Trilha de Letras / Entretenimento

Scholastique Mukasonga

Trinta anos após o genocídio de Ruanda, quando cerca de oitocentos mil membros da minoria étnica Tutsi foram assassinados pelos Hutus, a etnia dominante, o Trilha de Letras recebe a escritora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga. Uma sobrevivente do massacre, que teve 37 pessoas da família assassinadas nos cem dias de violência daquele 1994, ela conta que a literatura a salvou e ajudou a reconstruir suas memórias. No Brasil para lançar seu mais recente livro, “Kibogo subiu ao céu”, cuja trama fala sobre religiosidade e a colonização belga, que forçou a conversão dos ruandeses ao cristianismo, Mukasonga fala sobre ser uma das poucas mulheres Tutsi sobreviventes, sobre o processo de reconstrução de Ruanda, e sobre o ódio semeado ao longo das décadas entre etnias que antes eram vizinhas e falavam a mesma língua.

Episódios

Temporada 3

Informações O Trilha de Letras é um programa que associa literatura e informação, com entrevistas conduzidas pela jornalista especializada em literatura Katy Navarro. A cada episódio um tema norteia o debate da apresentadora com os convidados.
  • "Minha poesia, minha terra" é o tema de estreia da terceira temporada do Trilha de Letras, que convida o músico e ensaísta José Miguel Wisnik para entendermos melhor a relação entre um autor e a sua cidade natal.
    27m  Publicação: 29/05/2019
  • O Trilha de Letras fala sobre a Prosa e o Verso e convida uma das escritoras brasileiras mais experientes na arte de contar histórias: Marina Colasanti.
    27m  Publicação: 29/05/2019
  • O Trilha de Letras convida o jornalista e escritor Marcus Veras para falar sobre uma fase especial da TV: a TV em preto e branco e seus bastidores.
    27m  Publicação: 29/05/2019
  • Um escritor popular e um dos mais conhecidos autores brasileiros no mundo. Baiano, com personagens marcantes e cheio de ginga: Jorge Amado é o tema desta edição do Trilha de Letras. E quem conversa com Katy Navarro é a biógrafa do romancista, a jornalista Joselia Aguiar.
    28m  Publicação: 29/05/2019
  • Para falar do cronista e a cidade, o Trilha de Letras conversa com o escritor e jornalista Joaquim Ferreira dos Santos.
    27m  Publicação: 29/05/2019
  • O desenvolvimento da linguagem permitiu que o homem contasse histórias. Seja fazendo desenhos nas paredes ou através da oralidade, criar narrativas é uma das tradições mais antigas do ser humano. E para explicar melhor esta ferramenta do imaginário – principalmente para as crianças – convidamos a escritora Helena Lima para falar sobre a contação de histórias.
    26m  Publicação: 29/05/2019
  • No texto poético, a destruição da natureza pode ser uma metáfora para compreender a destruição do homem. Mas hoje, a realidade é que a raça humana pode se extinguir se continuar a destruir o planeta. E para discutir o papel da literatura na preservação do meio ambiente, convidamos o economista Sérgio Besserman.
    27m  Publicação: 29/05/2019
  • A comunicação pelas redes é algo natural nas grandes cidades. Mas na floresta amazônica é diferente. Recursos bem empregados e criatividade são importantes para espalhar informação e prestação de serviços. Para saber mais sobre as antenas da floresta, o Trilha de Letras recebe a jornalista e escritora Elvira Lobato.
    27m  Publicação: 04/06/2019
  • Nordestino, diplomata e poeta do menos. Conhecido pelos versos curtos e rigor na linguagem, criou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. O tema do Trilha de Letras desta terça é João Cabral de Melo Neto e quem conversa com Katy Navarro é o escritor e pesquisador Antonio Carlos Secchin.
    26m  Publicação: 12/06/2019
  • Quando pensamos em Brasil e Moçambique, logo criamos uma distância entre os países. Mas há muitas pontes que nos aproxima. E a literatura e a cultura podem ser estes elos. Para falar sobre este tema que nos leva do Atlântico ao Índico, convidamos o escritor Rafael Gallo para falar ao Trilha de Letras.
    27m  Publicação: 18/06/2019
  • A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2019 homenageia o escritor e jornalista Euclides da Cunha. E para contar as novidades de um dos maiores eventos literários do país, convidamos a curadora do evento este ano, a jornalista e editora Fernanda Diamant. E nos quadros desta edição: - Dando a Letra: “Orelha lavada, infância roubada”, de Sandra Godinho - Leituras: “Ensaios e inéditos”, de Euclides da Cunha
    26m  Publicação: 25/06/2019
  • Ser o provedor da casa, não chorar e ser forte já definiram o que é ser homem. Mas, hoje, a masculinidade está em discussão e novos comportamentos criam um outro olhar sobre o sexo masculino. Para discutir este assunto, o escritor e editor Vagner Amaro é o convidado do Trilha de Letras.
    27m  Publicação: 03/07/2019
  • Dizem por aí que a poesia estava um pouco empoeirada nas estantes das livrarias. Mas as redes sociais revisitaram os versos e criaram um novo formato para eles: os instapoemas. Para conversar sobre o assunto, o Trilha de Letras recebe o instapoeta Rafa Lima, que também é escritor e tem livro publicado.
    27m  Publicação: 09/07/2019
  • No mundo atual há aqueles que querem se expor. E há aqueles também que preferem se esconder. Entretanto, tem muita gente por aí que não está sendo nem vista na nossa sociedade. O Trilha de Letras convida a escritora Martha Medeiros para falar sobre invisibilidade.
    28m  Publicação: 16/07/2019
  • Deixar o país de origem é deixar para trás a língua materna, a cultura e as raízes do lugar onde se vive. Para falar sobre a literatura e as migrações, convidamos a escritora Adriana Lisboa.
    28m  Publicação: 25/07/2019
  • O Trilha de Letras recebe o escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi para um bate-papo sobre a sociedade pós-industrial e a sua relação com o tempo, com a criação, com a afetividade e a estética.
    26m  Publicação: 12/08/2019
  • Competição, afeto e cumplicidade. A relação entre irmãos é um universo complexo dentro da família. O Trilha de Letras convida o escritor e publicitário João Anzanello Carrascoza para debater sobre o tema.
    27m  Publicação: 06/08/2019
  • Poesia popular e sofisticada: a literatura de cordel traz a força artística do Nordeste com sua diversidade de temas, rimas e muito bom humor. Para falar sobre estes versos tão brasileiros, convidamos o poeta Bráulio Bessa para participar do Trilha de Letras.
    27m  Publicação: 13/08/2019
  • Movido pela afetividade e com uma linguagem poética e inovadora, o Trilha de Letras tem a honra de receber o premiado escritor português contemporâneo Valter Hugo Mãe.
    27m  Publicação: 20/08/2019
  • O vazio que se instala quando o amor acaba. Este é o diagnóstico da dor, realizado pela nossa convidada, juíza e escritora, em suas audiências de separação de casais.O vazio que se instala quando o amor acaba. Este é o diagnóstico da dor, realizado pela nossa convidada, juíza e escritora, em suas audiências de separação de casais. O Trilha de Letras convida Andréa Pachá para conversar sobre o amor e a lei.
    27m  Publicação: 27/08/2019
  • O romance de formação revela o amadurecimento de um ou mais personagens. O leitor se identifica e acompanha o crescimento do protagonista ao longo da obra. Para discutir sobre o tema, o Trilha de Letras recebe o escritor e editor Miguel del Castillo.
    25m  Publicação: 03/09/2019

Temporada 4

Informações Trilha de Letras
  • Neste episódio do Trilha de Letras, Eliana Alves Cruz recebe a escritora Ana Maria Gonçalves. Autora do aclamado “Um defeito de Cor”, lançado em 2007, Ana Maria fala sobre o processo de pesquisa e escrita do romance, que é considerado um clássico da literatura brasileira, e ganhou o prêmio Casa de las Américas, além de dar origem a uma exposição no Museu de Arte do Rio, e ser escolhido como enredo da escola de samba Portela no carnaval de 2024. Com quase mil páginas, o romance de ficção histórica, um dos mais importantes do afro feminismo, é um livro adorado por muitos. Para Ana Maria, que diz ainda tentar entender os motivos por trás do sucesso da obra, o livro mostra de onde a população negra brasileira veio. Parafraseando a escritora estadunidense e Nobel de Literatura Toni Morrison, “escrevi um livro que eu gostaria de ter lido”.
    30m  Publicação: 01/11/2023
  • Eliana Alves Cruz conversa com o autor baiano Itamar Vieira Junior. Ele fala sobre sua nova obra, “Salvar o Fogo”, que é a segunda parte de uma trilogia iniciada com o elogiado “Torto Arado”. O livro rendeu ao autor o Jabuti de romance literário, além de outras premiações.
    29m  Publicação: 08/11/2023
  • Um dos grandes nomes da literatura brasileira, a mineira Conceição Evaristo é a convidada desta semana no Trilha de Letras. Em um bate papo informal com Eliana Alves Cruz, a autora fala sobre o conceito de escrevivência, criado por ela, e que se tornou objeto de estudo e um marco ao se referir à literatura que fala e se compromete com a realidade de uma mulher negra em uma sociedade profundamente desigual.
    30m  Publicação: 15/11/2023
  • Literatura Young Adult, aquela voltada para jovens adultos, é o tema desta semana no Trilha de Letras. A apresentadora Eliana Alves Cruz recebe o escritor, tradutor e roteirista capixaba Stefano Volp, que fala sobre “Nunca Vi a Chuva”, seu livro mais recente. A obra acompanha um jovem em sua jornada de autodescoberta. Os romances e contos de Stefano, que já escreve para o público jovem adulto há alguns anos, transitam por múltiplos gêneros, sem perder de vista questões que compõem a identidade de seu autor: novas formas de masculinidade e representatividade da comunidade LGBTQIA+, além de situações que afetam a vida de um jovem negro. Além disso, Stefano também fala sobre a editora que criou para editar textos e resgatar clássicos de autores negros, sobre a experiência como tradutor literário, e sobre adaptações de seus livros para o audiovisual.
    28m  Publicação: 22/11/2023
  • Um dos maiores escritores contemporâneos brasileiros, o manauara Milton Hatoum é o entrevistado desta semana no Trilha de Letras. À apresentadora, Eliana Alves Cruz, Milton fala de memória, ancestralidade, se reconhecer como libanês e amazônida, a recepção de seus livros pelo público e como é ver histórias que ele criou sendo adaptadas para outros meios - o romance “Dois Irmãos”, por exemplo, se tornou uma graphic novel vencedora do prêmio Eisner, considerado o Oscar das HQs, além de uma elogiada série de TV.
    27m  Publicação: 29/11/2023
  • Eliana Alves Cruz recebe esta semana, no Trilha de Letras, a escritora Juliana Leite. Tratando de temas como envelhecimento, perdas, memória, trabalho, relacionamentos familiares, a autora fluminense vem ganhando reconhecimento e público, além de conquistar a crítica - seu primeiro romance, “Entre as mãos”, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. Na conversa, Juliana fala sobre seu livro mais recente, “Humanos Exemplares” e como foi criar uma história que dialoga com a pandemia, ao mesmo tempo em que toca em assuntos atemporais, como a solidão, o etarismo, a saudade.
    27m  Publicação: 06/12/2023
  • A escola como aliada no estímulo à formação de novos leitores é o tema desta semana no Trilha de Letras. Eliana Alves Cruz conversa com o escritor carioca Henrique Rodrigues, autor de mais de 20 livros, que transitam entre o infanto-juvenil, o romance, a poesia e a crônica. Ex-aluno de escola pública, ele utiliza o espaço estudantil como cenário de seu mais novo romance, “Áurea”, sobre uma protagonista de mais de 60 anos, que aprende a ler. Henrique também fala sobre sua variada produção literária, sobre como tornar livros mais acessíveis, valorização de bibliotecários, professores e contadores de histórias, e sobre políticas públicas para o setor literário.
    27m  Publicação: 13/12/2023
  • O autor, roteirista e produtor executivo Raphael Montes conversa com Eliana Alves Cruz sobre literatura policial, seu começo de carreira, sobre escrever a respeito de crimes reais e as diferenças entre escrever livros e roteiros. Na conversa, o roteirista dos filmes sobre o caso Von Richthofen também fala sobre sua primeira telenovela, que escreve para um canal de streaming, e sobre seu livro mais recente, que marca sua entrada na literatura infanto-juvenil.
    28m  Publicação: 20/12/2023
  • A multitalentosa Elisa Lucinda é a convidada da semana do Trilha de Letras. E além de conversar com Eliana Alves Cruz sobre seu mais recente livro, “Quem me leva para passear”, ela também fala sobre poesia, rap, escrever para ser lida em voz alta e sobre como ser atriz, cantora, romancista e dramaturga surgiram na vida dela, e ainda revela as novidades de “Parem de falar mal da rotina”. O livro, escrito a partir do monólogo que Elisa apresenta há mais de vinte anos pelos palcos brasileiros, acaba de ganhar uma reedição.
    27m  Publicação: 27/12/2023
  • No Trilha de Letras desta semana, a convidada é a escritora paraense Monique Malcher. Vencedora do Jabuti 2020 na categoria Contos, ela fala sobre seu livro, “Flor de Gume”, que reúne 37 contos escritos a partir de histórias da vida da própria Monique, sua mãe, sua avó, e que de certa forma, reverberam experiências comuns a muitas mulheres: a alienação parental, a violência, o machismo. Na conversa, Monique fala como a influência da mãe, professora, e da avó, uma autodidata que ensinou muitas crianças ribeirinhas a ler, está presente em seus textos, assim como a identidade intrinsecamente amazônica de sua autora. Ela ainda revela não gostar de ser tratada como autora de literatura regional: afinal, a literatura paraense é tão brasileira quanto aquela feita no Sudeste do país.
    27m  Publicação: 03/01/2024
  • O escritor carioca Geovani Martins é o convidado desta semana do Trilha de Letras. Ele fala sobre seu mais recente livro, o romance “Via Ápia”, sobre a vida de cinco amigos em uma favela após a instalação de uma UPP - experiência vivida pelo próprio autor. Ele ainda conta sobre seus próximos projetos, sobre a recepção do seu livro de estreia, que foi lançado em nove países, e as mudanças no mercado editorial desde então.
    28m  Publicação: 10/01/2024
  • Escrever sob outro nome não é uma novidade no mundo da literatura: pseudônimos, heterônimos, anônimos sempre existiram. Mas e quando a opção por uma nova identidade é estética? É sobre isso que fala a nossa convidada do programa Trilha de Letras desta semana: a autora baiana Luciany Aparecida. Com obras sob nomes diferentes, ela lançou recentemente o primeiro romance assinado com seu próprio nome: “Mata Doce”, no qual ela conta a história de mulheres em uma vila rural do interior da Bahia. Luciany também fala sobre criação literária, linguagem e tradição.
    27m  Publicação: 17/01/2024
  • A escritora, jornalista e documentarista Luize Valente é a convidada da semana do Trilha de Letras, e fala sobre o tema que permeia quase toda a sua obra: a intolerância. Em entrevista a Eliana Alves Cruz, ela fala sobre como o assunto entrou na sua vida, conta sobre seu fascínio pela cultura e história judaicas, da qual se tornou referência em pesquisas e produção artística. Ela ainda conversa sobre seus livros, em particular o mais recente, “A menina com estrela”, sua primeira incursão na escrita voltada para um público infantojuvenil, a quem, com muito cuidado, sensibilidade e a partir da amizade de duas meninas, ensina sobre os horrores do Holocausto.
    27m  Publicação: 24/01/2024
  • Uma das mais importantes autoras infanto-juvenis da América Latina, a cubana Teresa Cárdenas conversa com Eliana Alves Cruz sobre o início da carreira, motivada por não encontrar, nas histórias de sua infância, personagens que se parecessem com ela. E ao escrever os livros que gostaria de ter lido quando criança, trata de temas considerados difíceis para os pequenos, como escravidão, racismo, morte, identidade, ancestralidade, sem dourar a pílula, confiando na capacidade de seus leitores.
    26m  Publicação: 31/01/2024
  • Eliana Alves Cruz conversa com o historiador, escritor e compositor Luiz Antônio Simas. E ele conta como o filho de uma pernambucana com um catarinense veio a se tornar um completo apaixonado pelo Rio de Janeiro, suas histórias e sua gente, de tal forma que se tornou um dos principais cronistas da cidade, que já encantou escritores com João do Rio. Simas também fala sobre seu livro, “Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras”, que mostra não o Rio das novelas, das praias e dos turistas, nem o Rio dos telejornais policiais, onde tudo é violência e tráfico, mas uma cidade cujo tecido social é bordado de personagens singulares, desconhecidos e inesquecíveis, onde há sempre um boteco, um despacho, uma banca de jogo do bicho e uma roda de samba por perto.
    26m  Publicação: 07/02/2024
  • O Poeta, Letrista E Jornalista Salgado Maranhão É O Convidado Desta Semana No Trilha De Letras. Aos 70 Anos, Ele Lança O Livro “A Voz Que Vem Dos Poros”, Uma Antologia Poética Que Passeia Por 40 Anos Da Carreira Do Autor, Desde Sua Chegada Ao Rio De Janeiro, Vindo Do Nordeste, Em Meio À Rebeldia E Opressão Dos Anos 70, Até Hoje, Quando Segue Ativo E Criando. No Papo Com Eliana Alves Cruz, Ele Fala Sobre A Geração Marginal, Sua Amizade Com Torquato Neto, As Mudanças Que As Artes Marciais Trouxeram Para Sua Vida, As Incríveis Parcerias Musicais Com Nomes Como Paulinho Da Viola E Zizi Possi, Sobre Viver De Poesia Mesmo Contra Todas As Probabilidades E Ainda Atende A Uma Provocação: Afinal, Ainda Precisamos De Poesia?
    27m  Publicação: 14/02/2024
  • Esta semana, o Trilha de Letras recebe a escritora mais vendida de 2023: a mineira Carla Madeira. Autora dos livros “Tudo é rio”, “A Natureza da mordida” e “Véspera”, ela conquistou o público e o mercado editorial contando histórias de relacionamentos íntimos e problemáticos: um triângulo amoroso, uma amizade entre duas mulheres muito diferentes, um casamento marcado pela violência. Na conversa, a autora fala sobre seu processo criativo, o período de “gestação” dos seus livros, suas próprias relações familiares, luto, sua conexão com a arte e sobre críticas.
    27m  Publicação: 21/02/2024
  • Escritor paulistano Rafael Gallo é o convidado da semana no Trilha de Letras. Quarto brasileiro a vencer o prêmio literário José Ssaramago, voltado a autores de língua portuguesa do mundo todo, ele fala sobre o mais novo romance, Dor Fantasma, escrito a partir de uma experiência pessoal e dolorosa: um episódio de depressão. Em conversa com Eliana Alves Cruz, Rafael conta sobre este e os demais prêmios que já conquistou em sua ainda jovem carreira, graças a seus temas interessantes e sua prosa peculiar.
    27m  Publicação: 05/03/2024
  • Ator, roteirista, dramaturgo e escritor, Aldri Anunciação é o convidado da semana do Trilha de Letras. No programa, ele fala sobre seu novo livro, “Pretamorphosis, biografia não autorizada de um ex-branco”, e sobre o processo para criar uma história que seja a um só tempo uma ferramenta de letramento racial e de empatia, além de um grande exemplo de literatura fantástica. Ele ainda fala sobre seu flerte com o afrofuturismo em “Namíbia, não!”, seu primeiro livro, adaptado ao cinema por Lázaro Ramos sob o título de “Medida Provisória”, sobre levar aos palcos a obra “Torto Arado”, de Itamar Vieira Jr, e sua admiração por Jorge Amado.
    28m  Publicação: 26/03/2024
  • O escritor carioca radicado em Porto Alegre teve seu premiado romance, O Avesso da Pele, lançado em 2020, no centro de uma polêmica: após ser aprovado em 2022 para integrar o PNLD, lista que reúne livros considerados indicados para leitura de estudantes do ensino médio, o romance foi censurado por secretarias de Educação dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, onde a crise teve início. O motivo seria linguagem inadequada e descrição de atividade sexual. No Trilha de Letras, Jeferson conta como recebeu e reagiu à notícia sobre sua obra, que fala sobre racismo, educação, amor aos livros e relacionamentos familiares. Ele, que é professor da rede pública de ensino, fala ainda sobre sua experiência em apresentar livros diferentes aos alunos, sobre as conexões políticas entre ascensão da extrema direita no mundo e a censura, e sobre ser um escritor negro.
    28m  Publicação: 22/03/2024
  • No mês em que o Golpe Militar de 1964 completa seis décadas, o Trilha de Letras recebe a jornalista e escritora Denise Assis. Ela fala sobre suas experiências nas comissões nacional da verdade e estadual da verdade do Rio de Janeiro, nas quais atuou como pesquisadora, e conseguiu testemunhos que ajudaram a desvendar casos sem solução desde a redemocratização.
    29m  Publicação: 03/04/2024
  • A jornalista e escritora Luciana Hidalgo fala sobre seu romance mais recente, “Penélope dos trópicos”, em que a figura da esposa de Ulisses, do clássico grego a Odisseia, de Homero, é atualizada para uma mulher de 30 anos, arquiteta, vivendo em uma cidade nos trópicos e com um trágico passado - para não deixar de lado a origem grega do mito. Mas se a Penélope original se tornou um modelo de temperança, fidelidade, espera, o que se pode esperar de uma nova Penélope, independente e empoderada? Na conversa com Eliana Alves Cruz, a escritora discute a arquetípica personagem, fala de literatura clássica, seus livros favoritos, seu início na ficção, após dois premiados ensaios literários e os prêmios que conquistou.
    28m  Publicação: 09/04/2024
  • O escritor cearense Stênio Gardel é o convidado de Eliana Alves Cruz, esta semana, no Trilha de Letras. Funcionário público concursado do TRE-CE, ele conta como suas experiências de vida pessoal e de trabalho contribuíram para criar seu primeiro romance "A palavra que resta", livro que venceu o National Book Award, uma das mais prestigiosas premiações literárias estadunidenses, que, pela primeira vez vem para um autor brasileiro. A trama acompanha Raimundo, um septuagenário trabalhador do campo do interior cearense, que decide aprender a ler por um motivo muito particular: para finalmente conhecer o teor da carta que Cícero, seu amor de juventude, lhe escreveu 50 anos antes, e que, por vergonha, nunca pediu a ninguém que lesse. O livro foi desenvolvido em cursos livres oferecidos pela também escritora cearense Socorro Acioli, que se tornou amiga pessoal e, posteriormente, professora de especialização de Stênio.
    28m  Publicação: 16/04/2024
  • O Trilha de Letras recebe o escritor Carlos Eduardo Pereira, ele fala sobre seu romance mais recente, Agora Agora, a respeito de três gerações de homens negros da mesma família e com o mesmo nome: Jorge. E a partir da história de cada um, traça um panorama do racismo no Brasil, como afeta as oportunidades e psiquê de pessoas negras. Carlos Eduardo também fala sobre o papel do livro para gerar identificação e chamar a atenção para temas que podem não fazer parte do dia a dia de todos, mas certamente colaboram para que o leitor passe a enxergar determinadas causas com olhos mais empáticos.
    28m  Publicação: 30/04/2024
  • O incêndio do Ninho do Urubu, o centro de treinamento de jovens atletas do Flamengo, ocorrido em fevereiro de 2019, marcou para sempre as vidas das famílias de vinte e quatro atletas da categoria de base, surpreendidos pelas chamas enquanto dormiam. Dez deles, com idades entre 14 e 16 anos, morreriam em consequência do fogo. Em “longe do ninho”, a premiada jornalista Daniela Arbex se debruça sobre a tragédia e reconstitui o que aconteceu naquela madrugada e conta a trajetória de cada um dos meninos cujo sonho de ser um ídolo do futebol foi interrompido. Em entrevista a Eliana Alves Cruz, Daniela explica o processo de pesquisa para escrever uma obra como essa, o envolvimento com as famílias e sua opção por temas difíceis de digerir - são dela também os livros “Holocausto brasileiro”, que falava sobre abusos e maus tratos em um hospital psiquiátrico de Barbacena, e “Todo dia a mesma noite”, sobre o incêndio na boate Kiss.
    28m  Publicação: 21/05/2024
  • O premiado escritor Alberto Mussa é o convidado desta semana do Trilha de Letras, e fala sobre seu livro, “Meu destino é ser onça”, que foi enredo da Grande Rio na Marquês de Sapucaí, e garantiu à escola de Caxias, o terceiro lugar. Além da emoção de ver seu livro traduzido na avenida, Mussa, um carioca apaixonado pelo Rio, fala de suas origens libanesas e ameríndias, sua rotina fortemente influenciada pela cultura negra e como todo esse caldeirão influencia na sua escrita, que já teve até bem-sucedidas experiências em tradução de poemas árabes. Ele conta ainda  sobre seu fascínio por mitologias, que o levaram a escrever um compêndio mítico do Rio de Janeiro, reunindo em cinco volumes as histórias de uma metrópole tão caótica quanto sedutora.
    28m  Publicação: 29/05/2024
  • No Trilha de Letras desta semana, a jornalista e apresentadora Luciana Barreto é a entrevistada de Eliana Alves Cruz. Ela fala sobre seu primeiro livro, “Discurso de ódio contra negros nas redes sociais”, lançado no ano passado pela editora Pallas. O assunto foi tema da pesquisa de mestrado da autora, conhecida pelo seu ativismo antirracista, e ganhou prefácio assinado pela jornalista Flávia Oliveira. A obra começa com uma contextualização sobre a escravidão no Brasil, o processo de abolição e mito da democracia racial, como forma de explicar as condições pré-existentes que permitiram que o ódio contra negros se instalasse no país, para só então falar sobre ataques de haters em redes sociais e o perfil dos alvos preferenciais deste discurso: mulheres negras, com curso superior, como a própria autora.
    27m  Publicação: 05/06/2024
  • Esta semana, no Trilha de Letras, o convidado é o escritor Marcelo Moutinho. Ele fala sobre “Estrela de Madureira”, sua primeira incursão no gênero biográfico, em que conta a história da vedete e atriz Zaquia Jorge, fundadora do teatro Madureira, o primeiro teatro na periferia do Rio. E como bom apaixonado por Madureira que é, Moutinho também resgata lembranças e rememora a relação do bairro com a vedete, cujo precoce falecimento fez a Madureira chorar. Na descontraída conversa com Eliana Alves Cruz, ele ainda conta como seu bairro de origem inspira sua escrita, fala em continuar a escrever biografias e em novos livros infantis, um legado para sua filha.
    27m  Publicação: 12/06/2024
  • Nesse Trilha de Letras, Eliana Alves Cruz recebe a advogada, psicanalista, tradutora, poeta e escritora gaúcha Eliane Marques. Ela fala sobre seu primeiro romance, “Louças de família”, inspirado a partir de histórias de sua própria família. A trama se centra em Cuandu, uma jovem negra que vive na fronteira do Brasil com o Uruguai, e que toma para si a tarefa de resolver as pendências da vida da tia Eluma, recentemente falecida. A tia trabalhou como empregada doméstica a vida toda, e no momento da morte, não há dinheiro sequer para pagar o enterro e as flores.
    28m  Publicação: 19/06/2024
  • A premiada escritora Tatiana Salem Levy é a convidada desta semana do programa Trilha de Letras. Ela fala sobre seu novo livro, “Melhor não contar”, que fala sobre uma série de abusos sexuais sofridos pela autora desde a infância, dentro da própria casa. Numa linguagem sensível, íntima e visceral, a trama mostra a relação entre a mãe, também vítima de violência sexual, e a filha, que anos depois, precisa recorrer a um aborto para ter a chance de seguir adiante. Na conversa, com a apresentadora Eliana Alves Cruz, a autora conta que, ao relatar os estupros ao longo da vida, ouviu diversas vezes, como conselho, a frase que dá nome à obra, e viu amigos se distanciarem ao descobrir sua história. Uma vida inteira de solidão e silêncio que só a prosa franca de Tatiana é capaz de quebrar.
    30m  Publicação: 26/06/2024
  • O tradutor Caetano W. Galindo é o convidado da semana do Trilha de Letras. Galindo acaba de lançar seu primeiro romance, Lia, e fala sobre a construção da narrativa, que parte de recortes e fragmentos para contar a história da personagem-titulo. Caetano W. Galindo também fala de outros momentos importantes de sua carreira, como a tradução da obra de James Joyce para o português. Sua versão de Ulysses, obra essencial do autor irlandês, recebeu os mais importantes prêmios literários do país. O programa desta semana foi gravado durante a Feira do Livro de São Paulo, realizada no Estádio do Pacaembu, entre os dias 29 de junho e 07 de julho.
    28m  Publicação: 03/07/2024
  • Neste episódio especial do Trilha de Letras, gravado durante a Feira do Livro, em São Paulo, a apresentadora Eliana Alves Cruz recebe a escritora mineira radicada em Londres Nara Vidal. Ela fala sobre seu novo romance, “Puro”, lançado no ano passado em Portugal, e que chega agora ao Brasil, pela editora Todavia. A história se passa em uma fictícia cidadezinha mineira na década de 1930, que busca se tornar referência em pureza racial, de acordo com ideais da teoria eugenista, muito popular no Brasil no início do século 20, de tal forma que o fomento ao seu ensino chegou a ser incluído na Constituição Federal da Era Vargas como compromisso do governo. Em nome da criação de uma raça pura e superior, os moradores da cidade são capazes de cometer atrocidades e encobrir crimes hediondos. Um retorno a um passado não tão distante, que, segundo a própria autora, revela semelhanças desconfortáveis com os dias atuais.
    27m  Publicação: 10/07/2024
  • Trinta anos após o genocídio de Ruanda, quando cerca de oitocentos mil membros da minoria étnica Tutsi foram assassinados pelos Hutus, a etnia dominante, o Trilha de Letras recebe a escritora franco-ruandesa Scholastique Mukasonga. Uma sobrevivente do massacre, que teve 37 pessoas da família assassinadas nos cem dias de violência daquele 1994, ela conta que a literatura a salvou e ajudou a reconstruir suas memórias. No Brasil para lançar seu mais recente livro, “Kibogo subiu ao céu”, cuja trama fala sobre religiosidade e a colonização belga, que forçou a conversão dos ruandeses ao cristianismo, Mukasonga fala sobre ser uma das poucas mulheres Tutsi sobreviventes, sobre o processo de reconstrução de Ruanda, e sobre o ódio semeado ao longo das décadas entre etnias que antes eram vizinhas e falavam a mesma língua.
    29m  Publicação: 17/07/2024
  • O escritor Rodrigo Santos é o convidado da semana do programa Trilha de Letras. Natural de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, ele transforma a cidade em palco para seu projeto "Uma noite na taverna", encontro de poesia que já faz parte do calendário do município. O nome é inspirado em um livro do poeta romântico Álvares de Azevedo, por quem Rodrigo nutre profunda admiração, e que inspirou uma releitura em sua mais recente obra: máquinas escrotas. Na trama, quatro homens se encontram após a morte da mãe de santo que os criou e fazem um balanço sobre a vida de cada um. Mas a faceta de poeta romântico não é a única do autor; ele também se aventura na literatura policial. Os livros "Macumba" e "Fogo nas encruzilhadas" são protagonizados por um policial evangélico que fica a cargo de investigar crimes motivados por intolerância religiosa.
    27m  Publicação: 24/07/2024
  • Quanto distanciamento é preciso ter de um determinado momento histórico para que se possa ficcionalizá-lo? O desembargador e escritor Marcelo Semer parece querer responder a essa pergunta com seu novo livro, “Duas Fotos”. Ambientado durante a Operação Lava Jato e atravessando os anos de acordo com os acontecimentos recentes que abalaram a política brasileira, ele conta a história de um triângulo amoroso entre uma jornalista, seu marido, um dos promotores de justiça a cargo da operação, e um professor de Direito cheio de ideais. Na entrevista ao Trilha de Letras, Marcelo conta o quanto dos bastidores da profissão e a análise profunda que fez ao longo de toda a operação em textos e colunas publicados na imprensa auxiliaram no processo de construção da trama e dos personagens, e mostra que já é hora de olhar para o passado recente e buscar compreendê-lo.
    29m  Publicação: 31/07/2024
  • Reconhecida como uma das mais brilhantes escritoras brasileiras da atualidade, a carioca Adriana Lisboa vem ao Trilha de Letras falar sobre seu livro mais recente, “Os grandes carnívoros”, lançado pela editora Alfaguara. Na trama, Adelaide é uma ativista pelos direitos dos animais que é presa após uma ação extrema de protesto, nos Estados Unidos. Ao ser libertada, volta ao Brasil e se isola em uma pequena cidade do interior, onde acaba se envolvendo com a família que aluga sua casa para a protagonista morar. A partir daí, a narrativa intercala opostos de fragilidade e violência, incertezas e a brutalidade das relações humanas.
    28m  Publicação: 07/08/2024
  • O luto e a amizade entre duas mulheres é o fio condutor do livro “Não fossem as sílabas de sábado”, da premiada escritora Mariana Salomão Carrara. Habituada a escrever histórias femininas, a escritora e defensora pública cria uma trama cheia de delicadezas, vieses, dúvidas e receios, onde questões como maternidade, já tratada anteriormente pela autora, também se destacam. A prosa de Mariana jorra, sem considerar pontos e vírgulas, quase com o fluxo do pensamento, de tal forma que encontra imediata identificação com o público feminino.
    28m  Publicação: 14/08/2024
  • O Trilha de Letras desta semana recebe o teólogo, escritor e professor Leonardo Boff. O autor vem ao programa falar sobre a ecoteologia da libertação, teoria que atualiza os conceitos teológicos criados na América Latina na década de 1960. A teologia da libertação teve grande destaque nas décadas de 60 e 70 ao promover o encontro entre a fé cristã e a justiça social, reforçando o papel da igreja católica em relação aos pobres e oprimidos, especialmente aqueles atingidos pela exploração capitalista e imperialista. Segundo Boff, atualmente, é o planeta Terra e o meio ambiente, explorados em excesso e próximos do colapso, que merecem a atenção dos povos e da fé cristã.
    29m  Publicação: 21/08/2024
  • O ator, diretor, dramaturgo, cineasta e artista plástico, além de escritor, Rodrigo França é o convidado da semana do programa Trilha de Letras. Ele fala sobre seu novo livro infantil, O menino e sua árvore, que fala aos pequenos sobre temas como ancestralidade, racismo e meio ambiente, na esteira de seu livro anterior, o pequeno príncipe preto, escrito a partir da bem-sucedida peça teatral de mesmo nome. Ele ainda fala sobre infância e os desafios de ser negro e viver de arte.
    28m  Publicação: 28/08/2024
  • Um dos novos e elogiados nomes na nova era de poetas, a carioca Bruna Mitrano é a entrevistada do programa Trilha de Letras desta semana. E na conversa com Eliana Alves Cruz, ela fala sobre a atual “cara” da poesia brasileira: feminina, jovem, bem-sucedida nas redes sociais e falando sobre questões tão pessoais quanto coletivas. Mas Bruna tem também outros diferenciais: nascida e criada em uma periferia do Rio de Janeiro, que só ganha destaque na imprensa por casos de violência, ela traz essa brutalidade de um cotidiano duro e cruel para seus escritos com a mesma naturalidade com que fala sobre o que “Ninguém quis ver”, nome de seu livro mais recente. Pelas palavras de Bruna, não há como deixar de ver.
    28m  Publicação: 04/09/2024

Temporada 1

Informações O Trilha de Letras é um programa que associa literatura e informação, com entrevistas conduzidas por Raphael Montes, escritor de romances policiais. A cada episódio um tema norteia o debate do apresentador com os convidados.
  • Raphael Montes convida a professora, pesquisadora, escritora e crítica literária Heloisa Buarque de Hollanda para falar sobre o que é Literatura Marginal.
    26m  Publicação: 31/05/2019
  • o Trilha de Letras se debruça sobre os linchamentos virtuais com a psicóloga, psicanalista, filósofa e escritora Viviane Mosé.
    26m  Publicação: 31/05/2019
  • Raphael Montes, em companhia da jornalista Katy Navarro, recebe o escritor e jornalista Sérgio Rodrigues.
    26m  Publicação: 31/05/2019
  • O Trilha de Letras fala sobre a crônica e o cronista, aquele que faz dos dramas cotidianos a sua literatura. E, para tratar do assunto, convidamos o cronista, escritor e jornalista Marcelo Moutinho.
    25m  Publicação: 31/05/2019
  • Raphael Montes recebe o escritor Marcelino Freire.
    26m  Publicação: 31/05/2019
  • O assunto desta edição do Trilha de Letras é poesia. E quem estará com a gente no estúdio é a atriz, cantora e poeta Elisa Lucinda.
    25m  Publicação: 31/05/2019
  • Trilha de Letras é dedicado a um dos maiores gênios da literatura brasileira e por que não, do mundo: Machado de Assis. Convidado dessa edição é o escritor e crítico literário Silviano Santiago, especialista na obra do bruxo do Cosme Velho.
    26m  Publicação: 31/05/2019

Temporada 2

Informações O Trilha de Letras é um programa que associa literatura e informação, com entrevistas conduzidas por Raphael Montes, escritor de romances policiais. A cada episódio um tema norteia o debate do apresentador com os convidados.