar as sobrancelhas”, enumera Jhonnattas.
    25m  Publicação: 23/10/2023
  • Nas periferias das cidades grandes e nos rincões do país, há uma multidão que não existe no papel: a dos brasileiros que não têm certidão de nascimento. Seja porque nunca foram registradas ou porque não conseguem a segunda via do documento, essas pessoas têm acesso limitado aos direitos e à cidadania. O Caminhos da Reportagem mostra o drama dos indocumentados e algumas estratégias adotadas pelo país para enfrentar este problema.
    28m  Publicação: 30/10/2023
  • O hip hop é uma cultura de origem negra, que surgiu no bairro do Bronx - um gueto negro, caribenho e latino de Nova York. Foi numa festa de volta às aulas organizada pelos irmãos Kool Herc e Cindy Campbell em agosto de 1973 que o movimento nasceu. O hip hop costuma ser descrito em quatro elementos: o breaking (a dança), o DJ, o MC e o grafite. No ano em que se comemora os 50 anos do surgimento do hip hop, também se celebra os 40 anos desta cultura no Brasil. A chegada do hip hop no país está relacionada à dança que acontecia na esquina entre as ruas 24 de maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. Mas o hip hop não é uma cultura que se manifesta apenas em São Paulo.
    26m  Publicação: 13/11/2023
  • As Mães de Santo, como comumente ficaram conhecidas no Brasil, não só reconstruíram os cultos vivenciados por diferentes nações no continente Africano, como também formaram grupos que empoderaram outras mulheres, garantindo ainda a existência das religiões. Além de terem sido – e ainda são – fundamentais na luta contra o racismo, a intolerância religiosa e outras formas de preconceito e discriminação. Este episódio do Caminhos da Reportagem foi inspirado nas conclusões dos estudos da pesquisadora americana Ruth Landes e do folclorista Edison Carneiro, que, mesmo num tempo em que as culturas afro-brasileiras sofriam perseguições ainda maiores que as atuais, enxergaram potencialidades nas diversas formas de religiosidade e, principalmente, nas lideranças femininas.
    26m  Publicação: 21/11/2023
  • Quatro mulheres e tristes semelhanças: estão presas e são mães de crianças pequenas. O episódio Mães no cárcere, do programa Caminhos da Reportagem, aborda a maternidade atrás das grades e mostra a realidade dessas mulheres e como vivem seus filhos, longe das mães. Ana* tem 7 filhos e Joana*, 6, mas está grávida do sétimo. Cumprindo pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, as duas entraram para o tráfico de drogas por causa de Acompanhando essa realidade de perto, a psicóloga da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, Aline Xavier, confirma que a maioria das presas é formada por mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A grande maioria é preta ou parda. No DF, a gente tem cerca de 80% da população carcerária feminina composta por pessoas negras, presas por tráfico e a maioria é mãe”, afirma.
    25m  Publicação: 27/11/2023
  • O samba produzido no contexto urbano do Rio de Janeiro é patrimônio cultural do Brasil desde 2007. O registro feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, reconhece as modalidades samba de terreiro, partido-alto e samba-enredo. Na semana em que se comemora o dia do samba, o Caminhos da Reportagem mostra que, mesmo diante da espetacularização do Carnaval, ainda há espaço para o samba na palma da mão, o toque ancestral, a espontaneidade e o improviso, que embalam as incontáveis rodas espalhadas pela cidade.
    23m  Publicação: 04/12/2023
  • O PROGRAMA CAMINHOS DA REPORTAGEM CELEBRA OS 75 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, DA ONU, E APRESENTA QUATRO DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. GENTE QUE SENTE NA CARNE, NA PELE, NA COR, NO GÊNERO E NA CLASSE A FALTA DE GARANTIAS FUNDAMENTAIS, E MOSTRA COMO A LUTA POR DIREITOS HUMANOS SEGUE SENDO UMA DAS GRANDES QUESTÕES DO BRASIL DE HOJE.
    26m  Publicação: 11/12/2023
  • Você já passou fome? A pergunta delicada tem como resposta um balançar afirmativo com a cabeça em muitas entrevistas feitas pela nossa equipe no interior do Maranhão, estado com a maior taxa de pobreza do Brasil, segundo um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas. “Era meio quilo de arroz para oito pessoas. E às vezes nem isso tinha”, conta a dona de casa Maria Sueli de Oliveira. A pescadora Elisângela Rodrigues lembra que “nem todo dia tinha comida. A gente almoçava e, às vezes, não jantava. Ou jantava, mas não almoçava no dia seguinte”. Já a agricultora Márcia Cristina Barros se emociona ao dizer que passou fome amamentando. “Quando a minha filha nasceu, a fase era muito difícil”, diz ela. Relatos fortes marcam o programa sobre os 20 anos do Bolsa Família. Além de percorrer cidades do Maranhão, nossa equipe conversou com especialistas em transferência de renda. Estudiosos que avaliaram elogios, críticas e desafios do benefício.
    26m  Publicação: 18/12/2023