Documentário

Natureza Feminina

Conheça 13 ecossistemas brasileiros a partir do conhecimento de mulheres que lá vivem. Ao abordar a vida destas pessoas, a série fala também sobre a condição feminina em diferentes lugares do Brasil.

Episódios

Temporada 1

  • No Ariramba, município de Oriximiná, no Pará, vive Josélia. Casada com seu primeiro amor, depois de um longo período de 17 anos em que, impedida de ficar com ele, viveu outra relação, Josélia é a alegria de todos.
    29m  Publicação: 29/08/2023
  • Em Mato da Onça, comunidade no semiárido alagoano às margens do Rio São Francisco, vivem Dona Antonia, marido, filhos e netos. Ela conhece bem a mata que a cerca e tudo que esta pode oferecer. Faz seus remédios de ervas e frutos. Seus filhos vivem da pesca
    26m  Publicação: 29/08/2023
  • Valéria é uma das mais antigas catadoras de caranguejo de Gargaú, atividade com a qual criou filhos e agora ajuda na criação dos netos. Mas nem por isso deixa de namorar e ser vaidosa.
    26m  Publicação: 29/08/2023
  • Veja que, em áreas remanescentes de mata atlântica, mulheres enfrentam não apenas o avanço do agronegócio em seu entorno como também alguns conflitos internos, ligados ao cercamento das áreas da comunidade.
    29m  Publicação: 29/08/2023
  • Na comunidade de Vão de Alma, na Chapada dos Veadeiros em Goiás, vive Fiota, quilombola de identidade Kalunga. Os Kalungas estão há muitas gerações na região, plantam mandioca, pilam e preparam produtos cosméticos e medicinais com plantas e flores.
    27m  Publicação: 29/08/2023
  • Dona Maria Roxa não teve infância de brincadeiras e lazeres. Começou a trabalhar em casa de família aos oito anos de idade, em troca de comida para sua família. Diz que está vivendo a infância na velhice.
    25m  Publicação: 29/08/2023
  • Em brejo do burgo, Dona Deza é a mãe do terreiro que povoam os encantados das matas em terras Pankararé. Com a ajuda de sua nora Patrícia, professora da escola da aldeia, ela luta para manter viva a cultura e os costumes dos antepassados.
    27m  Publicação: 29/08/2023
  • Cleusinha e Vilma se identificam como pescadoras, apesar de todas as dificuldades. Não possuem barco próprio e alugar embarcação é muito caro. A especulação imobiliária e o turismo na região estão tornando cada dia mais difícil manter a profissão.
    24m  Publicação: 29/08/2023
  • Em Barcarena, no entorno de Belém, no Pará, vivem Sandra e Ana, que têm em comum a sobrevivência em uma região com constantes vazamentos nas barragens de rejeitos da Alunorte, a maior refinaria de alumina do mundo.
    29m  Publicação: 29/08/2023
  • Ivanete e sua irmã Ivete são habitantes de Galheiros, povoado próximo à cidade de Diamantina, Minas Gerais. As duas seguem a tradição da família e vivem da coleta de diferentes espécies de flores sempre-vivas. Elas apresentam a rotina desse ofício.
    28m  Publicação: 29/08/2023
  • No município de Maquiné, a cerca de 120km de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na aldeia Tekoa Ka'aguy Porã ("mata sagrada") dos Mbyá Guarani, vive Lili e sua família: pai, mãe e irmãos. No que ainda resta de Mata Atlântica.
    26m  Publicação: 29/08/2023
  • Na localidade de Lago do Junco, na região do médio Mearim, no Maranhão, vivem Maria Alaídes, Moça, Alaíce, Dió, Isabel e tantas outras mulheres que vivem da coleta e beneficiamento do coco do babaçu.
    29m  Publicação: 29/08/2023
  • Rosana vive junto aos manguezais na área rural do município de São Luís, no Maranhão. Criança jogadora de futebol, nadadora de rios e mangues, vivia no alto dos pés de Jussara. No seu processo de emancipação como mulher, tornou-se lider comunitária.
    23m  Publicação: 29/08/2023